Conhecer a fundo o funcionamento deste tipo de mercado, assim como a utilidade de algumas peças que o permeiam é fundamental, principalmente, para quem precisa ou já visitou o mecânico alguma vez.
Neste caso, é muito comum que alguns nomes causem estranheza a princípio, como mancal flangeado, bucha da balança ou amortecedor de borracha, por exemplo. Você sabe para o que serve cada uma dessas peças?
Se a resposta for não, mantenha a calma! Abaixo, você vai conferir a serventia e a importância de cada uma delas, para o bom funcionamento de um veículo automotivo. Vamos lá?
Você já deve ter ouvido sobre amortecedor de borracha em algum momento da sua vida, não é? No entanto, eles não servem apenas para amortecer os impactos de um carro, mas oferecem mais segurança para o motorista e os passageiros.
Além do mais, um amortecimento de qualidade é responsável por garantir mais estabilidade para o automóvel, promovendo, por assim dizer, uma sensação de conforto para quem dirige. Veja outras atribuições dos amortecedores:
Cabe destacar que amortecedores desgastados implicam na instabilidade do veículo nas ruas e avenidas, podendo acarretar em acidentes de trânsito.
Isso porque a falta de manutenção nesse tipo de peça, aumenta a distância de frenagem, deixando o carro propenso à derrapadas.
Geralmente, a borracha da coifa protetora (uma espécie de capa, feita com o material e serve para evitar o acúmulo de poeira, vazamentos e danos na suspensão) é o principal ponto que mais desgasta em um kit de amortecedores.
Existem outras variações de amortecedores, como o amortecedor de borracha industrial, por exemplo. Ele, normalmente, é utilizado com ar e óleo, para funcionar.
Neste caso, há um pistão flutuante que separa tanto o óleo quanto o ar, ocasionando o amortecimento e o bom funcionamento do mesmo.
Uma variação muito utilizada em veículos maiores, como caminhões, seria o amortecedor de borracha com parafuso, que, ao invés de ar e óleo, utiliza um parafuso para fixar a peça no chassi do automóvel.
Dessa forma, o sistema de absorção de impacto fica muito mais seguro durante o atrito causado pela locomoção.
Muitos condutores de automóveis não percebem, mas existe uma peça chamada mancal flangeado, que é responsável por garantir o ponto principal do veículo: a locomoção.
O objeto tem aspecto arrendado e fica na parte interna, bem no centro da roda do carro, proporcionando a rotação dos pneus acerca do eixo.
O mancal flangeado com rolamento faz com que as rodas consigam aguentar o peso do carro e os demais atritos, sem perder o controle.
Os rolamentos garantem mais precisão na hora da locomoção veicular, pois ficam localizados em um ponto específico, diferente dos mancais de deslizamento, normalmente utilizados em maquinários.
Existem mancais para bicicletas, motos, carros, caminhões e quaisquer tipos de veículos, que utilizam rodas durante a locomoção.
Assim como o amortecedor, existe outro componente fundamental em um carro: a bucha de balança. É muito comum que o veículo sofra diferentes tipos de impacto durante um trajeto.
Mas também, depende muito da superfície por onde o motorista passa com ele. A peça mencionada acima, serve justamente para diminuir os danos causados ao carro, por conta desse problema.
Além disso, as buchas impedem aquele barulho chato de ferro com ferro, muito parecido com um ranger de porta.
Existem buchas na parte da frente e na parte de trás de um veículo, logo ao lado das rodas. Dependendo do modelo do carro, sendo ele maior ou menor, o tamanho e a capacidade da bucha da balança podem mudar.
Um veículo precisa de manutenção regular no mínimo, uma vez a cada três meses. Por conta disso, é sempre bom ficar de olho na condição das peças citadas acima.
Pois, elas garantem a estabilidade do veículo, ainda mais se você for pegar a estrada. Manter o veículo revisado e com as principais peças trocadas e novas, é a melhor maneira de garantir a segurança do motorista e de quem o acompanha durante um percurso.