Os cuidados com o veículo particular são essenciais para a segurança no trânsito. Uma pessoa que realiza a manutenção preventiva do próprio carro ou moto está contribuindo para que o número de acidentes em ruas, avenidas e estradas diminua consideravelmente.
Mesmo a realização do laudo de transferencia após a compra de um carro seminovo ajuda na identificação das condições do veículo. Caso tenha algo errado, a documentação não é emitida, até que uma solução seja apresentada.
As oficinas especializadas prestam diversos serviços para que esses cuidados possam ser verificados. São utilizados diversos equipamentos e ferramentas que, muitas vezes, não estão à disposição em qualquer lugar, muito menos em uma residência.
Por isso, é importante contar com um profissional de confiança, que tenha uma equipe preparada para identificar desde ruídos que podem indicar algum problema, até correções que são próprias do veículo.
A partida elétrica faz parte da estrutura do motor de um veículo. Sem ela, um carro não pode ter a ignição iniciada, passando combustível para que todo o funcionamento seja realizado. Aliás, há muitos outros elementos dentro de um carro que não funcionam sem a eletricidade automotiva.
Se a ignição começa a falhar, é preciso verificar a bateria de carro 60 amperes instalada próxima ao motor do veículo. Ela é a responsável por todo o sistema elétrico, como acionamento de alarme, vidros automáticos, luzes e faróis das lanternas.
A troca de bateria deve ser realizada em uma loja especializada, pois esse é um produto que faz parte da logística reversa de resíduos sólidos e os fabricantes são responsáveis pela destinação final.
Caso seja despejado de forma inconsequente, pode haver danos à natureza e, encontrado o responsável, pode receber uma multa pesada.
O funcionamento de um veículo tem início na partida elétrica, mas as condições do motor é que garantem a capacidade de movimentar as rodas, dando força e embalo. A manutenção preventiva reforça a necessidade de garantir que tudo está em pleno funcionamento.
O proprietário do veículo deve estar atento a alguns sinais, como ruídos estranhos originários do motor sob o capô. Pode ser que o óleo responsável pela lubrificação de peças esteja escasso, o que pode causar danos irreversíveis à uma das principais estruturas de um carro.
A troca pode ser em uma oficina que trabalha como distribuidor de oleo automotivo, pois o profissional vai fazer a substituição de acordo com as características do automóvel. Apesar da lubrificação ser necessária em todos os veículos, há produtos diferentes que atendem diferentes tipos de motor.
As motos possuem um modelo de motor completamente diferente de um caminhão, por exemplo, mas ambos precisam de óleos específicos para a lubrificação de todo o sistema de propulsão.
As oficinas especializadas trabalham com óleos de diferentes origens, entre eles:
Deve ser realizada toda a remoção do sistema veicular, para que a substituição seja completa. Por isso, é preciso levar em uma loja que trabalhe nessa área, pois ela utiliza um elevador mecanico de carros e motos que permite ter acesso à parte de baixo do veículo, onde há um escape próprio para esse tipo de serviço.
A lubrificação é necessária em veículos com abastecimento de gasolina, álcool, flex ou diesel. Além disso, a poluição proveniente do trânsito é menor quando os óleos estão dentro do prazo estabelecido pelos fabricantes.
O motor do veículo devidamente lubrificado pode ser percebido visualmente quando não há fumaça preta aparente saindo do escapamento. Isso não significa que ele não está em condições de uso.
Isso é evidente quando a geometria e balanceamento não foram realizados adequadamente após a troca de pneus, por exemplo. Em uma estrada reta o carro pode sofrer um acidente caso as rodas não estejam alinhadas conforme o projeto original do veículo.
Oficinas especializadas podem fazer esse serviço utilizando equipamentos especiais, com tecnologia avançada, para que os condutores possam dirigir tranquilamente e manter a segurança no trânsito.
O crescimento no número de veículos nas ruas e estradas é uma constante, dado o crescimento industrial e os investimentos que chegam no país vindos de fabricantes internacionais.
Evitar um trânsito pesado nos centros urbanos tem sido uma constante para os engenheiros de tráfego que trabalham no setor público. O desenvolvimento de um plano de mobilidade urbana cicloviario tem sido uma solução que envolve as bicicletas no dia a dia da população.
Com um planejamento urbano adequado, ganham pedestres, motoristas particulares e profissionais, motociclistas, ciclistas e todos os demais elementos que mantém a mobilidade fundamental para a economia do país.