Procedimentos com seu automóvel

procedimentos

Procedimentos com seu automóvel

Ter um carro ou uma moto é o sonho e o desejo de muitas pessoas, entretanto, o que muito delas não aguardam é que podem ocorrer alguns problemas e, também, caso optem pela venda do usado, não sabe como proceder.

E é por isso que além de ser um objeto de desejo e um bem durável, um carro precisa de atenção e de conhecimento ainda que breve do motorista sobre alguns procedimentos.

Nesse sentido, principalmente em duas frentes, a que trata do reboque de moto (ou de carro) e os procedimentos para uma transferência veicular.

Esse artigo falará de alguns problemas que pode ocasionar o guincho e sobre o procedimento de transferência veicular.

Procedimentos de Laudo de transferência

O laudo de transferência é o documento final que atesta que um carro está em perfeitas condições para ser transferido para um outro dono.

O laudo só emitido para transferencia de veiculo valor depois de passar por uma vistoria e inspeção veicular que nada mais é que a análise estrutural e burocrática do veículo, seja carro ou moto.

Assim, analisa-se:

  • Número do chassi;
  • Número de moto;
  • Análise dos itens de segurança;
  • Verificação de documentos.

Se tudo estiver dentro dos parâmetros que a legislação determina, o motorista então recebe o laudo para transferência de veiculo.

Para que serve um laudo de transferência?

É um documento que tem como objetivo tornar os procedimentos de compra e venda de veículos mais justa, com mais transparência e credibilidade.

Assim, caso um carro que for vendido apresente problemas, o laudo consegue apontar quais os itens a serem regularizados, um exemplo é com os números de motor e chassi que podem acontecer de estarem divergentes com aqueles que são cadastrados nos órgãos oficiais.

De maneira geral, o laudo garante a segurança nas transações, dando ao vendedor e a pessoa que está recebendo o carro maior tranquilidade.

Quando que os procedimentos de vistoria do carro são necessários para o laudo?

Além dos procedimentos de laudo transferência veicular, a realização de inspeção e vistoria é dado para o licenciamento do veículo com mais de cinco anos de fabricação. Isso garante ao motorista que o carro esteja em boas condições de uso.

A vistoria também ocorre quando há alteração das característica originais do carro, mudança de categoria da carteira, ou quando há sinistros de seguros automotivos.

Isso evita fraudes nas características do veículo e que pode entrar em desacordo com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Assim, o laudo de transferência é importantíssimo para venda de carros e o valor de transferência de veículo varia de acordo com o estado. Também pode-se contratar uma empresa responsável por intermediar esses procedimentos.

O que pode necessitar do guincho do seu veículo?

Depois dos procedimentos burocráticos para transferência de veículos, o segundo problema mais comum que as pessoas não conseguem identificar são problemas estruturais no carro que podem necessitar do guincho.

O guincho é uma ferramenta de auto socorro, feito para tirar o veículo que sofreu alguma parada mecânica e não foi normalizada.

Há três tipos principais de problemas que aparecem no carro e que, antes de darem o máximo de seu problema, que é a parada total do carro, dão sinais de possível desgaste. São relacionados ao motor, câmbio e pneus.

Motor

Muitas pessoas não prestam atenção no painel do carro. E, por muitas vezes, não conseguem identificar o problema que o painel aponta.

Uma delas é observar a temperatura. Quando marca que está muito alta, é hora de deixar o motor esfriar e verificar o nível de água dentro do reservatório do equipamento.

Outro ponto é a perda de potência que pode ocasionar falha na direção, seja de carro ou carretinha para moto.

Isso pode ser causado por problemas na bomba de injeção, nos bicos injetores que podem estar entupidos e também uso de gasolina adulterada. Tendo esses problemas, é necessário atentar-se porque o carro pode parar ocasionando guincho.

Câmbio

O uso da marcha, geralmente, é tranquila, porém, se durante a troca aparecer ruídos e barulhos, algo está errado.

Geralmente, o motorista não aperta fundo o bastante para a troca, o que ocasiona o desgaste da caixa de câmbio.

Caso não seja alterado a forma que dirige ou então levar no mecânico, pode fazer o carro parar, ocasionado a necessidade do guincho.

Pneus

Os pneus são fundamentais para que o veículo se movimente, dessa forma, é preciso que eles estejam em boas condições. Se seu pneu estiver careca, compre outro e realize a troca, pois pode danificar seu veículo.

Assim, vimos que tanto a transferência quanto saber os problemas que podem ocasionar guincho podem ser evitados, para isso, é importante ler e se informar mais sobre esses procedimentos.