Manutenção de veículo: tipos e sua importância

veículo

Manutenção de veículo: tipos e sua importância

Ter um veículo é o desejo de muitas pessoas por diversos motivos, seja por conta de uma maior mobilidade, ou mesmo por desejo pessoal. Porém, o fato que devemos levantar é que quem possui um veículo assume para si algumas responsabilidades que garantirão a longevidade da vida do automóvel.

Um desses procedimentos é a visita periódica a oficina mecânica para a manutenção veicular.

As manutenções permitem que os carros sejam cuidados em suas mais diversas características:

  • Elétrica;
  • Mecânica;
  • Estética;
  • Segurança.

Desse modo, o quadro geral das manutenções permitem não somente uma maior durabilidade do veículo, como asseguram que sua condução seja segura, tanto para o motorista, como para os pedestres, pois evitam acidentes.

Há diversos tipos de manutenções veiculares. Importante lembrar que antes mesmo dessas manutenções há cuidados preventivos que podem ser tomados para que a vida útil do automóvel seja maior, como a calibragem pneu periódica.

Neste artigo falaremos sobre os tipos de manutenções veiculares e os procedimentos mais feitos para que o veículo esteja seguro e tenha uma maior vida útil.

Os tipos de manutenção de veículos

As manutenções veiculares são procedimentos técnicos realizados nos veículos com propósito de evitar problemas ao longo de seu uso.

Também permite que o condutor consiga economizar em combustível ou em procedimentos de manutenção, prejudicando o seu orçamento.

As manutenções veiculares podem ser feitas tanto por oficinas mecânicas como nas concessionárias, já que estas oferecem todo o serviço completo de alinhamento e balanceamento até a troca de óleo e verificação de pneus.

Abaixo falaremos sobre os tipos de manutenção disponíveis no mercado.

1. Manutenção corretiva para veículo

As manutenções corretivas são aquelas que ocorrem quando uma falha acontece inesperadamente, de modo que ele impeça de funcionar de forma plena. As peças precisam então ser consertadas ou trocadas imediatamente.

Podem ser enquadrados como manutenção corretiva a troca de pneus Yokohama, por exemplo, após furarem ou estourarem.

2. Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada para evitar problemas e falhas, desse modo, podem ser feitas de duas maneiras.

Nas revisões, ou seja, quando o veículo atinge determinada quilometragem, há essa verificação. Esse tipo de manutenção por revisão são usados por pessoas físicas.

Para empresas que possuem frota e precisam evitar gastos desnecessários e fora do orçamento, é usado uma metodologia conhecida como CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), que consegue identificar em quanto tempo o carro apresentará falha.

Dessa maneira, é possível programar a manutenção e evitar que o serviço pare.

3. Manutenção preditiva para veículo

Consiste em um monitoramento regular de todo o veículo por meio de instrumentos como câmeras termográficas, ultrassons, inspeções visuais, e muitos outros. Esses monitoramentos ajudam na identificação de problemas antes que aconteçam.

Essa manutenção são realizadas mais por empresas que possuem frotas, para também permitir que os orçamentos sejam poupados.

Elementos que passam por manutenção no veículo

As manutenções veiculares atuam sobre diversas partes do automóvel, promovendo limpeza e segurança. Um exemplo é a limpeza ar condicionado automotivo que permite que o ar que circula dentro do carro seja renovado e livre de bactérias.

No entanto, há alguns componentes do carro que são fundamentais para que o carro fique seguro e adequado para conduzir. Abaixo falaremos sobre quais são esses elementos e o motivo da atenção dada a eles.

1. Freios e Pneus

Os freios são peça chave para a segurança do veículo e manutenção dessa peça garante que o carro tenha o tempo de frenagem adequada. Na manutenção são trocados as pastilhas, substituído o fluido de freio.

Os pneus, junto com os freios, são responsáveis pela estabilidade do carro. Enquanto um permite que o veículo pare no tempo certo, os pneus garantem a aderência do automóvel ao solo.

Assim, são vários as manutenção que passam pelos pneus, como o alinhamento, balanceamento, além do cuidado diário com a calibragem.

2. Troca de óleo

A troca do óleo deve ser periódica e é fundamental, pois é esse elemento que permite que as peças do motor sejam lubrificadas e que o seu funcionamento seja adequado.

Além da troca de óleo regular, é fundamental também a troca do filtro de óleo, que permite que o material funcione de forma mais segura e adequada.

Portanto, entendemos que as manutenções veiculares são de importância muito grande para quem tem automóvel, pois permitem a garantia da beleza (com a manutenção da pintura e do adesivo automotivo) e que sem elas é muito difícil garantir ao veículo conforto e segurança.