Quem é motorista, sabe que frequentemente o veículo precisará passar por serviços de manutenção e até mesmo por alguns que se assemelham a uma verdadeira reforma para se manter em funcionamento adequado.
Então, conheça alguns dos serviços que garantem o prolongamento da vida útil do seu veículo:
A funilaria é basicamente o conserto de peças da lataria automotivas em caso de defeitos. O serviço é feito pelo funileiro, que conserta a peça utilizando ferramentas específicas para este fim.
Em alguns casos, essa correção não é possível, dependendo do estado de dano que a peça apresenta, sendo necessária a troca, que também pode ser feita por este profissional.
Esse serviço pode ser realizado em Funilarias express, que consistem em uma alternativa mais rápida aos serviços oferecidos em funilarias tradicionais, fazendo reparos de forma mais ágil, mantendo a eficiência e qualidade do trabalho.
Além da diminuição do tempo que o carro fica parado no serviço, também é possível fazer uma boa economia. É possível economizar até 40% do valor cobrado em oficinas tradicionais.
A agilidade no serviço está ligada a fato de que o trabalho é feito sem desmontar a lataria do veículo, é tudo feito por fora, sem perder a qualidade.
Um profissional habilitado é capaz de reparar os danos em algumas horas de forma a deixar o veículo como novo. Quando é preciso reparar a lataria, geralmente uma pintura será necessária também, sendo dois serviços comumente associados: funilaria e pintura.
Mesmo que o carro esteja sem defeitos e não precise dos serviços de funilaria, com o passar do tempo, há um desgaste natural da pintura e será preciso refazê-la. As opções de cores são muitas e também é possível optar por diferentes tipos de tinta que podem ser metálicas, sólidas e perolizadas.
Após o processo de pintura existem alguns cuidados para aumentar a longevidade deste serviço, fazendo com que não seja necessário refazê-lo com muita rapidez. Um desses serviços é o polimento, que visa reativar o brilho da pintura, conforme ela é desgastada.
Outro serviço disponível no mercado automotivo é a cristalização, que é basicamente a aplicação de um material impermeável protetor que torna o desgaste da pintura mais lento devido à essa proteção.
Caso você precise fazer o registro, quando adquire o veículo, ou a transferência, em caso de venda, por exemplo, será necessário apresentar o número do chassi no órgão de trânsito.
Para ter o número em mãos, será necessário fazer o decalque de chassi, que nada mais é do que um processo para ter acesso ao número que fica gravado na lataria do carro, próximo ao banco do passageiro.
Esse número pode ser acessado de maneira manual, encostando o papel ao relevo do número e fazendo a pintura à lápis, de modo que o número seja demarcado no papel.
Caso o número não seja alcançável manualmente será necessário fazer o procedimento por meio de um laudo fotográfico junto à empresas de vistoria.
O emplacamento do carro é um serviço essencial para que ele possa circular pelas ruas de maneira legal, já que trata-se do registro junto aos órgãos de trânsito da cidade. É absolutamente proibido por lei andar sem placa.
Para fazer o procedimento é preciso ter em mãos documentos como:
CNH;
Nota fiscal do veículo;
Decalque do número do chassi;
Comprovante de residência.
Após apresentação da documentação no órgão regulador, será necessário pagar uma taxa. Após esse pagamento, será disponibilizada a placa.
É preciso pagar também os impostos básicos do veículo, como o IPVA e o seguro. O procedimento pode ser feito por conta própria, mas o motorista também pode contar com o auxílio de um despachante profissional.
Em alguns casos, como em batidas ou defeitos graves, a troca de peças é inevitável. As peças mitsubishi devem ser adquiridas junto ao próprio fabricante do veículo para garantir sua autenticidade ou em revendedoras autorizadas.
Um ponto para ter atenção é que as peças devem ser trocadas apenas quando realmente houver essa necessidade. É bastante comum encontrar mecânicos que recomendam a troca de peças quando uma boa manutenção poderia resolver o problema.
Essa manutenção pode ser preventiva, evitando problemas futuros ou corretiva, no momento que algum item apresenta avarias. Quando houver realmente necessidade de trocas de peças mitsubishi l200 é preciso escolher um bom serviço para garantir a qualidade da troca.
A manutenção constante do veículo é uma necessidade para mantê-lo funcionando adequadamente, por isso, uma gama de serviços podem ser realizados a fim de manter sua vida útil.