Você sabe o que não pode faltar para um caminhoneiro?

Você sabe o que não pode faltar para um caminhoneiro?

Uma das mais antigas atividades exercidas no Brasil, a profissão de caminhoneiro olhada superficialmente pode terminar deixando de lado muitos detalhes e condições fundamentais que nem sempre são tão claras na primeira vista.

Parcela significativa da economia brasileira, o transporte de cargas rodoviário é encarregado de movimentar mais de 50% das cargas levadas pelo país afora que abastecem a população, indústria, comércio e assim por diante.

Autônomos ou contratados por uma frota, os caminhoneiros são profissionais responsáveis pelo transporte, via terrestre, dos mais diferentes tipos.

São reconhecidos por dois eixos principais: nacionais e internacionais e podem ser classificados também em diferentes subcategorias, como: frigo (cargas que têm de ser transportadas mantendo-se baixa temperatura), silos (transporte de grãos), betoneiras (levar concreto e cimento).

Além disso: cisternas (elementos em estado líquido), porta-carros, estrado, transportes especiais (cargas delicadas e/ou frágeis), entre outras.

Itens fundamentais

No dia a dia da profissão de um caminhoneiro, há itens essenciais para o exercício do trabalho de forma eficiente e que evite contratempos.

Dentre os itens fundamentais para esse profissional, talvez o mais importante deles seja a lona para caminhão.

Extremamente necessária para quase todos os tipos de cargas existentes e, inclusive, expressamente proibida a circulação com carga que não esteja protegida com uma, mas que por norma deveria estar.

É uma infração grave e passível de punição por multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e até mesmo apreensão do veículo em alguns casos.

Para evitar acidentes, é ideal verificar o tamanho correto, como no uso da lona para carreta, por exemplo, que deve estar de acordo com o tamanho da carreta em questão e o tipo de carga. As três mais populares variações de lona são plástico, vinil, ou algodão encerado.

Para o emprego acertado das lonas, não é apenas seu material e tamanho que deve ser verificado.

Especialmente em uma lona de caminhoneiro, sua função é manter a carga na carreta para que não fique solta ou escape e acabe indo parar na estrada, gerando toda a situação de risco; portanto, deve-se verificar sempre se ela foi bem presa e fixada ao caminhão.

Dependendo do modelo, os acessórios para fixá-la podem variar e deve-se sempre confirmar se os nós estão firmes, a lona bem esticada e as cordas resistentes para a pressão que terão de aguentar – visto o peso da carga, tempo de viagem, umidade, calor, etc.

Além disso, poderá até melhorar a fluidez do trajeto, pois um caminhão com uma lona bem esticada será mais prático, aerodinâmico e seguro de conduzir.

Para a compra desse recurso imprescindível, o profissional deve estar bem preparado para analisar não apenas o preço da lona de caminhão, mas também se ela irá de adequar realmente às necessidades da carga a ser transportada, veículo que será utilizado, tempo e condições da viagem na qual vai embarcar, de forma a evitar imprevistos na estrada, assim como consequentes prejuízos.

Como devo comprar lona?

O mercado disponibiliza atualmente várias formas para a compra de lonas, pode-se comprar um rolo de lona por metro quadrado por exemplo.

Alguns comerciantes permitem fazer um orçamento antes da compra para se assegurar de que está fechando um bom negócio e outros oferecem serviços de customização da peça, para inserir o logotipo da empresa e facilitar a visualização da marca para seus clientes.

Outras utilidades da lona

Vale ressaltar que, além do uso em caminhões, a lona ainda pode ser aplicada a outros meios.

Recurso é extremamente versátil, as lonas podem ser empregadas para manter a limpeza e na proteção de ambientes expostos, cobrir objetos estocados em depósitos ou galpões, funcionam como material e etapa fundamental no processo de impermeabilização do solo.

Isso ocorre ao cobrir uma camada de terra, impedindo a passagem de água e de umidade indesejada, no aterro de novos objetos como bonés, vestimentas e bolsas quando entregues em postos de coleta para reciclagem adequada.

Haja vista a grande oferta de fornecedores de lona, de todos os materiais, preços, tamanhos, especificações, entre outros.

Dependendo da composição química da carga a ser protegida, ou ambiente que enfrenta, pode ser interessante adquirir até mesmo uma lona impermeável, ou as lonas polietileno que têm a característica de proteção contra raios ultravioleta.

A aquisição dessa peça pode ser um processo realmente detalhado e trabalhoso, mas que com a experiência e informações certas em mãos ocorrerá com sucesso e será recompensador para o profissional precavido.