Saiba mais sobre o desmanche de tratores

Saiba mais sobre o desmanche de tratores

Os tratores são equipamentos muito utilizados em construções, obras, fazendas e plantações, no entanto, ele precisa estar em ótimo estado de uso para exercer sua função, pois são ferramentas fundamentais para trabalhos pesados.

Atualmente, eles possuem três tipos de vantagens

1. Versatilidade

São fabricados para que um único trator possa efetuar diversas atividades. Por exemplo, se uma pessoa adquiriu um trator compacto, ele pode ser usado tanto em jardinagem quanto em tarefas agrícolas simples.

Além disso, tem como agregar outras ferramentas de trabalho aos tratores.

2. Potência e durabilidade

Os tratores industriais são fabricados para aguentar terrenos acidentados e suportar cargas muito pesadas, eles obtêm essa força por causa do motor, assim, conseguem produzir uma força grande e dando eficácia à máquina e às tarefas.

Também contam com eixos de ferro fundido no qual agrega mais força e durabilidade.

3. Fácil de transmitir e operar

Hoje em dia, os tratores modernos vêm com um dispositivo de transmissão chamo Powershift e, isso, facilita muito na operação do trator.

Também vem com direção assistida que reduzem o cansaço do operador com controles exclusivos e resposta automática.

Contudo, se em algum momento apresentarem problemas que mecânico algum consiga resolver o problema, seu único destino é o Desmanche de tratores.

Esse local é reservado para descarte correto de tratores.

Quando algum proprietário do trator procura estes locais para dar fim ao maquinário, o dono do estabelecimento paga certa quantia ao, agora, ex-proprietário — pode ter variação devido ao modelo e o fator de conservação — e fica com ele.

Ao adquiri-lo, o novo proprietário pode arrumar o veículo para revender, verificar quais peças podem ser reutilizadas e revendidas, ou seja, pode-se fazer uma Compra e venda de tratores e peças.

Lembrando que esses locais recebem qualquer tipo de trator, veja quais tipos fazem parte do mercado nacional:

  • Tratores industriais: esses são destinados a etapas de produção, movimentação de terra e desmatamento. Por conta do seu peso não é muito indicado às tarefas agrícolas;
  • Tratores florestais: esse tipo de trator é propício a ser usado no abate e retirada de madeiras que são de florestas artificiais. Seu porte é de grande massa e pode, facilmente, transitar entre solos difíceis e possui força de tração;
  • Tratores agrícolas: geralmente tem tração nas 4 rodas e foram produzidos para aumentar o rendimento da conversão da potência do motor e da barra de tração, tem mais espaço para acoplar itens necessários para o trabalho, como enxadas, picaretas, etc.

No Brasil, existem, somente, três tipos de tratores, entretanto, o mercado disponibiliza muitos modelos que se encaixam nessas categorias.

Tratores agrícolas também vão para o ferro velho

Não há dúvidas em relação de que a tecnologia modernizou muitas coisas, inclusive, os tratores agrícola se equiparam com aparelhos mais fortes para aguentar o tranco da lavoura e mais caros.

Mas como todo maquinário, eles também estão suscetíveis a problemas ou perda total do veículo.

Contudo, existem ferro-velhos destinados ao recolhimento desse tipo de trator, pois eles têm um cuidado maior em retirar as peças desse aparato por terem um preço bastante elevado e, é claro, que se a peça estiver boa será revendida.

Aliás, muitas empresas desse ramo catalogam na internet, por meio de um site, ou pelo telefone (pedidos), esses itens. Com essa praticidade, minimizam tempo.

Vale ressaltar que este tipo de ferro-velho recebe e negocia outros maquinários, então, por exemplo, pode-se encontrar uma Escavadeira usada a venda também.

Fique atento a Lei do Desmanche

No dia 20 de maio de 2014 foi sancionada a Lei de nº 12.977/2014 mais conhecida como a Lei do Desmanche, que regula os desmanches de veículos terrestres.

São leis mais rígidas que requerem o cumprimento de prazos e normas estabelecidas para proceder adequadamente com os desmanches, sem infringir a lei outorgada.

Todos os estabelecimentos como, Ferro velho de tratores, por exemplo, devem se enquadrar, pois, caso contrário, o proprietário pode ser penalizado.

Existem outros dois recursos, caso o proprietário não opte por despachar seu maquinário em um desmanche.

Ele pode procurar empresas especializadas no serviço e/ ou fazer a reposição de peças, pois muitas vezes o veículo é considerado como PT (perda total), mas na realidade o problema advém de uma peça e não dele todo.

Todavia, se o estabelecimento de desmanche estiver dentro da lei e realizar todos os procedimentos conforme as regras, nada impede de negociar ou até Comprar trator usado no local.

Basta checar este detalhe antes de fechar o negócio.