Veja mais detalhes sobre customização de carros

Veja mais detalhes sobre customização de carros

O uso de peças e acessorios para modificar o carro é comum. Muitas pessoas decidem personalizar e customizar os carros conforme sua personalidade e preferência.

Personalizar o carro é fazer mudanças apenas na sua arte externa, com finalidade visual. Já a customização, de fato, interfere na mecânica do carro.

Esse tipo de prática é chamada de tuning e os carros tunados conquistam um enorme público pelo mundo. Muitas vezes, as peças e acessórios colocados são mais caros que o carro em si. Neste artigo, você vai entender mais sobre essa prática.

Começando as mudanças

A forma mais comum de customizar um veículo é mudar sua pintura. De fato, há um grande impacto visual, sobretudo se uma cor mais incomum for escolhida ou se algum padrão ou figura for utilizado.

Um carro tunado, por exemplo, que passou por diversas modificações externas e mecânicas se vale da pintura como um dos principais fatores estéticos.

É possível simular a pintura típica de um carro de corrida ou de algum carro da ficção, como o filme que tanto inspira customização de carros, Velozes e Furiosos.

É importante lembrar que mesmo sendo algo simples, a mudança da cor do carro deve ser registrada no Detran. A maioria das mudanças realizadas no veículos devem passar por essa regularização, por questões de segurança nacional.

Os acessorios automotivos para a customização também são muitos. Alguns possuem apenas a função estética, deixando o carro mais bonito e outros melhoram a performance do veículo.

Alguns dos mas populares no mercado automobilístico são:

  • Volante esportivo;
  • Faróis auxiliares;
  • Rodas estilizadas;
  • Saias laterais;
  • Aerofólios (asa traseira);
  • Molas esportivas.

São itens simples, mas que podem ser o começo de um tuning intenso. Esses itens não ferem as leis de trânsito e fazem uma grande diferença no carro. As saias laterais têm função unicamente estética e quase todos os carros tunados possuem esse item.

Elas tiram o “espaço vazio” abaixo do carro, deixando-o mais bonito e parecido com carros de corrida. Já os aerofólios, as asas que ficam na parte traseira do carro, também melhoram a aerodinâmica do veículo.

Molas esportivas estão na lista de acessórios que praticamente todo carro tunado possui. Elas são capazes de rebaixar o carro sem prejudicar o seu funcionamento.

Na verdade, elas são capazes de melhorar o desempenho do veículo. Elas diminuem a altura original do carro em até 5 centímetros e ainda aumentam a estabilidade do carro, sobretudo em curvas. Isso se deve ao fato de serem mais rígidas.

Nesse caso, é importante estar muito atento as leis de trânsito de sua cidade. No geral, em território brasileiro, é preciso que os carros estejam pelo menos 10cm longe do chão. Isso significa que você pode acabar sendo multado se rebaixar o veículo em excesso.

Os faróis auxiliares também são uma mudança estética importante, pois a iluminação do carro é um dos principais fatores quando o assunto é customização veicular.

Muitas pessoas desejam por uma iluminação xenon, muito comum em filmes, mas infelizmente ela só é permitida no país quando vem de fábrica. Para tentar simular seu efeito, utiliza-se o LED e os faróis auxiliares, também chamados de neblina ou de milha.

O motor do carro

Quando se planeja customizar um carro é preciso ter um especialista em engenharia mecanica veicular cuidando das mudanças. Afinal, uma mudança mal executada pode resultar em  graves acidentes.

Uma das peças que mais sofrem mudanças em customizações é o motor do carro. A intenção é obter um motor mais potente, capaz de uma arrancada mais potente e se atingir velocidades mais altas.

Também é comum que se façam mudanças nos pistões do carro, para que o motor produza mais barulho. No país, as duas customizações são permitidas, desde que de acordo com o Detran.

Quando a mudança mecânica no motor acontece de forma errada, podem surgir problemas como paredes deformadas, deformação na cabeça dos cilindros, danos nos anéis de pistão, incêndios e falha do sistema de arrefecimento completa.

Em conclusão, praticar o tuning é um processo longo e cheio de detalhes. Durante todas as mudanças no veículo, a preocupação com as leis de trânsito precisam ser constantes.

Além disso, o registro das mudanças, sobretudo as que mudam a aparência do carro, devem ser registradas. Vale lembrar que, no brasil, a prática das “rachas” (corridas de carro em vias públicas) é ilegal.