Cada peça do carro é essencial para o funcionamento dele e para evitar possíveis problemas.
A coluna de direção é ajustável na altura, assegurando a postura de condução e adaptadas individualmente.
E ideal para condutores de diferentes alturas, contribuindo para uma condução segura e tranquila.
Também é possível ter uma visão mais apurada do painel de instrumentos e pode ser ajustável individualmente por meio de uma coluna de direção ajustável em altura e profundidade, distanciando o volante e o corpo.
Esse ajuste é feito por uma alavanca, levantando e baixando, ou puxando e empurrando o volante.
Sobre a Coluna de direção articulada existem alguns tipos como, por exemplo, a coluna com articulação inferior de altura e telescópica, pois tem a função de ajustar o volante para dentro e para fora, assim como, para cima e para baixo.
A coluna de direção de segurança retrátil tem vários componentes mecânicos, garantindo que o volante não penetre na região da cabeça e tórax em caso de colisão do carro, também garante que o airbag fique alojado em seu devido lugar.
Esses são alguns mecanismos que existem em qualquer veículo e que pode salvar vidas.
Um carro com gnv, ou kit gás, precisa de abastecimento de gás natural próprio para veículos com pressão correta.
Esse gás, quando chega no motor, é sugado e queimado, gerando energia para que o automóvel funcione.
Quando o carro tem o sistema GNV fica muito seguro, mas fique atento para saber quais carros são ideais para a instalação do GNV.
E para que os equipamentos não percam sua funcionalidade é necessário que se faça uma vistoria anual, garantindo que os componentes do sistema estejam adequados e operantes.
Também mantém a regularização dos documentos e proteção do motorista, porque com a vistoria autorizada, o automóvel recebe permissão para circular.
No caso de não retirar esse documento, não será viabilizado a legalidade do carro e, ainda, corre o risco de ser apreendido por um reboque.
Para a instalação do kit gás no carro é fundamental que a documentação esteja em dia e regularizada e, ainda, precisa conter o GNV como combustível.
Ao instalar o kit, o próximo passo é ir ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e atualizar o sistema.
Lembre-se que precisa da autorização da vistoria que ainda será avaliada pelo DETRAN ou o órgão de cada estado.
O kit gás é um item separado do carro, portanto, ao contratar um seguro é necessário solicitar uma cobertura extra para o kit.
No geral, o kit de gás é padronizado. Todo automóvel vem com os cilindros e com os mecanismos, induzindo o gás até o motor.
Entretanto, há diferentes versões. A terceira geração é considerada a mais antiga e, portanto, mais barato e a Gnv 5 geração no focus é a opção mais moderna e conveniente.
Garanta a experiência adequada e no momento de comprar carros com GNV, lembre-se que a decisão é feita pelo modelo adotado pelo veículo, assim, obtendo os benefícios.
Mas quem optar por um veículo por muito tempo, o ideal é escolher a quinta geração e conhecer como regular o GNV do carro. Dessa forma, com o tempo há maior modernidade e adaptação surgiram.
Quando o carro tem essa opção de combustível ganha algumas vantagens:
Economia;
Sustentável;
Gera economia porque é mais barato que a gasolina, logo, reduzindo o consumo de combustível por mês. Ele também ajuda o meio ambiente, porque é menos poluente.
A última vantagem é que produz poucos resíduos e, isso, aumenta a vida útil do veículo. O GNV é considerado puro, não sofre adulterações que podem prejudicar componentes, assim como a gasolina faz.
Esse sistema é fácil de se encontrar no mercado brasileiro. Entretanto, há algumas desvantagens:
Perda de potência;
Manutenção anual;
Mesmo com os pontos positivos do kit, ele causa a perda de potência do motor devido à sua alimentação, mesmo não sendo uma diminuição intensa, é percebida em veículos com motor robusto.
O sistema permite que algumas peças como, por exemplo, o disco de embreagem, amplia-se e com relação a outros combustíveis, a manutenção anual do carro com GNV pode ficar mais trabalhosa, entretanto, ainda vale a pena adquirir um devido sua economia.
Causa também uma perda no espaço no porta-malas, pois, comumente, o kit é instalado dentro deles. Mas há alguns veículos que permitem a instalação do kit debaixo do veículo, solucionando o problema do espaço sem comprometer a segurança.
Antes de adquirir um carro com GNV instale todos os aparatos necessários no carro como, por exemplo, um Engate para reboque pick up, pois se a documentação não estiver correta o carro pode ser apreendido.
Além disso, atente-se as vantagens e desvantagens do kit e coloque na balança qual é a melhor opção. Qualquer dúvida, consulte um especialista.