Ter um automóvel é o sonho de muitas pessoas, afinal, os carros facilitam muito a rotina do dia a dia, oferecendo mais comodidade no transporte.
Mas, não basta somente comprar o veículo: é preciso ter habilitação para dirigir, além de estar em dia com todas as documentações, como forma de cumprir corretamente todas as disposições previstas em lei.
A carteira de habilitação é o primeiro documento a se ter em mãos. Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou popularmente falando, a carteira de motorista, o indivíduo precisa ter 18 anos completos, saber ler e escrever, portar RG e CPF.
Com todos esses elementos, é preciso fazer o registro no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do município. Ao concluir o cadastro, o candidato irá receber autorização para realizar exames psicotécnicos e médicos, como parte da obrigatoriedade para adquirir a CNH.
Após a liberação e aprovação nos exames, o candidato deve se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Para isso, ele pode procurar uma autoescola devidamente credenciada no DETRAN, que indicará os CFCs mais adequados. No Centro, o aluno deverá fazer, no mínimo, 45 horas de aulas teóricas.
Posteriormente, o candidato inicia as aulas práticas junto à autoescola. Atualmente, antes de ir para às ruas, o aluno deve passar pelos simuladores, que reproduz situações cotidianas em vias públicas, com vivência em ambientes similares ao real.
Em alguns estados, determina-se que as aulas no simulador ocorram após a emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Por isso, é importante verificar as determinações de cada localidade.
A CNH é dividida por categorias e, dependendo do tipo de condução, é preciso estar habilitado em uma categoria específica. São elas:
Depois das aulas teóricas e práticas, o candidato realiza exames e, somente com a aprovação, ele pode adquirir a carteira de motorista. A primeira CNH é provisória e, somente após 1 ano e sem o registro de infrações graves, o indivíduo recebe o documento permanente.
É importante salientar que a carteira precisa ser renovada de tempos em tempos. A renovação CNH é, geralmente, solicitada de 5 em 5 anos, para condutores com menos de 65 anos. Acima desta idade, o período é de três em três anos, ou conforme deliberação do DETRAN, de acordo com os resultados dos exames médicos.
Vale dizer que, caso o motorista se mude de cidade, fora do local onde a carteira está registrada, é necessário realizar a transferência CNH intermunicipal. Para isso, é preciso ir até o DETRAN e realizar a solicitação. Todas as documentações do condutor precisam estar em dia para a transferência.
Mais do que a atenção com os documentos do carro, os condutores precisam ser orientados quanto aos procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos. Muitas vezes, a falta de cuidados pode acarretar em falhas nos componentes dos carros e, como consequência, gerar acidentes.
Além disso, a limpeza dos veículos é uma boa forma de ter um automóvel sempre novo, confortável e cômodo, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Por isso, recomenda-se realizar a higienização de tapetes periodicamente, pois esses acessórios sujam com facilidade.
A limpeza de carpetes deve ser feita com o uso de produtos especiais, que não irão danificar os tapetes. Em caso de dúvidas, o melhor é contratar uma empresa especializada no procedimento, que possui todos os itens necessários para retirada de sujidades, sem acúmulo de umidade no acessório, com a limpeza a seco.
O serviço também é válido para outras partes do carro, como a lavagem a seco de estofados. O processo é feito pela aplicação de solventes e aspiradores, ao invés de jogar água diretamente sobre o local. A limpeza a seco é muito mais eficiente, sendo possível remover pó, manchas e entre outros tipos de sujeira.
Finalmente, os carros podem ser incrementados com outros acessórios, dependendo do gosto do proprietário. A central multimídia android auto é um desses componentes diferenciados. pois oferece a possibilidade de conexão com celular, para ouvir músicas e assistir vídeos, de modo integrado.