Para os amantes de automóveis que desejam deixá-los ainda mais personalizados ou empresários que querem customizar sua marca, o envelopamento de carros acaba se tornando uma solução prática e econômica.
Além de escolher o tipo de envelopamento que seja mais adequado às necessidades e intenções, é fundamental tomar alguns cuidados para que este dure o maior período de tempo possível.
A técnica de se envelopar carros se originou nos Estados Unidos, e desde 2011 tem virado febre em território nacional, sendo bastante utilizado por pessoas que desejam manter o carro sempre impecável, utilizando um recurso mais acessível que permite dar um diferencial ao veículo.
Essa técnica consiste na aplicação de um adesivo que pode ser feito da mesma cor do automóvel ou em tons diferentes, quando o condutor ou sua empresa desejam realizar alterações estéticas no mesmo.
Esse método tem como objetivo principal proteger a pintura do veículo contra danos causados por leves batidas, pequenos arranhões ou, até mesmo, pelo sol.
Por se tratar de um material que acaba sendo mais acessível, é possível que o dono ou empresa responsável pelo automóvel troquem a película em períodos frequentes, de modo que acabe não pesando muito no bolso.
Um detalhe importante a ser levado em consideração é que, caso seja desejado a aplicação do envelopamento carros em mais da metade do automóvel (50% do veículo), se faz necessário que a cor da película aplicada seja a mesma que o automóvel saiu da fábrica, conforme constam informações na documentação do mesmo.
Dentre os diversos tipos de envelopamento disponíveis no mercado, pode-se destacar:
O modelo PVC vinil é o tipo de envelopamento mais utilizado nos dias atuais. Acaba sendo um material mais em conta que passa por um processo que garante uma proteção maior ainda ao veículo.
Essa película de PVC conta com diversas cores e acabamentos, o que a torna ideal à quem deseja deixar o automóvel com sua própria personalidade ou com um layout mais característico da empresa em que trabalha.
O poliuretano é uma técnica que acaba proporcionando alta resistência ao veículo, sendo esta ainda maior que a oferecida pelo PVC.
Por ser um método voltado à proteção da pintura, não é possível realizar a alteração da cor original do carro, o que acaba não o tornando indicado, portanto, à quem tem intenção de customizar uma frota de veículos da empresa.
O envelopamento líquido é um dos tipos mais recentes disponíveis no mercado. A plotagem líquida é realizada com tinta, sendo esta uma excelente forma de eliminar o risco de uma aplicação mal feita e até mesmo o surgimento de bolhas, além de garantir a proteção à raios solares e riscos, tendo o benefício ainda de se permitir o uso de buchas ao lavar o carro.
O envelopamento de carros preço e cores pode ter acabamento tanto fosco quanto brilhante, dependendo da vontade do cliente.
Uma das características que acabam chamando mais atenção em um automóvel é o brilho de sua pintura. Sendo assim, serviços como cristalizações possuem alta procura, mas nenhum outro método é tão eficaz quanto o envelopamento.
O modelo black piano pode conferir esse visual diferenciado já que ele consiste em uma película capaz de deixar a lataria reluzente parecendo um espelho. O resultado alcançado acaba sendo muito superior, já que a tecnologia utilizada no material é específica para que permita esse tipo de acabamento.
Sendo assim, o envelopamento black piano é a escolha ideal àqueles que desejam dar mais destaque ao acabamento da pintura do veículo, ainda possuindo a vantagem de proteger sua pintura original.
Ao envelopar carros cores, sua aplicação é feita através de uma espátula na qual o profissional coloca as películas em etapas, se precavendo de que não ocorra a geração de bolhas durante o processo, o que acaba se tornando algo comum quando a película tem sua aplicação realizada de maneira errada.
Durante o processo de envelopamento líquido, uma tinta específica é aplicada de maneira uniforme por toda a extensão do veículo. Após completamente seca, a tinta acaba se tornando uma película única.
Recomenda-se que, antes de se dar início ao processo de envelopamento, o carro seja muito bem lavado, mas é importante que não se faça uso de cera, pois a mesma pode acabar prejudicando a aderência do adesivo.