Os motoristas de plantão devem saber que a bateria automotiva é um dos componentes mais importantes do veículo e que problemas com ela podem ser um verdadeiro transtorno.
Uma vez que ela é a responsável por fazer o veículo dar a partida! Saiba um pouco mais sobre o funcionamento deste elemento!
A bateria é o equipamento responsável por acumular energia química no veículo e transformá-la em energia elétrica para executar funcionalidades como dar a partida.
Prover iluminação interna e externa, além de manter os equipamentos ativos quando o carro não estiver em funcionamento.
Alguns cuidados com a bateria de carro são imprescindíveis para mantê-la funcionando da forma adequada.
Um deles é verificação semanal do nível de água da bateria, que deve ser completado com água destilada.
Outro cuidado é avaliar se a sua bateria está adequada para os equipamentos acessórios utilizados no veículo.
Para uso de rádio e sistema de ar-condicionado é necessário ter uma bateria mais potente.
A duração média deste componente é de cerca de dois anos, mas isso dependerá de fatores como a correta instalação no veículo, a temperatura do compartimento, o cuidado com o equipamento, além, é claro, da utilização da peça correta para o tipo de carro.
A bateria do carro é recarregada automaticamente quando o veículo está ligado, mas caso alguma luz ou outro equipamento, como o rádio, seja esquecido ligado durante um longo período como o noturno.
É possível que ao tentar ligar o carro pela manhã, o dono seja surpreendido pela falta de bateria. Alguns dos motivos pelos quais a bateria pode descarregar:
Para evitar ficar em uma situação dessas sem ter o que fazer para resolver, é altamente recomendável que o motorista possua um carregador de bateria.
Esse acessório é geralmente portátil e deve estar adequado à voltagem da bateria utilizada no veículo, que geralmente é de 12V.
Com ele é possível recarregar a bateria para dar partida no carro.
Um outro modo de fazer essa recarga é por meio de uma transmissão direta entre baterias de um carro que esteja com carga para o carro com a bateria arriada.
Essa transferência de energia é feita por meio de um cabo transmissor de carga, conhecido popularmente como como cabo chupeta.
Para fazer esse procedimento, os dois carro s devem estar desligados e com todos os complementos como luzes e rádios também inativos.
Alguns cuidados devem ser tomados ao fazer esse procedimento. Entre eles o de verificar se os dois carros possuem a mesma voltagem de bateria.
Muitos podem achar que carregar de uma bateria mais potente pode ser uma boa ideia, mas isso pode trazer danos à parte elétrica do veículo.
O líquido dentro da bateria pode congelar, e se isso acontecer, o procedimento de recarga com chupeta não deve ser realizado, pois há risco de explosão do equipamento.
É muito importante fazer a conexão correta dos cabos, pois a bateria libera gás carbônico e com uma má conexão, há risco de serem liberadas faíscas que podem causar explosões.
A chupeta é um recurso interessante, mas nem sempre haverá outro carro à disposição no momento da emergência, por isso, o mais indicado é ter à mão um carregador de bateria inteligente.
Também é preciso ter cuidado para não ter o problema oposto à falta de carga: a sobrecarga, que nada mais é do que o excesso de carga, depois que a bateria foi completamente preenchida.
Existem, ainda, diversos outros acessórios que podem trazer mais facilidades e praticidade no uso de seu carro.
Alguns acessorios para troller que podem melhorar o uso do veículo como um todo, como por exemplo:
Ter um carro requer inúmeros cuidados com a sua manutenção para garantir o funcionamento adequado e consequentemente a segurança dos ocupantes.
Para isso, são necessárias visitas periódicas ao mecânico para verificar se todos os sistemas estão funcionando perfeitamente.
Além disso, é importante ter os cuidados de manutenção como lavagem e polimento periódicos para manter seu troller bonito e funcional.