Óleo vazando no motor pode assustar os motoristas, porém o problema pode ser muito mais fácil e simples de se resolver do que aparenta.
Geralmente, o motivo principal para acontecer um vazamento de óleo é um problema no retentor do virabrequim, que é uma pequena peça encaixada diretamente no motor do veículo.
A simples troca desta peça pode solucionar o problema que antes parecia que seria uma grande dor de cabeça, além de custoso para o motorista.
São informações como essa que podem te tirar a preocupação no momento em que for levar o seu carro ou moto no mecânico para verificar o problema, além de evitar que o profissional tente te convencer que é necessário trocar uma quantidade maior de peças que seu veículo precise realmente para o ajuste de tal problema.
O retentor de válvula é uma pequena peça composta por borracha e ]metal, que tem como a sua principal função a vedação e retenção de óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluído, além de não permitir que impurezas como terra, poeira, entre outras, entrem na parte de dentro do motor do veículo. Essas pequenas peças vão encaixadas em eixos rotativos
Não existe uma regra de quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção do retentor de virabrequim, de forma a programar a manutenção especificamente para esta peça.
Para a verificação de seu estado e se necessita de troca ou manutenção é necessária uma observação visual e tátil, ou seja, não basta uma simples inspeção superficial apenas observando a peça.
Principalmente por estes motivos citados, é de extrema importância que você esteja sempre atento aos retentores, já que devemos levar em conta que eles não tem um prazo de validade estipulado ou pré programado, podendo apresentar defeitos a qualquer momento.
Mas, atenção, sempre verifique por sinais de vazamento de oleo no retentor do virabrequim, e neste caso, procure a origem dele, e leve o seu carro ou moto para a troca da peça problemática no seu mecânico automotivo de confiança.
No caso do vazamento acontecer no retentor de válvula, que fica na haste da válvula, o óleo que irá vazar não será visível, pois ele o fará para dentro da câmara de combustão do motor, no caso dele não estar em condições ideais de uso.
Para identificar este problema, você precisará observar o veículo durante a sua primeira partida do dia inteiro. No caso de sair fumaça branca pelo escapamento, fique atento pois é um sinal de que este retentor de moto pode estar demonstrando desgastes, e como consequência disso, o motor está queimando óleo juntamente com o combustível.
Em uma manutenção mal feita, onde a troca dos retentores de moto não foi realizada quando necessário, poderá ocasionar em maiores danos a outras peças do seu veículo com o passar do tempo, já que além do vazamento, que seria a primeira consequência aparente, este retentor que não está em bom estado de uso, poderá ocasionar problemas como por exemplo:
Por esse motivo, é de extrema importância ficar atento a essa peça tão pequena, mas tão importante para o bom funcionamento do veículo, que possui fácil manutenção, mas em hipótese alguma deve ser deixada de lado, pois pode ocasionar numa série de problemas como citados anteriores, ou até mesmos problemas mais graves ainda.
O motor de um veículo possui um retentor de moto valor, podendo ter até mais, e está posicionado comumente acima da junta do cárter.
Os retentores não são peças padronizadas, ou seja, que são iguais para todos os veículos, por isso, para saber qual é a peça que você deve comprar para a sua moto, consulte sempre a tabela de retentores para motos para evitar que seja comprada a peça errada, levando a um pequeno prejuízo.
Problemas no automóvel que parecem grandes podem ser pequenos, porém, se demorar para leva-lo à manutenção, isso poderá causar uma grande dor de cabeça no futuro.