Cuidados necessários com os carros
Os automóveis são máquinas que revolucionaram o mundo, afinal, por conta deles as pessoas começaram a deslocar-se de forma mais rápida e para lugares que antes eram de difícil acesso. Com o passar do tempo, os carros foram se modificando e ficando cada vez mais eficientes.
Por conta disso, leis de trânsito foram criadas, aula de dirigir carros para que as pessoas aprendessem foram surgindo e todo um mercado que envolve marcas e peças foram sendo desenvolvidas.
Além dos carros, outros modais de transportes dirigíveis foram surgindo como as motocicletas, os triciclos, os caminhões, caminhonetes e tantos outros.
Assim, o mundo dos transportes foi evoluindo e cada vez mais as distâncias foram se encurtando, basta entendermos que o processo de avanço da tecnologia culminou no que chamamos de globalização.
Sendo assim, o mundo agora, apesar das suas diferenças, está cada vez mais conectadas, as peças de carro como catalisador automotivo e seus combustíveis podem ser comprados de outro país e chegar em outro lugar muito mais rápido.
No presente artigo trataremos de alguns processos que envolvem o mundo dos transportes, mais precisamente o mundo automobilístico, sendo esses um dos mais importantes.
Entender algumas peças e processos são fundamentais para aproveitar melhor essas máquinas que encantam muitos pelo mundo.
Os escapamentos dos carros e seus usos
Um dos equipamentos mais importantes em um carro são os escapamentos, principalmente, porque se essa peça estiver com falhas pode inferir no desempenho do motor e gerar gastos excessivos de combustível.
Existem variados tipos de escapamento sendo um dos que vem sendo procurados o escapamento esportivo para carros.
Essa peça automotiva é composta por seis peças principais, como:
- Coletor de escape;
- Tubo;
- Silenciador;
- Catalisador;
- Abafador;
- Ponteira.
Cada uma dessas peças possui uma função. O coletor faz a coleta dos gases que são resultado da combustão, o tubo por usa vez permite a ligação entre os componentes.
O silenciador tenta diminuir os ruídos causados pelo sistema do escapamento, enquanto o catalisador tenta realizar a purificação dos gases que podem ser prejudiciais a saúde, emitindo um gás mais limpo.
O abafador tenta ocultar os barulhos mais altos e a ponteira é a função mais estética.
Os escapamentos esportivos são os preferidos dos restauradores de carros por permitirem maior eficiência em todo o carro, garantindo também a segurança.
Portanto, para quem busca uma forma de melhorar o desempenho do carro, de maneira geral, o escapamento automotivo pode ser uma excelente medida.
A higienização dos automóveis
Além do desempenho do automóvel, outros componentes são importantes para que o carro seja aproveitado de forma mais plena e agradável e uma delas está na higienização.
A higienização acontece tanto do lado de fora como do lado de dentro do automóvel e consiste na limpeza do carro. Aconselha-se que a higienização seja feita a cada quinze dias ou de acordo com a quantidade de sujeira do carro.
A higienização interna de carros é fundamental para que a poeira e outros componentes não causem problemas de saúde, principalmente alergias.
Essa higienização é feita pelo próprio usuário podendo ser também oferecida por empresas especializadas que fazem lavagens a seco dos estofados, do forro do teto, dos tapetes.
Além do investimento na sanitização eliminando fungos, ácaros, bactérios e removendo odores.
Para melhorar ainda mais a qualidade do ar dentro de um automóvel é preciso fazer a troca do filtro do ar condicionado. Recomenda-se que a troca seja feita periodicamente, a cada seis meses.
Deste modo, para quem precisa manter sempre limpo o carro é preciso investir periodicamente neste serviço, trazendo limpeza e qualidade no uso do carro de forma cotidiana e sem preocupações com outras patologias.
As adições de categoria
Para cada tipo de automóvel há uma licença de direção, sendo as iniciais a categoria A, B e A/B. A primeira diz respeito a condução de motocicletas, a segunda de carros e a terceira a habilitação nas duas categorias.
Entretanto, na primeira habilitação há a escolha de fazer o processo separado ou junto. Caso quem tira somente a habilitação B, pode recorrer depois em um processo para incluir categoria A, conhecido como adição de categoria.
O processo de adição de categoria é feita pelo Detran e segue uma série de procedimentos diversos. A primeira delas é estarem com dois anos na categoria B e não ter recebido multas graves ou gravíssimas nos últimos dois anos.
Assim, vimos que o mundo dos transportes possuem vários pontos que vão das peças automotivas até processos burocráticos como de adesão de categorias.