Ter um carro é mais do que um sonho, faz parte da personalidade de quem tem paixão por dirigir e deixar em dia a vistoria veicular. Assim, desde o tipo de carro, até mesmo a cor do veículo, corresponde ao que aquela pessoa é.
Para que esse sonho não vire pesadelo, é necessário atentar-se para alguns procedimentos burocráticos e mecânicos, para que que você não perca negócios.
Quando nos referimos a isso, estamos dizendo em relação a carros usados e semi novos que, por vezes, não são encontrados na concessionária, ou estão um pouco mais baratos que lá.
Portanto, para que se saiba a procedência do carro, se a documentação está correta, é preciso fazer uma solicitação de vistoria veicular cautelar.
Esse texto vem no sentido de explicar o que é a vistoria veicular cautelar e qual sua importância no processo de compra de um automóvel ou de uma motocicleta, e vamos falar sobre alguns cuidados técnicos que podem ser apontados pela vistoria.
A vistoria veicular nada mais é que uma análise feita por profissionais qualificados, a fim de atestar como a estrutura do carro e sua documentação se encontra no momento da compra.
Isso é de suma importância para que o novo proprietário não venha gastar mais dinheiro em loja de autopeças ou na compra de novos acessórios.
De primeiro momento, a avaliação da vistoria é feita como um levantamento de todos os tipos de identificação que um veículo pode ter, para levantar os seguintes dados:
Também É VERIFICADO se houve recall por parte da montadora. Caso o veículo passe por todos esses testes, é emitido um laudo, conhecido como laudo de vistoria veicular.
Esse laudo tem três tipos de sinalizações: aprovado, aprovado com ressalvas e reprovado. Na segunda opção o carro deverá passar por manutenção onde estiver em deficiência, que pode ser tanto no compressor do ar condicionado do celta como nos pneus ou no motor.
Há muitos motivos para fazer a vistoria cautelar, a primeira delas é que traz para o proprietário uma segurança quanto ao negócio que ele está fechando, e a que tipo de máquina que ele está recorrendo.
Já a segunda vantagem é que se for fazer a revenda, o laudo pode ser apresentado junto ao novo comprador, tranquilizando o outro quanto ao negócio.
A vistoria veicular pode apontar a necessidade de reparos na lataria do carro, principalmente, referindo-se a pequenos amassados ou ranhuras na pintura. Esse procedimento pode ser efetuado por meio de funilaria e pintura martelinho de ouro.
Esse procedimento é rápido e efetuado com algumas ferramentas. Além de rápido é bastante prático podendo ser efetuado na maioria dos casos em até uma hora.
Existem algumas ferramentas que auxiliam no serviço de martelinho de ouro como:
Ela auxilia no polimento antes de iniciar o reparo da peça especificamente. Também ajuda na preparação do revestimento da lataria.
O soprador térmico tem a função de soprar ar quente sobre a lataria, a fim de que a lataria fique mais maleável para o molde e o reparo da peça.
A ventosa é usada para fazer o levantamento da lataria, auxiliando o processo de manutenção.
A higienização automotiva é uma parte importante para que seu carro tenha uma durabilidade maior. É por isso que existe diversos tipos de higienização, e tem uma modalidade que vem chamando a atenção dos motoristas que é a limpeza automotiva a seco.
Esse tipo de limpeza não é feito com jatos de água sobre o carro, mas sim, com toalhas específicas e um produto próprio para a limpeza a seco.
Esse produto faz com que o atrito da lataria diminua e então não arranhe o veículo. Existem diversos tipos de produtos para lavagem a seco, e todas eles devem ser usados por profissionais. São eles:
Todo o procedimento de lavagem a seco dura em torno de 40 minutos.
Assim, desde a vistoria até a lavagem a seco, fazem parte de um conjunto de ações que visam que o veículo adquirido tenha segurança, higiene e, caso for preciso, efetuar a revenda com um preço razoavelmente justo.