Se você tem um carro, com certeza já se viu procurando uma sombra para estacionar em dias quentes, certo?
Ainda mais no Brasil, essa é a realidade de muitas pessoas. Então, como isso não pode ser evitado e você não pode depender daquela árvore muito bem posicionada sempre, existe a borracha de vedação automotiva.
Se você tem interesse, nós vamos te explicar isso melhor em dois tópicos.
Talvez você até já tenha visto carros vedados nas ruas, mas não conhecia o motivo, ou até pensou ser somente por razões de estética. Mas a vedação automotiva tem mais serventia do que a beleza.
Em abril de 2018, o Brasil tinha aproximadamente 53 milhões de carros, sendo que uma vez dentro do país, a maioria desses veículos pode sofrer com alterações climáticas, ainda mais em casos de pessoas que usam muito seus carros.
Isso porque além de aquecer, ou resfriar o interior do carro, esse tipo de alteração pode prejudicar a estrutura do carro ao longo do tempo.
Se você usa seu carro com frequência, ou em razões esporádicas, com certeza já passou por situações complicadas referente a temperatura de seu veículo.
Imagine ainda, para quem trabalha com o carro, como é o caso de diversos motoristas de Uber, 99 ou táxi. A viagem do passageiro pode ser muito desconfortável se o carro estiver com aquele “bafo” quente da rua.
Por isso a borracha de vedação saiu das grandes empresas, e passou a ser aplicada em veículos.
A manta de borracha veicular pode ser utilizada tanto como isolamento térmico, como isolamento acústico, o que significa que ela impede que tanto temperaturas externas, como barulhos adentrem o ambiente do carro.
Além disso, existem revestimentos para cilindros, e outras áreas específicas de carro; Como também existe para indústria, o lençol de borracha com diferentes áreas de aplicação. Para conhecer mais, veja o próximo tópico.
A vedação era mais utilizada em grandes empresas, com a intenção de reter calor, isso porque pode ser feito um revestimento de cilindros com borracha, o que possibilita o transporte de materiais quentes com maior segurança.
Mas a utilidade dessa técnica tomou grandes proporções e hoje já pode ser encontrada em diversas áreas.
Conheça alguns locais de aplicação
No caso dos carros, as funções são as citadas, isolamento acústico e térmico. Mas não se esqueça de analisar o custo x benefício desse tipo de aplicação no seu carro, já que a manta de borracha veicular aumenta o peso do veículo.
Então, uma opção pode ser o locais de maior aquecimento e entrada de som, e aplicar somente nessa região, o revestimento a borracha de vedação.
Ainda nos carros, uma opção de local para vedação é o escapamento, que pode ter a vedação realizada direto na peça, e vai auxiliar no barulho e corrosão dela.
E caso o valor te preocupe, hoje já existem mantas feitas de uma combinação de feltro e outros materiais, que também ajudam no isolamento do carro, com menor custo e serviço mediano.
Já a manta de borracha nitrílica é boa para aplicações nas áreas com circulação de materiais como petróleo e combustíveis no geral, pois melhoram a resistência a abrasão dos locais por onde esse tipo de produto passa.
No revestimento de borracha em cilindros, seja do carro ou em empresas, a ideia é exatamente evitar o superaquecimento, e proteção das peças dessas máquinas.
No caso das estufas industriais, a manta de borracha tem a função de manter a temperatura estável e conservar o ambiente adequado para os processos internos.
Já no solo, as aplicações são feitas não só com a intenção de isolar temperatura e som, mas também de proteção contra infiltrações, já que a borracha auxilia na barragem de líquidos até a estrutura do chão.
Você sabe agora que a vedação de borracha não limita-se somente a carros, e pode começar a pesquisar as melhores opções para você e seu veículo.
Então não tenha receio de fazer a vedação de borracha em seu carro, as aplicações industriais só confirmam a eficácia desse processo, mesmo em situações mais críticas.