Ter um automóvel é sinônimo de praticidade e facilidade na locomoção, mas nem só de utilidade se vive um automóvel. Ele se tornou uma peça bela e agradável, e por isso existem alguns procedimentos que permitem que o carro tenha a beleza que deve ter.
Um desses procedimentos acontece no lava carros ou também chamado lava rápido, e tem o nome de: polimento. O polimento é conhecido por ser uma técnica de proteção de pintura. Assim, eles ajudam a garantir a beleza do carro.
Existem alguns tipos de polimento e esse artigo trabalhará esses tipos além de explicar alguns tipos de lavagem de carros que ajudam na higienização bancos automotivos e outros.
Existem alguns tipos de polimento, são eles:
Cada tipo de polimento tem um objetivo e uma forma de aplicação diferenciada.
Esse tipo de enceramento, chamado de polimento automotivo manual, é o mais simples e também muito barato, e o bom é que ajuda na preservação da pintura.
A outra grande vantagem é que pode ser feito em casa, e bom para quem tem um tempo no fim de semana e quer dar um embelezamento no carro.
Os enceramentos não eliminam os riscos nem as manchas, porém dá brilho. São usados ceras automotivas profissionais.
O polimento simples é indicado para carros que possuem pequenas manchas, riscos leves e queimaduras de sol, ou então para peças que perderam o brilho.
Entretanto esse tipo de técnica pode ser usado apenas durante três vezes ao longo da vida útil do veículo.
É usado uma ferramenta chamada politriz, que é um disco leve de espuma, e eles ajudam na retirada de manchas e sujeiras mais difíceis
É uma técnica mais complexa de polimento e se divide em três fases: um corte onde a pintura é nivelada e são então retirados riscos e manchas.
Depois disso vem a etapa chamada refino, que retira os feitas na fase de corte e depois o lustro que dá brilho a pintura.
Também chamado de polimento automotivo cristalizado é conhecida por promover um espelhamento, e protege a pintura contra pequenas agressões. Pode ser feito semestralmente nos carros.
As etapas desse tipo de polimento é a lavagem, depois é feito o lixamento fino e o polimento, e depois então é aplicado a resina ou cera. E depois é passado uma cera pra impermeabilizar.
Manter o carro sempre limpo e também bastante conservado pode ser um grande desafio, principalmente por conta da correria do dia a dia a limpeza fica pra depois.
Mas, há alguns tipos de lavagem que são extremamente importantes e que podem ajudar o seu carro a ter uma ótima conservação. Existem alguns tipos de lavagem de carros como:
Esse tipo de lavagem não utiliza a água o que garante a economia de recursos naturais.
Essa lavagem é feita com alguns produtos e funcionam como uma espécie de cera que então cria uma película protetora que possui um brilho e conserva a tinta por um tempo maior.
Essa lavagem é a mais comum, e o mais interessante desse tipo de lavagem com água é que ela pode ser feita com produtos encontrados em mercado.
É usado então a mangueira, porém, pode causar um custo bastante de água. Um fato que pode diminuir esse tipo de custo é lavar o carro com baldes, assim economizando água.
Esse tipo de lavagem é usado em pinturas e também em interiores, e que precisam a higienização mais profunda. E podem ser usadas a cada seis meses.
Esse tipo de lavagem ajuda a recuperar o brilho da pintura, e ajuda a eliminação de fungos e bactérias que podem viver dentro do carro.
Esse tipo de higienização deve ser feita a cada 12 meses, e usam diversas técnicas para que o dono receba o carro como se fosse 0km.
Os carpetes, bancos, e forrações do teto são retirados e filtros são trocados por novos, e depois é feita toda a lavagem. Depois disso as peças são recolocadas e assim por diante.
Dessa forma, tanto a lavagem como o polimento é feito para que o carro seja embelezado e também fique preservado.