Ser proprietário de um automóvel também representa assumir cuidados e responsabilidades com a manutenção do automóvel. Além de procedimentos básicos de manutenção, como é a troca de óleo, pneus a depender de certa quilometragem.
Assim como os cuidados com a troca de outros elementos, como filtros de óleo e do ar-condicionado, por exemplo.
No entanto, existem outros serviços e ações que podem ser realizadas para tornar o veículo ainda mais bonito, sofisticado e protegido.
Um veículo pode passar por variados procedimentos, dentre eles, o de polimento e cristalização. Ao comprar um veículo esse procedimento já pode ser realizado, assim como ao longo dos anos, quando a pintura vai sofrendo desgastes por conta de fatores externos.
De modo geral, o polimento veicular é uma ação comum que pode ser feito de várias formas, desde mais simples até os procedimentos mais complexos.
Por exemplo, é possível realizar a higienização interna e externa do veículo por meio de lavagem e aplicar uma cera para ressaltar o brilho da pintura.
Esse processo de cristalização que citamos no início, funciona da seguinte maneira, o polimento cristalizado também pode ser considerado como uma forma de manter a pintura do seu veículo moderna e bastante bonita.
Isso é feito por meio de uma resina que é aplicada sobre a pintura, servindo como um elemento de proteção, ou seja, durante determinado tempo, o veículo ficará protegido de riscos e elementos que danifiquem a pintura e também a cor do automóvel.
Esse tipo de resina não altera a cor original do veículo e nem causa danos à pintura, pelo contrário, aumenta sua vida útil e durabilidade. Além disso, esse tipo de polimento não afeta o verniz natural da pintura original do veículo, muito menos o seu brilho natural.
Não existe também nenhum tipo de reação química que possa vir manchar ou danificar sua lataria, por isso, esse procedimento traz um resultado de proteção, brilho e realce para o seu veículo.
E o melhor é que esse procedimento já pode ser feito em carros mais novos, assim que ele sair da concessionária, com o objetivo de manter o seu brilho muito mais novo e revigorado.
Sendo assim é uma forma de prevenir riscos, danos por meio de pedras e asfalto, assim como poeira, que pode acabar danificando o automóvel.
Outra dica diz respeito à importância desse procedimento como um processo de valorizar o seu automóvel, deixando a aparência muito mais agradável e bonita.
Inclusive, para quem tem um carro mais antigo e pretende vender, esse tipo de procedimento é considerado fundamental, pois ajuda a valorizar o seu veículo. Carros com a pintura desgastada e com muitos riscos, acabam afastando clientes potenciais de compra.
Para que esse procedimento atinja o resultado esperado, é fundamental que ele seja feito contando com o auxílio de uma equipe técnica e especializada nesse tipo de segmento.
Para veículos que estão com a pintura muito mais desgastada, esse procedimento já não é recomendado, sendo mais aconselhado buscar por serviços de funilaria e pintura.
O serviço de funilaria e pintura são importantes e também servem como um processo de manutenção veicular. Isso porque, tanto a funilaria como a pintura andam em conjunto.
A funilaria é responsável pela verificação da chaparia do veículo, que pode sofrer desgastes e acidentes, causando riscos, amassados e danos.
Por isso, esse serviço serve para deixar a chaparia do veículo lisa novamente e sem esses danos, fazendo também um serviço de manutenção da pintura.
Por isso, de modo geral, esses serviços envolvem:
Além desses serviços que já foram citados, existem outros procedimentos e cuidados de manutenção, falando a respeito do uso do ventilador SPAL.
Um veículo apresenta ventiladores internos para a remoção do calor, assim como para tornar o veículo muito mais refrigerado e agradável.
Ao longo dos meses, o contato constante com a poeira acaba fazendo com que os ventiladores e os filtros de ar fiquem sujos. Faz parte da manutenção preventiva a troca desses filtros e a manutenção do ventilador SPAL 24v, para deixar o automóvel ainda melhor.