Dicas de gestão para auto escolas

Dicas de gestão para auto escolas

Atualmente, o Centro de Formação de Condutores (CFC), ou Auto escola, como é popularmente conhecido, é o conjunto de escolas técnicas e especializadas que, por meio de aulas teóricas e aulas práticas, capacita o cidadão dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro – estabelecido pela Lei Nº 9.503.

Após a aprovação nas disciplinas para a condução de veículo automotor (ou seja, veículo motorizado), o cidadão consegue a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, assim, é permitido que ele conduza veículos conforme regulamenta às leis e normas do país.

Para a gestão de uma auto escola, além de um bom plano de negócio e investimento, é necessário que haja uma equipe especializada e técnica nesse setor. Principalmente os instrutores das aulas.

Eles devem ensinar à risca todo o Código de Trânsito Brasileiro e atuar corretamente conforme às leis.

A auto escola na vila Leopoldina e nas demais regiões do estado de São Paulo, deve contar com profissionais que tenham didática e paciência para ensinar cidadãos que, em muitos casos, não tem nenhuma noção de direção.

O marketing nas redes sociais, e outros meios de distribuição de propaganda, auxiliam para atrair novos interessados em obter a sua carteira de habilitação.

Mas, a propaganda boca a boca ainda é muito eficiente nesses casos. Quando um aluno é bem tratado e aprende com praticidade e dinamismo, as chances de ele indicar o negócio para um familiar ou um amigo são altas. A credibilidade da empresa é dada pela avaliação dos alunos que passaram por lá.

Características da auto escola para habilitados

A auto escola para habilitados surgiu como uma oportunidade de negócio na área. Essa vertente consiste em aulas práticas para os cidadãos que já possuem a CNH e que ainda tem (ou descobrem ter) receio de dirigir sem a presença de um instrutor, em outro veículo ou em vias públicas mais agitadas.

A insegurança é, portanto, um dos principais motivos que impedem condutores habilitados legalmente a dirigir o veículo.

A ajuda profissional das autoescolas para habilitados é fundamental para que essa insegurança seja vencida.

Em algumas escolas, é oferecido ainda um acompanhamento psicológico. São os casos em que o medo de dirigir é o principal a interferir na condução dos carros.

O psicólogo é o responsável por identificar nos cidadãos quais são suas barreiras e ajudá-los a evoluir a cada aula e, assim, vencer o medo.

Ao longo das aulas, o nível de dificuldade das manobras e locais de tráfego aumentam. E quando se sentir e estiver pronto, o cidadão é liberado para a direção livre de medo e insegurança.

Você sabe o que é vistoria veicular?

Todos os dias, acidentes são causados pela falta de manutenção dos carros além de checar a emissão dos gases poluentes.

O serviço de vistoria veicular é avaliação realizada para identificar as condições e os documentos do veículo.

O profissional técnico faz avaliações visuais sobre os itens de segurança, peças automotivas e autenticidade de documentos. Dentre os itens que passam por checagem, análise e avaliação são, por exemplo:

  • Buzina;
  • Vidros;
  • Cintos de segurança;
  • Espelhos;
  • Retrovisores;
  • Estepe;
  • Extintor de incêndio;
  • Faróis e lanternas;
  • Motor;
  • Chassi;
  • Etiquetas de identificação VIS (Identificação Internacional do Veículo);
  • Placas (dianteira e traseira);
  • Lacração;
  • Certificado de Registro do Veículo – CRV;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

O laudo desta vistoria no veículo é feito junto a um sistema integrado com o Detran – Departamento Estadual de Trânsito.

Este é órgão responsável por todo o planejamento e execução do setor relacionado à Carteira Nacional de Habilitação e à documentação e serviços relacionados aos veículos.

A vistoria veicular é um serviço que assegura que o veículo possui peças originais e que os documentos estão em ordem.

Além disso, ele apresenta as características dos itens automotivos e as suas condições e a presença dos equipamentos obrigatórios como, por exemplo, extintor de incêndio.

Este processo é indispensável e fundamental para o recebimento do certificado de regulamentação e garante a segurança para a utilização do veículo, ainda mais se for uma compra de veículo usado ou em utilização na auto escola.

Desta forma, não há como o comprador participar de atividades fraudulentas e nem ser pego por adulteração de peças originais, garantindo assim segurança dos funcionários da auto escola e clientes.