Para conseguir uma autorização para dirigir de maneira legal, é necessário se matricular em uma autoescola para conseguir realizar a aula de direção, conforme determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fiscalizado Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Mesmo com essa informação inicial, muita gente não sabe como funciona esse processo, por isso, nós preparamos este artigo, para te ajudar e esclarecer as dúvidas que cercam o assunto.
Até conseguir a habilitação ou carteira de motorista, são feitas muitas etapas – algumas já conhecidas e outras nem tanto. Na lista a seguir, acompanhe quais são os procedimentos:
Entrar com o pedido;
Realizar exame médico e psicológico;
Assistir às aulas teóricas;
Realizar o teste teórico;
Assistir às aulas práticas;
Realizar a prova prática;
Obter a carteira provisória;
Um ano depois, obter a habilitação definitiva.
Antes de qualquer coisa, é preciso entrar com o pedido do laudo para obter a carteira, junto ao Detran do seu estado – é cobrada uma taxa já nessa etapa.
Em seguida, o aspirante à direção deve agendar dois atendimentos: um médico e um psicológico, que irão atestar, cada qual em sua respectiva área, se o candidato está apto a começar a fazer as aulas.
O próximo passo antes da aula de direção é se matricular em uma autoescola e começar a realizar as aulas teóricas – que têm carga horária de 45 horas de encontros presenciais, nos quais são repassados conteúdos de legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica de veículos, cidadania e meio ambiente.
Após completar a carga horária das aulas teóricas, deve ser marcado junto ao Detran o local a prova que irá testar todo o conhecimento aprendido durante este tempo.
A prova é de múltipla escolha e feita online – o resultado sai imediatamente e é pré-requisito para que as aulas práticas tenham início. A aula de direção, propriamente dita, conta com 25 horas de aulas e é obrigatório que pelo menos cinco delas ocorram em horário noturno.
Quando terminar toda a carga horária de aulas práticas, o aspirante à direção deve solicitar a marcação da prova prática, na qual será posta em cheque a capacidades do aluno de fazer baliza, trafegar no trânsito de uma cidade e reconhecer as sinalizações da rua.
Caso passe nesta etapa, o futuro motorista consegue obter sua habilitação. Este primeiro documento ainda não é uma CNH definitiva, mas sim, uma Permissão Para Dirigir (PPD), que tem prazo de um ano.
Enquanto estiver com a PPD, o motorista não pode cometer qualquer infração grave, gravíssima ou reincidir em infração média. Se cumprir tudo a risca, recebe a Carteira Nacional de Habilitação definitiva.
A vistoria veicular é recomendada e necessária quando for comprar ou vender um carro usado. O processo nada mais é do que um check-up completo do veículo e pretende certificar se tudo está em ordem com o automóvel, de modo que sejam prevenidos acidentes ou outros problemas que possam surgir.
Na vistoria veicular são verificados os documentos do carro, sua estrutura completa, como pneus, faróis, pintura, películas de vidro, alinhamento e outras questões mecânicas.
Este tipo de serviço deve ser realizado por empresas que sejam certificadas e reconhecidas pelos órgãos de trânsito competentes.
A isenção IPI deficiente é oferecida para pessoas que tenha deficiência física, visual, mental – severa ou profunda – e autistas para adquirir um veículo. O benefício também é ofertado para os taxistas.
A solicitação é feita pelo Sistema de Controle de Isenção de IPI/IOF (Sisen), disponível na página da Receita Federal online, A isenção de IOF só pode ser utilizada uma única vez por cada contribuinte.
Quem é beneficiado com a isenção IPI deficiente também têm direito à isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
(IPVA) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS).
Para ter acesso isenção ou desconto nos tributos listados acima, é preciso que o beneficiário procure informações com a secretaria de Fazenda do estado ou unidade do Detran.
Para que seja garantida a sua comodidade, é recomendado contratar um serviço de laudo veicular mais próximo.
Também é preciso que o local possua boas referências e tenha todas as autorizações necessárias para que o seu funcionamento seja assegurado e a qualidade de seus serviços garantidas.
Para fazer a melhor escolha possível, pesquise com cuidado na internet, leia as avaliações e também pergunte a amigos e conhecidos que já tenham realizado este serviço.