Um órgão conhecido por exercer função administrativa e fiscalizar o trânsito de veículos, o DETRAN, ainda é responsável pela formação de seus condutores.
A instituição pública desenvolve essas atividades tendo, como foco, a ordem nas vias públicas, enquanto garante a segurança dos motoristas de automóveis assim como dos pedestres.
Para que sejam cumpridas todas as normas, a fiscalização é constante. Caso haja infração, o condutor pode ser punido de algumas formas:
Multa;
Apreensão do veículo;
Apreensão de CNH;
Entre outros.
O DETRAN pode realizar o licenciamento de veículos, seu registro, instalação e selagem de placas, etc. São diversos serviços promovidos pelo órgão e, alguns deles, são pouco conhecidos ou a maioria das pessoas não conhece a fundo suas funções.
Essa habilitação permite que o motorista dirija todos os veículos das categorias B e C, além de veículos de passageiros sem reboque com lotação maior que oito pessoas.
Contudo, não autoriza a direção de motos, triciclos e veículos cujo reboque ultrapasse os 6.000kg de PBT ou ainda que possam reboque com lotação maior que oito pessoas.
A categoria d é destinada aos condutores de veículos automotores e elétricos de passageiros. Por isso, estão listados ônibus não articulado, van, micro-ônibus e transporte escolar.
Para se encaixar nessa categoria é necessário, antes de qualquer coisa, apresentar a documentação necessária, além de pagar algumas taxas.
Também é fundamental fazer o exame de aptidão física e mental e, para quem tem interesse em realizar atividade remunerada, será incluso a avaliação psicológica.
Para quem pretende mudar de categoria, a Aula de direção categoria d é indispensável. Com esse objetivo, é preciso frequentar o centro de formação para um curso prático de 15 horas/aula.
É importante também destacar que algumas exigências são feitas: o candidato precisa ter, no mínimo, 21 anos; já estar habilitado por mais de um ano na categoria C ou dois na categoria B; não pode ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem mesmo ser reincidente em multa por falta média nos doze meses que antecederam a solicitação.
Há muitos casos de pessoas que tiram a carteira, mas que, mesmo depois das aulas práticas, descobre que tem medo de dirigir sozinha. Afinal, sem instrutor, em ruas movimentadas, pode ser uma experiência muito diferente.
Com o objetivo de sanar essa discrepância, existe o treinamento para habilitados.
O ideal é que o aluno busque uma escolha em que se sinta à vontade e, principalmente, que possua profissionais qualificados para lidar com cada caso individualmente.
No entanto, é preciso estar atento.
Há casos nos quais o próprio órgão apresenta iniciativas de aulas com esse propósito. No geral, o único pré-requisito é possuir a Carteira Nacional de Habilitação.
É possível, ainda, encontrar um Centro de treinamento para habilitados que possua acompanhamento psicológico paralelo às aulas.
É um artifício que potencializa o resultado e garante uma segurança mais efetiva para o condutor. Isso ajuda a identificar as principais barreiras do indivíduo, além do profissional acompanhar a evolução de perto.
A vistoria do DETRAN tem, por objetivo, a intenção de verificar se o carro está apto a circular.
Ou seja, a vistoria veicular é uma exigência da legislação de trânsito brasileira, embora seja realmente obrigatória apenas em algumas situações específicas.
Para quem deseja comprar ou vender um carro usado ou pretende mudar de município, a ação se torna compulsória.
Além desses casos, caso o motorista precise regularizar, por outros inúmeros motivos, a documentação do carro, ela também é primordial.
No geral, ela serve para avaliar as condições de circulação de um veículo, a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatório e ainda tem o papel de testar a autenticidade da identidade e das documentações do proprietário.
Além disso, tem a função de confirmar a legitimidade da propriedade e conferir se as características originais do veículo foram alteradas ou se estão devidamente regularizadas.
Ao final do processo, é fornecido o Laudo cautelar detran que será responsável por classificar o veículo como aprovado.
Caso esteja em um estado adequado; aprovado com ressalvas, nos casos nos quais há a necessidade de manutenções; e reprovado, quando o carro possui falhas graves.
O DETRAN é um órgão que se estabeleceu como uma importante presença no dia a dia do brasileiro.
Seja através de regulamentações ou da fiscalização diária, ele auxilia na ordem do trânsito de veículos no país, além de oferecer diversos outros serviços em sua cartilha.