Com o passar do tempo, esquecemo-nos de ter o devido cuidado com a estética do nosso carro, é comum que a pintura se torne opaca, cheia de manchas e riscos, etc.
Um dos principais agentes de corrosão da pintura é o sol, mas seivas de árvores, sujeiras de pássaros e as lavagens com solventes, assim como batidas e arranhões em outros carros ou paredes também estragam a lataria.
Existem diversas “receitas” que circulam na internet para remediar esse efeito, há quem indique, por exemplo: esfregar limão em manchas de cimento e querosene, piche ou fuligem, e fazer um polimento para dar o arremate.
Nenhuma dessas soluções caseiras é recomendável. O procedimento correto é lavar a área usando apenas água e um sabão adequado para o carro, que é menos agressivo.
É importante que o dono do carro aja o mais rápido possível, pois as chances de remover a mancha diminuem com o tempo.
A maioria dos donos de automóveis não sabe a diferença entre um risco superficial e um profundo, e às vezes fazem uma pintura total do carro, onde só era preciso fazer um polimento profissional.
Por sorte, a maioria dos arranhões, em fases iniciais, pode ser reparada em casa com poucas ferramentas e pouca experiência no assunto, e é possível que você não precise de um profissional.
Se o proprietário deixar que essa mancha se prolongue por mais tempo pode provocar uma descamação no verniz, podendo ocorrer futuras oxidações e assim enferrujar – mesmo uma mínima descamação gerada por um arranhão pode causar problemas sérios, caso não seja tratada de forma adequada.
– Os pequenos arranhões são mais fáceis de reparar, são considerados pequenos os que têm menos de 20cm;
– O procedimento deve ser feito na sombra e a lataria do seu carro deve estar fria;
– Limpe a área ao redor do arranhão antes de começar a pintura, é preciso limpar bem o local, pois se pintar por cima da sujeira você pode prejudicar o resultado final, além de aumentar as chances da tinta sair novamente. Jogue água, lave com sabão neutro e deixe-o secar;
– Quando a lataria estiver completamente seca, tire a tampa da caneta e, de uma maneira uniforme, preencha o arranhão do começo ao fim. É preciso pressionar algumas canetas para liberar a tinta, (leia o manual antes de usar). Lembre-se a cor da tinta da caneta deve ser igual ao resto da lataria do carro. Enfim deixe secar;
– Não passe panos de estopa após a aplicação da tinta;
– Espere o carro secar antes de lavar. Algumas tintas demoram mais que outras; leia as instruções do rótulo e siga-as à risca. Quando a tinta estiver completamente seca, lave o carro e aplique uma camada de cera na lataria (cuidado, pois o enceramento em excesso pode ser prejudicial);
– Para tratar as descamações e arranhões grandes na pintura é preciso contatar uma empresa de pintura automotiva, a maioria dos casos de batidas e arranhões ou descamação devem passar pelo serviço de funilaria e pintura;
Dependendo do tamanho do arranhão, é inevitável refazer toda a peça. Nessa situação, o ideal é procurar por uma oficina com laboratório de tinta, colorista, cabine climatizada de pintura, tratamento de ar e pó.
Em casos onde a tinta do seu carro e o polimento parecem não ter soluções caseiras, somente um profissional qualificado pode recuperar o brilho e a tonalidade de seus automóveis.
Considere aquele que utiliza um compressor de pintura moderno, como airless pintura, que além de ser mais rápido faz com que a tinta seja distribuída perfeitamente, não apresentando aquela camada grossa encontrada em pinturas caseiras automobilísticas.
As tecnologias utilizadas fazem toda a diferença. Se o trabalho for de qualidade, é possível conseguir uma tonalidade bem semelhante à da peça original, mesmo se a pintura estiver desgastada.
Pesquise bem a oficina de pintura automotiva que você escolheu para levar seu carro, assim como os profissionais e os equipamentos que eles usam.
A melhor maneira de evitar problemas em sua pintura é manter o carro sempre limpo.
Os especialistas indicam lavá-los com elementos neutros, seja xampu, sabão e detergente, para, apenas, remover a sujeira. Além da lavagem contínua, é indicado protegê-los com cera.
Contudo a cera não pode ser abrasiva e nem com polidor. Dessa forma, você pode fazer a pintura do seu carro durar por um período muito maior.