O consumo de recursos para o funcionamento e desempenho dos veículos, é um grande fator que pode determinar seu preço e tecnologia.
Atualmente, é possível encontrar automóveis movidos por combustíveis fósseis, que são os convencionais, além de modelos movidos a hidrogênio, energia elétrica e outros que são híbridos, utilizando um sistema de combustão de gasolina ou diesel e eletricidade.
Sendo um dos modelos ecologicamente corretos, os carros elétricos são uma das novidades do mundo automobilístico, oferecendo vantagens para as pessoas e o meio ambiente.
Eles dispensam o uso do combustivel fossil comum e que podem causar danos no meio ambiente, devido a emissão de gases poluentes que podem afetar as pessoas e a natureza.
Os carros elétricos estão começando a se popularizar em outros países. No Brasil é possível encontrar poucos problemas. Atualmente, um dos maiores problemas para a comercialização do carro elétrico é o seu valor.
Com qualquer produto que esteja começando a ser inserido no mercado, há um alto custo para fabricação, produção de peças e sistemas, o que influencia em seu preço final.
Porém, a intenção é que daqui a alguns anos, seu uso, se feito por grande parte das pessoas de todo o mundo, oferecendo benefícios para as pessoas e o meio ambiente.
Uma das vantagens é a praticidade para realizar o abastecimento, que pode ser feito em tomadas de 110V ou 220V, de acordo com o modelo e o fabricante do veículo.
Além disso, existem diversas empresas fabricantes que estão investindo no aperfeiçoamento do funcionamento do carro elétrico, tornando a cada dia mais possível sua compra e utilização.
Os veículos movidos a hidrogenio oferecem ainda mais benefícios que os modelos elétricos, mas assim como o modelo já apresentado, está começando a ser comercializado.
Além de serem ecologicamente corretos, eles permitem mais potência e precisão no momento de realizar viagens. O combustivel a hidrogenio é utilizado nesse sistema e oferece os seguintes benefícios:
Atualmente, é possível encontrar diversas empresas especializadas na fabricação deste modelo de veículo, que contribuem com seu desenvolvimento e utilização do mercado.
Porém, assim como os carros elétricos, os veículos movidos a hidrogênio possuem dificuldade para serem vendidos devido o alto custo e poucos postos adaptados para o abastecimento, principalmente no Brasil.
Em outros países, como o EUA, é possível encontrar mais carros e postos nas ruas, já no Brasil, são raros os veículos elétricos e principalmente movidos a hidrogênio, sendo encontrados em grandes cidades .
Mais utilizada no mundo inteiro, a gasolina é um combustível fóssil composto por carbono, hidrogênio, enxofre compostos de nitrogênio.
Em razão disso, é um combustível que oferece riscos ao meio ambiente e as pessoas, devido a emissão de gases poluentes, que podem afetar a qualidade do ar e a camada de ozônio.
Em empresas petrolíferas é possível misturar aditivos, como o detergente, agente veículo, desemulsificante e inibidor de corrosão para o melhor uso em motores.
Este desenvolvimento pode contribuir com a utilização no setor automobilístico, porém, ainda assim são desenvolvidos produtos e métodos para a substituição da gasolina em veículos e outros sistemas.
Já a gasolina aditivada, permite o acréscimo de aditivos que podem melhorar a limpeza do sistema de alimentação de combustível, contando equipamentos e peças.
Hoje, ainda é possível utilizar outros produtos para o funcionamento de veículos que podem agredir menos o meio ambiente, como o etanol e o gás natural, por exemplo.
Em razão disso, até que outras tecnologias sejam mais acessíveis é possível utilizar recursos que possam reduzir impactos ambientais e na saúde e bem-estar das pessoas.
Como visto, é possível obter fontes diferentes para a alimentação de automóveis, de acordo com as necessidades e condições dos proprietários.
A decisão de escolhas mais econômicas e corretas para o meio ambiente ainda não são totalmente possíveis, porém, com o tempo e os investimentos realizados para o aprimoramento destes veículos, no futuro será possível o uso de carros ecologicamente corretos.
Enquanto eles não estão acessíveis para todas as pessoas do mundo, é importante sempre optar por opções que possam reduzir impactos ambientais e sejam menos perigosas para a natureza e as pessoas.