O que fazer quando a cnh é cassada?
Entenda o que fazer para regularizar problemas na sua carteira de motorista.
Necessitamos de carro para uma larga diversidade de atividades diárias.
Para podermos rodar a cidade e até distâncias maiores, é necessário que a carteira de habilitação se encontre presente e devidamente regularizada, seguindo os conformes que a lei exige.
Problemas relacionados aos pontos na carteira, cassação ou suspensão dela, pode acarretar em uma série de problemas em sua vida, pois o impedimento da direção implica em uma mudança em sua rotina.
As opções restantes nessas situações é parar de dirigir, dirigir de forma ilícita ou então buscar maneiras de regularizar a carta e resolver o problema.
Neste conteúdo, vejamos um pouco mais acerca dos métodos existentes para que se possa regularizar os problemas relacionados à carteira de motorista e ficar em dia perante a lei.
Continue sua leitura e venha saber como regularizar essas situações indesejáveis.
Cnh cassada
Caso a sua cnh esteja sendo cassada, é muito comum que o primeiro pensamento seja: “vou voltar a dirigir?”. A resposta é sim, desde que se cumpra os procedimentos adequados para tal.
Na realidade, a questão da Carta Cassada implica na perda temporária do direito de dirigir por parte do condutor.
Além disso, é exigido do motorista alguns cumprimentos de trâmites previstos para que se retome o direito de guiar o carro.
É preciso ficar claro que não é a mesma coisa da carteira suspensa, mesmo que as diferenças sejam pequenas e pontuais.
A carteira suspensa tem uma penalidade mais branda em relação à carta cassada, logo, dirigir com carteira suspensa implica na cassação do documento, logo, na perda do direito de dirigir.
Caso isso ocorra, o condutor pego pode acabar indo parar atrás das grade por tal atitude. Dado isso, não é nem um pouco aconselhável praticar esse ato, aliás, é um crime e as consequências podem ser graves.
É permitido a cassação CNH recurso, mas caso este seja negado, faz-se necessário passar pelo processo de habilitação desde o seu início, ou seja, como se fosse a primeira carteira de motorista.
Cnh Suspensa
Cnh Suspensa é uma maneira de penalizar motoristas que infringem algumas leis de trânsitos, e implica na suspensão do direito de dirigir. Ela pode ocorre por:
Excesso de velocidade;
Falar ao celular;
Não utilizar o cinto de segurança;
Ou qualquer outra infração que gera pontos na carteira.
Para que se entenda bem, a suspensão da carteira se dá pelo acúmulo de pontos no documento, ou seja, qualquer infração que gera pontos pode contribuir para a suspensão da cnh.
A pena da suspensão da carteira é aplicada só no final do processo administrativo que é aberto, e este só é instaurado depois do esgotamento de todos os meios de defesa do condutor.
Mesmos nos casos mais extremos, como dirigir alcoolizado ou a recusa do testes do bafômetro, mesmo que o CTB preveja o recolhimento da carteira, é apenas uma medida dita administrativa.
O documento é devolvido ao condutor no prazo de cinco dias úteis e caso se mantenha a penalidade no processo administrativo, a autoridade responsável fará a notificação ao condutor infrator para entregar a sua cnh.
A CNH suspensa como regularizar é a grande dúvida dos motoristas que passam por isso.
Deve-se saber que o condutor que tiver somado 20 pontos no prazo de 12 meses ou mesmo tiver cometido uma infração que prevê a penalidade de suspensão imediata, é devidamente avisado sobre a instauração dos processos e ele pode vir a se defender.
Tirar pontos da cnh
Tirar pontos da cnh é o desejo de muitos, mas é preciso saber, como visto acima, que o acúmulo de 20 pontos na carteira implica em sua suspensão. Para evitar este cenário, é possível fazer a transferência de pontos para que não aconteça esse acúmulo.
No caso de você não ser o condutor, é possível realizar a indicação do real motorista culpado pela infração, ou então, você recebe uma multa leve e não é reincidente. Pode-se requerer a conversão dos pontos em advertência ou recorrer administrativamente.
O importante é sempre Consultar pontos CNH nos devidos portais e sites dos órgãos responsáveis, a fim de evitar transtornos como esses descritos ao longo deste artigo.
Para obter mais detalhes, basta contatar profissionais especializados, garantindo assim orientação completa.