Está em dúvidas sobre como escolher o seu primeiro carro? Caso você seja um novato, porque acabou de tirar a carteira de motorista, e tenha a oportunidade de comprar seu automóvel, muitas dúvidas surgem no decorrer desse processo.
Talvez você queira comprar carros modernos, que avisam quando você precisa frear e até mesmo conseguem mantê-lo em uma pista automaticamente. Mas como saber se isso cabe no seu orçamento?
Por isso, confira o que você deve levar em consideração ao escolher o veículo certo para você.
Lembre-se que você precisará ter toda a documentação da sua habilitação em ordem e um cfc em diadema e outras regiões pode ajudar nesse sentido.
Você precisará de dinheiro para o seguro, para o registro, para a vistoria veicular e orçamento extra para reparos gerais e manutenção, como pneus, óleo etc.
Adicione a essa conta a gasolina ou álcool para rodar. Se você estiver fazendo 200km por semana, é provável que você use 20 litros de combustível e provavelmente terá uma média de 10 litros por 100Km em um carro usado (dependendo do seu estilo de condução e de onde você precisa dirigir).
Agora você sabe o quanto precisará gastar por ano para rodar com seu carro, novo ou usado, você pode descobrir quanto você pode gastar no próprio veículo.
Como o preço do combustível é variável, você pode levar isso em consideração nos cálculos. Se você está considerando um carro que faz 7L/100km contra um carro que faz 9L/100km de gasolina, então essa seria a matemática, supondo que você esteja fazendo 10.000km por ano.
Faça as contas e veja se seu orçamento permite esses gastos, considerando o carro mais econômico.
Lembre-se que não é uma boa ideia se endividar. Você precisa, portanto, encontrar um equilíbrio entre conseguir um carro seguro e confiável que não precise ser consertado constantemente e não se sobrecarregar com pagamentos financeiros.
Se possível, peça emprestado de algum lugar que não seja uma empresa financeira para evitar pagar as enormes taxas de juros. Calcule seu orçamento total e considere isso como um preço acessível. Ou seja, você vai se afastar de qualquer negócio que seja muito oneroso.
Lembre-se também de negociar o preço do veículo. Alguns proprietários ou concessionárias são mais negociáveis que outras. Caso você não consiga fechar negócio por esses motivos, pense em comprar uma moto.
As contas são as mesmas, incluindo o licenciamento de moto, e você poderá chegar à conclusão que andar sobre duas rodas pode ser mais econômico do que o carro, mas tudo dependerá das suas necessidades.
Considere o que você realmente vai usar no seu carro. Se você tocar bateria em uma banda, provavelmente vai querer um carro que possa transportá-la.
Se você levar um equipamento valioso, certifique-se de obter um carro que tenha alarme. Gosta de surfar? Você precisará de uma station wagon, ou um bagageiro, e possivelmente um carro com tração nas quatro rodas.
Então, considere onde você estará dirigindo e qual é o seu estilo de vida. Na cidade, um carro maior pode ser mais difícil de estacionar. Na área rural, você pode precisar de um carro com tração nas quatro rodas.
Como você é um novo piloto, que acabou de tirar a habilitação, é importante cuidar da segurança de modo redobrado, por isso não especifique os recursos de segurança. Tente adquirir um carro que tenha o máximo de airbags possível.
Tenha, então, as seguintes perguntas em mente ao pensar em comprar seu primeiro carro:
Carros menores têm a melhor economia de combustível e a experiência de condução mais prática na cidade. No entanto, se todos os seus amigos forem altos, talvez seja difícil dar-lhes carona com conforto.
Carros com tração nas quatro rodas são extremamente resistentes para o seu propósito. No entanto, tendem a custar mais em manutenção do que um veículo com tração nas duas rodas; e você pode esperar que os pneus também sejam mais caros.
Você precisa testar o carro por pelo menos meia hora para ter uma ideia sólida de como é seu futuro automóvel. Isso também dá tempo para o motor para aquecer e mostrar o seu potencial.
Verifique todos as funções dos recursos do carro e não espere que um carro usado e realmente barato tenha tudo funcionando, portanto, certifique-se de todos os detalhes antes de fechar negócio.
Por fim, se você está comprando de um particular, cheque o histórico do veículo para se certificar de que não tenha multas nem pendências, além do laudo de pericia veicular. Bons negócios!