Ter um carro é o sonho de muitas pessoas e não somente tê-lo, mas também dirigi-lo. Isso acontece porquê um automóvel é muito mais do que um meio de transporte. Ele, de uma forma ou de outra, acaba se tornando uma parte da personalidade da pessoa que tem o veículo.
Antes de ter a habilitação é necessário entender todo o processo que é para solicitar a licença. Todos os procedimentos visam garantir a segurança de quem dirige e das pessoas, ou também pedestres que terão contato direto com o novo condutor.
Uma das primeiras etapas para tirar a carteira de habilitação é atender alguns pré-requisitos. Esses pré-requisitos são: ser maior de 18 (ou seja, imputável), alfabetizado e possuir documentos de identidade como RG e CPF.
O primeiro passo para tirar a carteira de habilitação é ir, com os documentos em mãos, ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da sua cidade.
Em algumas cidade há possibilidade de fazer no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) ou também no PoupaTempo.
Assim que é feito o cadastro no departamento de trânsito, o futuro condutor recebe um tipo de autorização que o encaminha para realização de exames médicos e psicotécnicos.
Esses exames são feitos em clínicas autorizadas pelo órgão de trânsito da cidade e possuem uma taxa que varia de acordo com a habilitação desejada e outros fatores do condutor.
Basicamente os exames se dividem no exame médico propriamente dito e o psicotécnico.
No exame médico, o motorista passa por pequenos testes clínicos como:
Já o teste psicotécnico consiste em uma avaliação mental e emocional do condutor. Isso permite identificar se o condutor tem condições emocionais para dirigir.
Depois de aprovados nos testes de aptidão física, o futuro condutor precisa se encaminhar para um Centro de Formação de Condutores, conhecido como CFC. Aqui haverá duas etapas, um curso teórico e um curso prático, ambos com testes avaliativos.
O curso teórico é composto por 45 horas/aulas obrigatórias (está dentro da legislação de trânsito) e para cada autoescola há um preço específico.
O conteúdo do curso teórico é relacionado a diversos assuntos, como:
Também é neste curso que o condutor tem uma noção dos documentos necessários para realizar o licenciamento de carros e motos, como o laudo veicular para uber.
Após esse curso, é necessário realizar uma prova junto ao departamento de trânsito e, caso o candidato passe, ele recebe uma autorização para as aulas práticas.
O curso prático de formação de condutores é composto por 20 horas/aulas e são feitas em veículos de aprendizagem junto a instrutores qualificados. Quatro horas dessas 20hrs devem ser feitas no período noturno.
Nessa etapa, as aulas práticas ensinam a dar partida nos carros, direção defensiva, há também aula de direção em baliza, entre outros.
Existe também o simulador, ferramenta que auxilia e amplia o conhecimento, sendo permitidas até oito aulas em simulador. Entretanto o simulador deixou de ser obrigatório.
Após as aulas obrigatórias, o futuro condutor recebe um certificado de conclusão de horas e então é autorizado a agendar o teste prático.
Feito o teste prático, que consiste em um circuito pré-determinado e após o condutor ser aprovado ele recebe uma licença para dirigir que é válida para um ano. Após isso, caso não tenha multas graves, é permitido a solicitação da CNH definitiva que vale por cinco anos.
Depois de todo esse processo, se o candidato quiser comprar um carro ele deve se atentar para todos os documentos necessários para tal, como os documentos de vistoria veicular.
Esses documentos são essenciais para que condutor consiga adquirir um carro de forma adequada e segura.
Todos os procedimentos burocráticos para a emissão da carteira de motorista tem profundo impacto no que diz respeito a educação de trânsito. Assim, desde entender as sinalizações e até mesmo entender o que é um laudo de motor ajudam a desenvolver um respeito mútuo entre motorista e pedestre.
Só por meio de autoescolas eficazes e processos seguros que se criará essa percepção melhor do trânsito em um carro.