Todos os veículos possuem peças essenciais para seu funcionamento e é preciso se certificar de que elas estão em perfeito estado.
Há diferentes modos de analisar e definir a qualidade dessas peças, como a medição de pressão, o alinhamento, a verificação de vazamentos ou rachaduras e tantos outros aspectos que precisam ser monitorados para evitar acidentes.
Ao se comprar um carro usado, muitas vezes há receios sobre a sua qualidade. Muitas dúvidas a respeito da procedência e do bom funcionamento de suas peças surgem.
Para que não haja surpresas, existe a Vistoria Cautelar Veicular.
A medida preventiva vai além de apenas conferir as peças essenciais e se certificar de que a estrutura mecânica está em dia, ela verifica documentos e possíveis débitos ou pendências jurídicas.
Assim, essa vistoria precisa ser feita antes de efetivar a compra, como uma forma de resguardar o comprador. São analisados, dentre muitos outros itens:
A vistoria veicular também faz uma análise dessas partes do carro, mas sua intenção não é impedir que o comprador de um veículo usado caia em fraudes (como comprar um carro clonado sem saber) e sim regulamentar a transferência do veículo.
Quando o veículo vai mudar de dono ou de estado é preciso mudar os seus registros e os órgãos de trânsito exigem o laudo de veicular.
Alguns carros precisam de uma manutenção diferenciada, como os que foram convertidos para o gás. O Kit gnv 5 geração foi lançado em 2010 e é a solução perfeita para quem busca economizar com combustível.
Nesse modelo, a potência em relação ao uso de gasolina cai em apenas 3%, o que significa que o único defeito da conversão para o gás foi praticamente eliminado – os modelos anteriores chegavam a diminuir a potência em 30%.
Segundo a Abegás (Associação brasileira de distribuidoras de gás), a economia em combustível é de pelo menos 57%.
No entanto, ainda que o preço do gás natural veicular seja muito inferior ao da gasolina, o retorno do investimento da compra do kit gas gnv pode demorar se o carro for pouco usado, por isso a economia de combustível não compensa quando ele passa muito tempo estacionado.
Nessas peças, é necessário que se realize a manutenção a cada quatro meses nos modelos mais antigos e quando a central apontar necessidade no mais recente.
A manutenção consiste em desmontar o kit e limpar o óleo que é despejado toda vez que há abastecimento.
Independente do combustível, é necessário que sempre que algum sintoma de problemas aparecer no veículo, este seja levado para uma oficina e avaliado por um especialista.
Por sintomas se entendem barulhos, odores, rigidez ou quaisquer aspectos fora do comum. Muitas vezes, a troca de peças é necessária e, nesses casos, é preciso se certificar de que são peças originais.
Os Instrumentos de voo de aeronaves oferecem o que se chama de “atitude da aeronave”, o que significa que eles dão as informações necessárias para o piloto saber como e se ela se movimenta, incluindo detalhes como a inclinação.
Esses instrumentos são:
Todos esses instrumentos devem possuir determinadas características, como a resistência à temperatura, funcionar bem com presença de vibração, serem bem vedados e várias outras exigências muito específicas para a aviação.
Por isso, há inspeções diárias, nas quais se verificam os ponteiros, os botões de travamento e de ajustagem e se há vidros soltos ou rachados. Além da inspeção diária, há uma inspeção feita antes do voo.
Nessa, observa-se se há oscilação excessiva nos ponteiros dos indicadores e se os dados do indicador de RPM condizem com as exigências do manual.
Há ainda uma inspeção mais profunda feita por um grupo de especialistas que acontece periodicamente, após determinado número de horas.
Nessa inspeção mais detalhada, muitos aspectos do avião são avaliados: todos os instrumentos e suas unidades; tubulações e conexões; ponteiros e marcação do mostrador; marcas para limite de utilização; sistema elétrico; amortecedores.
Por fim, conclui-se que todo veículo possui peças essenciais para o seu funcionamento e que, às vezes, a principal preocupação pode ser com a originalidade dessas pessoas (procurando evitar fraudes como a clonagem) e, às vezes, é sobre se certificar de que há precisão e plena funcionalidade dos equipamentos.