Um veículo automotor é o sonho de muitas pessoas, principalmente porque ele não é apenas um meio de transporte, mas também um estilo de vida.
Diversas pessoas integram parte de sua personalidade ao veículo na qual sonhou. Assim, o automobilismo é parte daqueles que enxergam nos motores e rodas uma forma de realizar determinados sonhos.
É por pertencer a essa categoria de estilo de vida que as pessoas personalizam seus carros na oficina de pintura automotiva, alterando a cor, o estilo das rodas e assim por diante.
Entretanto, uma das coisas que, muitas vezes, não são levadas em conta consistem nas manutenções que precisam ser feitas para que o veículo não sofra danos.
Há variados tipos de manutenções que são essenciais para que o automóvel tenha uma vida útil prolongada. São quatro tipos principais a listar:
A manutenção detectiva é uma metodologia de avaliação que tem como objetivo central assegurar o pleno funcionamento dos equipamentos do carro.
Essa manutenção é muito usada para testar o uso em longo prazo do veículo, permitindo a boa operação de todos os equipamentos.
Essa manutenção é feita também com o intuito de detectar possíveis falhas que estão ocultas e realizar já o reparo, usando alguns elementos como o guincho plataforma para elevar o carro e realizar processos mecânicos.
Já a manutenção corretiva é feita quando há um desgaste do equipamento ou apresenta falhas. É o tipo mais comum de manutenção, entretanto, em determinados momentos, não consegue resolver o problema de forma completa.
Sua ação se representa mais pela troca de peças e reparos em itens com falha, como amortecedores para mercedes benz e freios.
A manutenção preventiva é aquela que é feita periodicamente com o objetivo de evitar que o veículo tenha falhas.
Diferente da detectiva, que visa encontrar o problema antes, essa manutenção faz o reparo a fim de não ter o problema.
São exemplos de manutenção preventiva a troca de oleo, calibração de pneus e, principalmente, a inspeção de equipamentos de segurança. A manutenção preditiva é também uma metodologia que se baseia no desgaste dos equipamentos.
Dessa forma, é analisado o equipamento e deduz sua provável vida útil, de modo a alertar o condutor a trocar o equipamento depois que atingir esse limite. Isso evita gastos desnecessários e manutenção corretivas.
Essas manutenção são válidas tanto para carros quanto para motos, e são essenciais para que o veículo funcione adequadamente evitando o reboque para moto ou carro.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados quando o assunto é manutenção veicular, são eles:
Geralmente, quando um carro anda muito, o contato da sua massa com o pneu pode ocasionar um desequilíbrio resultando em vibrações no volante ou na carroceria do carro. Quando isso acontece então deve-se fazer o serviço de balanceamento das rodas.
O procedimento de balanceamento é feito com contrapesos que vão ajudar a compensar as divergências entre a massa e o pneu, eliminando as vibrações. Caso o balanceamento não seja feito, pode ocorrer problemas futuros.
O alinhamento serve para manter a posição das rodas de acordo com que o fabricante fez. Isso porque quando o carro é usado a posição das rodas podem ser alteradas. Dessa maneira, um carro mal alinhado pode atrapalhar a direção e sobrecarregar diversos tipos peças.
Esses tipos de manutenções entram na categoria das manutenções preventivas e são importantíssimas para que o carro funcione de maneira plena.
O óleo do motor é importante para que os componentes do motor fiquem lubrificados e não sofram grandes impactos ou superaqueçam. Assim, o óleo ajuda o bom funcionamento do carro.
A inspeção das lâmpadas são essenciais para que o motorista tenha uma visibilidade perfeita. Isso porque as lâmpadas também auxiliam na sinalização para outros carros que circulam nas rodovias e estradas.
Todos esses procedimentos são essenciais para quem gosta de automobilismo e principalmente de dirigir com segurança.
Afinal ter um carro ou uma moto é uma responsabilidade com o outro também, e é por isso que é necessário atentar-se para com todos os tipos de manutenção, para garantir a segurança de quem dirige e de quem é pedestre.