Economia com combustível: instalação de GNV em veículos

veículos

Economia com combustível: instalação de GNV em veículos

A economia mundial é taxada pelo preço do petróleo no exterior. Com a globalização cada vez mais presente no dia a dia do cidadão comum, a busca por alternativas mais baratas para o abastecimento dos veículos tem sido grande, com fabricantes de automóveis oferecendo veículos que podem ser abastecidos com três tipos de combustível: gasolina, álcool e gás natural veicular.

Ainda assim, esse tipo de oferta é muito baixo no mercado de automóveis, ficando restrito a alguns locais específicos.

Para aqueles que procuraram esse tipo de motorização, e não encontraram à disposição, a solução mais segura foi procurar oficinas especializadas, que trabalham com a instalação de equipamentos e fazer a conversão de combustível para o gás natural veicular, também conhecido como GNV.

GNV: economia no bolso

Com a flexibilidade no valor dos combustíveis, a procura por esse tipo de veículo aumentou bastante, assim como muitas oficinas passaram a oferecer esse tipo de serviço, com diversas vantagens aos proprietários de veículos que contam com o kit gas instalado no automóvel.

Além da economia no valor do combustível, a taxa cobrada no imposto do automóvel, o IPVA, pode ficar entre quarenta e cinco e cinquenta e três por cento mais barato para o proprietário.

A economia no bolso é bastante evidente, e o gasto com a instalação em um carro que não conta com este tipo de equipamento pode ser bastante vantajoso, com um retorno em curto espaço de tempo, dependendo da utilidade do veículo, e o quanto o proprietário roda durante o ano.

Além do desconto no IPVA e o custo do gás ser muito menor que o álcool e a gasolina, a instalação de gnv em automóveis proporciona:

  • Menos poluição ao meio ambiente;
  • Automóvel com maior autonomia;
  • Menor acúmulo de sujeira em bicos injetores;
  • Maior durabilidade de óleo e escapamento.

Como a crise petrolífera mundial afeta, principalmente, os profissionais que atuam na área de transportes, como taxistas, motoristas de aplicativos, carreteiros e empresas transportadoras, a escolha mais evidente é realizar a instalação de GNV no maior número possível de veículos.

De olho nesse mercado, alguns fabricantes de automóveis estudam oferecer, novamente, veículos já equipados com esse tipo de abastecimento.

De qualquer forma, o número de veículos nas ruas, avenidas e estradas ainda é muito superior ao que os fabricantes ainda vão colocar à disposição do consumidor.

Por isso, as oficinas não precisam se preocupar com essa nova investida dos grandes fabricantes, pois ainda há muitos veículos que podem se transformar em carro a gas, e assim ganhar descontos nos impostos devidos para o governo e contribuir para a diminuição da poluição do meio ambiente, além de garantir uma maior vida útil do motor.

Veículos alinhados também economizam

Os veículos que contam com o abastecimento de gás natural ajudam bastante na vida útil do motor, na diminuição da poluição ambiente, e na autonomia em ruas e estradas.

Mas é preciso estar atento às manutenções veiculares, para que o carro, moto, caminhão ou ônibus, possa funcionar de maneira tranquila, seja a trabalho ou a passeio.

Além dos cuidados com toda a documentação de qualquer meio de transporte, e da direção segura para outros motoristas e pedestres, o proprietário deve estar atento quanto ao alinhamento e balanceamento de um veículo.

Esse tipo de defeito pode ser ocasionado por diversos fatores, como ruas e avenidas irregulares, desgaste dos pneus, e passagem por buracos nas vias, que muitas vezes ficam escondidos sob poças d’água e o veículo acaba sofrendo as consequências.

Há muitas lojas e oficinas especializadas que oferecem uma infinidade de serviços, desde a regulagem do alinhamento, a substituição de pneus desgastados e rodas amassadas, até serviços mais específicos, com uso de tecnologia de ponta, para encontrar defeitos que não estão aparentes.

Algumas oficinas oferecem o balanceamento de rodas computadorizado, que permite a regulagem dos quatro pneus, no caso de um carro, com direito a alinhamento do volante, em relação à movimentação das rodas dianteiras, e quanto à cambagem dos pneus, que trata do alinhamento vertical dos pneus.

Esse tipo de serviço pode ser realizado apenas em lojas especializadas, e ajuda na economia do veículo como um todo, desde o gasto de combustível, pois não será mais preciso realizar correções enquanto o veículo está em movimento, até a própria manutenção do veículo, que fará com que o desgaste dos pneus se dê de maneira uniforme, em um prazo de tempo prolongado.