Por que existem componentes veiculares para carros específicos?
Localizado na parte frontal dos veículos, o radiador é o equipamento responsável por manter a estabilidade da temperatura do motor.
Esse componente veicular realiza a troca de calor entre o ar atmosférico e o líquido contido dentro desse equipamento.
Tal sistema é composto por uma série de tubos (que se assemelha a uma colmeia de abelhas) possibilitando a passagem de ar em sua estrutura.
Qual a importância do radiador?
Essa circulação do ar pelo sistema tem o objetivo principal de resfriar o líquido de arrefecimento: mistura de água e aditivo.
Enquanto a água é responsável pela refrigeração, o aditivo é fundamental para evitar a formação de bolhas de ar, para a proteção do sistema contra qualquer ação corrosiva e para a formação de uma película que não permitirá que a água, dentro do equipamento, entre em processo de congelamento.
O sistema de arrefecimento no Radiador santa fé e em outros demais veículos, funciona basicamente nessas etapas:
- Para evitar que o motor aqueça em excesso e prejudique o funcionamento do veículo como um todo, os radiadores realizam a troca de calor;
- Quando o veículo está em movimento, o líquido de arrefecimento é direcionado ao duto dianteiro do motor, em geral, pela ação das ventoinhas (dispositivo mecânico semelhante ao ventilador);
- Esse líquido passa por um sistema de mangueiras;
- Após esse sistema, o líquido de arrefecimento passa por uma bomba centrífuga promovida por uma correia ligada ao virabrequim;
- Depois o líquido é direcionado e passa pelo pistão do motor, onde ocorre o processo de resfriamento;
- Flui, então, para o radiador onde o calor é subtraído;
- Nesse momento, o ciclo dessas etapas se inicia novamente. Com a temperatura estável, há o bom funcionamento do motor.
O sistema de arrefecimento de todo automóvel é fechado e não admite variações. Se houver, é porque deve ter vazamento. A checagem periódica é, portanto, fundamental.
Outro componente veicular fundamental
A Pastilha de freio bosch, e as demais, são itens indispensáveis do sistema de frenagem de qualquer veículo, porque são as responsáveis por reduzir a velocidade ou parar o carro em segurança.
Essas pastilhas são capazes de frear o carro por estarem em contato direto com o disco de freio.
No freio a disco, esses discos são envolvidos com duas pastilhas e acompanham o movimento da roda.
Quando acionado, as pastilhas forçam os dois lados do disco de freio. Esse momento de fricção é o responsável pela desaceleração ou parada completa do veículo.
Um item automotivo tão importante e que preza pela segurança do condutor e dos passageiros deve, sempre passar por checagens, avaliações a fim de evitar manutenções ou para consertar imediatamente.
O tempo de vida útil do veículo está diretamente ligado à sua forma de uso – e não propriamente às instruções contidas no manual do veículo.
Se o carro é bastante utilizado e, além disso, transita por vias que demande o uso excessivo da frenagem como, por exemplo, engarrafamentos e cruzamentos e/ou que tenham muitos semáforos.
O principal indício de desgaste é o tempo maior que as pastilhas necessitam para frear o carro. Caso haja ruídos sempre que o freio é acionado, é sinal de que o desgaste chegou ao ponto de afetar e danificar o disco de freio.
Manter a pastilha de freio em boa condição aumenta a sua vida útil.
Dessa forma, as checagens e avaliação periódica do sistema automotivo de frenagem são importantes para o bom funcionamento, além da segurança das pessoas e de proteção ao veículo.
Trocando o sistema de combustível do seu veículo
O gás natural veicular (GNV) é uma fonte energética no estado gasoso e que pode ser encontrada em subsolos de rochas porosas, calcárias ou arenitos.
Gnv para spin e para os demais veículos, é uma forma alternativa de combustível que reduz a dependência de combustíveis obtidos através do petróleo, como a gasolina.
Além disso, o sistema GNV é uma fonte e forma menos agressiva ao meio ambiente: esse gás tem capacidade de reduzir em até 65% a sua emissão de gases poluentes (responsáveis pela intensificação diária do efeito estufa), principalmente em relação ao dióxido de carbono (principal poluidor).
A utilização desse combustível mantém uma evidente relação custo-benefício aos proprietários dos veículos.
Além de proporcionar economia financeira devido ao seu custo inferior (em relação à gasolina e ao álcool), apresenta um rendimento superior a estes dois combustíveis.