Já se foi o tempo em que as pick ups eram buscadas apenas pelo público rural ou para viagens em estradas de terra.
Atualmente, o modelo tem ganhado mercado nas cidades e disputa com os carros sedãs, que são veículos menores e com menor capacidade.
A L200, por exemplo, possui um modelo menor, mais urbano e está presente nas cidades, pois reúne boa dirigibilidade, tecnologia e espaço adequado. Mas, será que esse espaço é suficiente?
Quem gosta de aventura sabe que são necessários alguns equipamentos para melhorar a experiência de dirigir uma pick up. Seja na cidade ou em trilhas, para lazer ou trabalho, alguns aparelhos vieram para ajudar e facilitar essa vivência.
Um exemplo são os pisantes laterais para pick up. Os famosos “estribos” são acessórios que ficam nas laterais dos veículos abaixo das portas.
O principal objetivo destes pisantes é facilitar o embarque e desembarque dos passageiros, ainda mais em carros mais altos, como é o caso das pick ups.
Além disso, os estribos são vistos também como uma proteção, evitando arranhões e portas amassadas. Para quem gosta de aventura, os pisantes laterais garantem a proteção da pick up contra barrancos, por exemplo, em trilhas ou estradas de terra.
Mas, nem sempre ele foi usado com essa finalidade. Antigamente, os donos dos Fuscas o usavam para valorizar a beleza do automóvel, uma vez que o equipamento o deixa mais esportivo e arrojado.
Existem vários tipos de estribos: de aço ou alumínio, nas cores preto, grafite, cromado ou branco. Na maioria, os modelos variam de acordo com o modelo do veículo.
Em média, um estribo custa em torno de 800 reais e pode ser fixado sem precisar furar a lataria do carro, um ponto positivo do acessório.
O estribo é apenas um exemplo de acessório que ajuda na experiência de dirigir uma pick up.
Este e outros acessórios podem ser facilmente encontrados nas lojas das próprias fábricas e são fáceis de achar pela internet também, procurando por peças de Mitsubishi L200, como exemplo do carro citado anteriormente.
E os donos de pick ups como essas, que são menores e possuem um estilo mais arrojado e esportivo, geralmente procuram mais acessórios para melhorar o uso. Seja pelo design ou pela utilidade, são diversas as opções que o mercado oferece.
Alguns itens como central multimídia com GPS, MP3, Bluetooth e DVD Player, banco de couro e outras peças L200 são bastante requisitados pelos novos motoristas da pick up.
As pick ups já são bastante espaçosas, mas existem ainda os equipamentos externos, para uma melhor experiência em viagens longas ou feriados estendidos.
Apesar de bastante espaço para levar bagagens e outros objetos, muitas vezes se faz necessário um compartimento extra, como uma carretinha com engate para moto, por exemplo.
Mas, antes de colocá-la na sua pick up é preciso saber o que o equipamento deve ter, de acordo com a lei:
Além disso, a carretinha deve ser registrada e licenciada no DETRAN (Departamento de Trânsito). Sendo assim, o equipamento possuirá um documento, que deve ser renovado todo ano.
Ainda é necessário saber que a lei não permite que o motorista conduza um veículo com um peso bruto total de mais de 3,5 mil quilos somando o peso do carro, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Até seis mil quilos exige-se que o condutor possua a Carteira Nacional de Habilitação na categoria C. Acima disso, o motorista deve possuir a CNH na categoria E.
É válido citar que dirigir um automóvel com carreta fora das especificações presentes na lei é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.
Antes de instalar a carretinha na sua pick up, é importante saber qual a capacidade de tração. Você pode encontrar essa informação no manual do veículo, em que constam os pontos de fixação do equipamento.
Essas não são as únicas preocupações que o motorista deve ter: ele deve se lembrar que está dirigindo mais do que apenas o seu veículo e evitar manobras perigosas.
Para fazer ultrapassagens ou mudar de faixa, por exemplo, deve-se dar uma boa distância dos outros veículos e voltar para a pista original com um bom espaçamento. Na hora da curva, o condutor deve se lembrar de fazê-la um pouco mais aberta.
Independente dos equipamentos, acessórios ou peças adicionadas na pick up, a experiência do condutor na direção será bem melhor e mais segura, seja na cidade ou na estrada, trilha ou nos grandes obstáculos.