O que fazer quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do carro? Para não errar e chamar o chaveiro mais próximo, é essencial manter a calma e lembrar que um problema no sistema não pode ser ignorado, pois falhas podem ter graves consequências.
É fundamental saber qual é o símbolo relacionado à injeção eletrônica no painel, entender o que significa se a luz acender e apagar e saber o que fazer nesses casos.
Com toda a informação sobre o assunto, fica mais fácil saber o que fazer diante de imprevistos e, principalmente, quando é estritamente necessário correr para uma oficina mecânica.
Injeção eletrônica é o sistema que gerencia a alimentação de combustível e o motor do carro, determinando quanto de combustível e quanto de ar entram no motor.
A injeção eletrônica multiponto se destaca como forma mais eficaz de aproveitar o combustível, em comparação à monoponto.
O sistema é responsável pelo melhor aproveitamento de combustível na hora da combustão, necessária para o funcionamento do motor.
Também é responsável por diminuir a emissão de gases poluentes nos veículos, sendo esse o principal motivo da criação do sistema.
Ao girar a chave na ignição, a central de injeção eletrônica é acionada independentemente de ligar o carro ou não. Então todo o sistema de injeção eletrônica do veículo é verificado, momento em que pode ocorrer o acendimento da luz do painel.
Depois, o sistema coloca a bomba de combustível em funcionamento e checa a existência de continuidade elétrica, assim como a atuação dos sensores e outras peças envolvidas.
Todo o processo de conferência dura cerca de dois segundos, durante os quais o painel fica com as luzes acesas. Ainda que a luz da injeção eletrônica ou qualquer outra se apague depois, o problema é registrado na memória de falhas da central, e pode ser analisado por um especialista posteriormente.
Alguns sintomas de falhas no sistema de injeção eletrônica são:
A luz da injeção eletrônica pode aparecer em formato de motor, triângulo ou raio. Alguns modelos também tem a palavra “check” embaixo da figura.
Entretanto, embora a cor e o desenho possam variar de acordo com o modelo do veículo, ela é sempre vermelha ou amarela.
Uma dica para identificar mais facilmente e conhecer melhor o painel do carro é conferir no manual do proprietário do veículo a sessão referente às luzes do painel.
Antes de mais nada, vale a pena lembrar a importância do laudo de vistoria no caso de transferências de veículos, pois é uma forma de evitar surpresas com problemas em carros seminovos recém adquiridos.
Dito isso, se a luz da injeção eletrônica do veículo está acesa é porque há algum problema com alguma das peças envolvidas no sistema.
Entretanto, por se tratar de um sistema complexo, o mais recomendado é levar o quanto antes o carro em oficinas ou lojas de peças de carros, principalmente, se a luz continuar acesa.
Uma dica é desligar o carro por alguns minutos e depois ligar novamente, para observar se a luz se comporta da mesma maneira.
Em uma oficina com scanner, os profissionais especializados farão a leitura e análise do sistema de injeção eletrônica do veículo, verificando qual é o problema e como resolvê-lo da melhor forma possível.
Nos casos em que a luz da injeção eletrônica acende na rua, é importante lembrar que os reparos podem ser simples de arrumar, apesar de emergenciais.
Na maioria das vezes, mesmo com um sistema de injeção eletrônica falho é possível conduzir o carro até uma oficina.
É claro que em caso de panes elétricas, o serviço de guincho 24 horas Santo André se torna necessário. Mas isso costuma ocorrer quando o motorista ignora o aviso luminoso do painel.
Vale salientar que muitas vezes o mau funcionamento de peças baratas e simples, como é o caso dos cabos e velas do sistema de injeção eletrônica, acabam estragando peças mais caras, como a própria central do sistema.
Por isso, o conselho final é levar o carro até um mecânico, caso a luz do painel indique necessidade. E na revisão seguinte, atentar-se também para o sistema de injeção eletrônica, além de pneus automotivos, sistema de ar condicionado ou outros itens que necessitem de manutenção periódica.