Os automóveis são muito importantes no dia a dia das grandes cidades, sendo úteis no transporte de cargas e pessoas. Os benefícios de conforto, segurança, praticidade e rapidez chamam a atenção das pessoas, criando um desejo de realizar a aquisição de um veículo para uso particular, aumentando as chances de lazer e oportunidades de trabalho.
O processo de compra de um carro é um acontecimento muito especial na vida de algumas pessoas. Por isso, dedicar tempo para elaborar um planejamento financeiro é uma forma de conseguir se organizar para o antes, durante e pós aquisição. Um plano bem definido ajuda os indivíduos a evitarem o endividamento.
Pesquisar as opções disponíveis nas concessionárias, seguro auto e fábricas podem ajudar a encontrar um modelo ideal para o seu gosto e orçamento.
Depois de comprado o carro, o proprietário deve se preparar para os gastos fixos com combustível, documentação, estacionamento e manutenção que são necessários para manter a boa funcionalidade do automóvel. Com o passar do tempo, os valores podem ter alterações.
O processo de manutenção é fundamental para deixar o automóvel em um bom estado. Encontrar um centro de mecanica automotiva ou oficina com profissionais experientes são uma alternativa para cuidar do carro. Nestes locais, os serviços de revisão são muito comuns.
As revisões periódicas ajudam a saber o estado dos componentes e peças. Nos casos de problemas, os mecânicos e especialistas entram em contato com o cliente para informar o ocorrido, elaboram um orçamento para o reparo e ao receber uma resposta, iniciam a troca por uma peça nova.
Os itens analisados durante o processo são:
O óleo é um produto que tem a função de lubrificar as peças e o motor do carro. O fluido atua como um agente para a limpeza e atuação, além manter a temperatura adequada na área interna dos componentes.
Realizar a troca de óleo câmbio automático é fundamental para garantir o funcionamento do câmbio do carro.
Para evitar falhas nos sistemas, este procedimento de troca deve ser feito periodicamente, a cada seis meses. Nas oficinas, são possíveis as trocas com muita qualidade, segurança e preço acessível.
Os automóveis automáticos, necessitam da troca de óleo periodicamente para que os sistemas sejam lubrificados.
Este modelo de veículo utiliza um óleo hidráulico 46 é um dos mais usados nas oficinas, onde os mecânicos colocam o líquido conforme a indicação de cada modelo.
Durante a revisão, as peças, componentes e sistemas são verificados. Porém, com o passar do tempo e frequência de uso, é necessário investir em serviços específicos para aumentar a segurança.
Responsável pela transmissão do torque do motor, a embreagem é essencial para o funcionamento seguro do câmbio manual. Este sistema é composto por disco, platô e rolamento. Quando ocorrer:
Estes fatores indicam que é hora de fazer a troca de embreagem para evitar problemas de dirigibilidade.
O sistema do freio estacionário é composto das seguintes peças: disco de freio, tubulação, cilindro de roda, pedal, alavanca, pinça, pastilha, tambor, servo freio, lona, cilindro mestre, cabo de freio, EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem), sapata de freio, fluido ABS (Sistema Antibloqueio do Freio).
Um freio de carros é o componente que mais interfere na qualidade da condução. Sendo assim, os cuidados periódicos e trocas quando necessário são imprescindíveis para manter a proteção do condutor e passageiro do veículo.
Todas as peças que compõem o freio deve estar funcionando de modo harmonioso, diminuindo o risco de acidentes.
A correia dentada é uma peça essencial nos automóveis. Sua função é sincronizar o funcionamento do motor, onde os dentes da correia realizam a coordenação da engrenagem que tem a responsabilidade de movimentar o carro.
O processo de troca deste item deve ser feito sempre que ocorrer alguma falha ou quando veículo atingir entre 30 e 40 mil quilômetros.
Portanto, os investimentos em serviço de manutenção de qualidade são o caminho para aumentar o tempo de vida útil e evitar transtornos e acontecimentos inesperados ao dirigir.