Nas obras, em geral, é muito comum nos depararmos com diversas máquinas, muitas que, às vezes, nem conhecemos, ou sequer imaginamos em qual tarefa são utilizadas.
Em meio a todos os caminhões e tratores, encontramos um outro veículo muito utilizado em construções, e que, normalmente, é confundido com o próprio trator. Estamos falando da retroescavadeira.
Para quem já atua no segmento, essa confusão pode até parecer sem sentido, no entanto, para aqueles que não atuam no setor e não possuem entendimento a respeito do funcionamento de uma obra, trata-se de um questionamento extremamente válido.
Mesmo com o avanço dos conhecimentos devido à internet, é muito comum que, pessoas leigas no assunto, confundam a retroescavadeira com um trator comum. Mas, eles são veículos distintos, cada um com sua respectiva estrutura e função.
O aspecto principal que difere ambos os veículos, se deve ao fato de que a retroescavadeira tem como característica principal a sua pá montada em sua parte frontal, e uma carregadeira em sua parte traseira.
Suas funções são, basicamente: nivelar terrenos; escavar valetas para tubulações diversas; carregar caminhões, principalmente, com terra ou entulho; derrubar paredes; entre outras.
Trata-se de uma máquina, extremamente, funcional, que possui um baixo custo de aquisição e necessita de poucas manutenções.
Se você possui a necessidade ou o desejo de adquirir uma retroescavadeira, é fundamental saber qual o modelo que melhor atende àquilo que você precisa.
Independente se você adquira uma retroescavadeira usada ou uma nova, leve em consideração o tipo de serviço a ser executado, a demanda e as características técnicas do veículo.
Entre os fatores a serem considerados antes da aquisição de uma retroescavadeira, podemos destacar:
Ao buscar por uma retroescavadeira usada a venda, o comprador deve verificar como se encontra seu estado de conservação, se todas as suas funções estão preservadas, se não precisa investir valores altos em manutenção, se o vendedor possui todos os documentos do veículo, etc.
Além de manusear o veículo da forma correta, assim como em qualquer equipamento utilizado em obras da construção civil, é necessário realizar a manutenção, tanto preventiva quanto periódica, e a troca de peças para retroescavadeira, quando necessário.
Durante o processo de manutenção é preciso verificar todos os aspectos que podem interferir, diretamente, no funcionamento do veículo.
Observando o estado das peças e acessórios para retroescavadeira; o óleo para funcionamento dos eixos, do motor e de toda a parte hidráulica; todo o sistema de escapamento, bem como suas peças.
O coxim de escapamento é uma peça utilizada na base, com o objetivo de inibir problemas decorrentes da grande vibração do equipamento. Deve estar em ótimas condições de uso, caso contrário, há a necessidade de substituí-lo.
É preciso ressaltar que, uma vez que haja a necessidade de se fazer a substituição de qualquer peça da retroescavadeira, deve-se buscar sempre as peças originais de fábrica, para não prejudicar o bom funcionamento do seu veículo.
Ademais, as peças originais de fábrica, além de não prejudicarem o veículo, vêm com garantia e a segurança em saber que os materiais utilizados são de qualidade, e compatíveis com as funções a serem executadas.
Como antecipado no tópico acima, por realizar serviços muito pesados, a retroescavadeira precisa de peças de qualidade, fortes e bem encaixadas.
Não havendo o investimento em peças de qualidade, o proprietário deve estar ciente de que há grande possibilidades de se ter problemas futuros com o veículo.
Além dos serviços realizados nas obras de construção civil, a retroescavadeira pode ser utilizada em outras atividades, como na extração de minérios, e por se tratar de um veículo funcional, suas peças precisam estar sempre com manutenção em dia.
Ao investir em peças de qualidade, você pode ter a certeza de que não precisará investir, com grande frequência, em manutenções, reparos ou substituições destas.
Levando-se em consideração todos os aspectos levantados no decorrer deste artigo, você já está apto a distinguir entre os tratores e as retroescavadeiras, bem como já pode adquirir o veículo que melhor se encaixa nos trabalhos a serem executados, seja terraplanagem ou demolição de paredes.