A área da construção civil tem sido muito aprimorada, e os avanços tecnológicos que influenciaram em sua dinâmica foram um dos principais responsáveis pela drástica mudança no desempenho de projetos e obras.
Hoje em dia, é muito fácil observar grandes projetos, como lojas de departamentos e supermercados, serem erguidos em questão de meses ou, até mesmo, em semanas. Uma obra complexa e demorada pode ser resolvida num tempo curtíssimo.
Nos perguntamos: o que será que foi feito para que os processos de construção tenham evoluído tanto? Uma parte dessa pergunta pode ser respondida ao falarmos sobre os veículos no setor da construção.
Assim como demais fatores, os veículos fazem parte da base constituinte do levantamento de qualquer projeto. Para carregar cimento, tijolos, argamassa, arrastar coisas ou até mesmo quebrá-las, é primordial o uso destes equipamentos.
Hoje em dia, há uma variedade de tipos e modelos de veículos que são utilizados na construção civil, sendo que, todos eles possuem uma função (ou mais de uma), específica e muito necessária.
É imensa a área responsável pela viabilização, distribuição e venda destes veículos. Há, inclusive, a possibilidade de “emprestar” estes equipamentos, como é o caso do aluguel de trator (muito popularizado e que influenciou a expansão do negócio).
Essa prática acaba se tornando muito vantajosa no sentido econômico, pois é possível ter acesso ao privilégio dos serviços prestados por essas máquinas, sem investir muito dinheiro em veículos extremamente caros, ainda mais se o seu uso for para algo pontual.
Conheça alguns tipos destes veículos essenciais e saiba mais detalhes sobre cada um deles:
O caminhão munck, pode corresponder tanto a uma subcategoria específica dentro do setor de caminhões, quanto ao setor de guindastes.
Trata-se de um equipamento fabricado com a função de carregar cargas grandes e/ou pesadas, como elementos da construção civil, dentre eles:
O caminhão Munck se assemelha ao guindaste de comando hidráulico. A única semelhança entre ele e os caminhões comuns, está no fato de que a movimentação que este realiza é feita sobre o chassi de um caminhão.
As funções mais usuais atribuídas a estes equipamentos são as de carga e descarga de objetos industriais ou de obra civil, pois o sistema hidráulico deste veículo é capaz de levantar e tirar máquinas industriais do lugar (deve-se a isso a comparação com o guindaste).
Apesar de o guindaste também possuir essa força, não tem a mesma capacidade de locomoção que este caminhão.
Seu nome “munck” é relacionado à empresa Munck S.A. Equipamentos Industriais, responsável pela sua criação e patente. É um veículo de grande porte que supera pesos elevados, porém, em baixa altura e curta distância. Esse veículo é fabricado em variados pesos, atendendo à necessidade específica de cada cliente.
O guindaste, por sua vez, é um veículo, igualmente, de grande porte utilizado na elevação e movimentação de objetos pesados, exercendo forças sobre-humanas, através do seu sistema de rolagem por ponte (cuja força mecânica supera a estrutura desta).
Ele é capaz de carregar e descarregar contêineres, mover cargas e organizar materiais em depósitos.
Nos dias atuais, trata-se de um equipamento que é composto por uma torre equipada com roldanas e cabos, e, no momento da construção, é afixado no chão, próximo ao edifício, para que possa auxiliar na elevação de cargas para todos os andares.
Portanto, podem ser manipulados através de cabines por um operador, por cabos, através de comandos infravermelhos ou através de comunicação via rádio.
O guincho tem como principal função, guinchar, ou seja, remover, objetos (sejam eles pequenos ou muito grandes), de um determinado local e posicioná-los.
Realiza o transporte aéreo destas cargas, passando por entre locais de espaço limitado como andaimes, pequenos edifícios e torres.
Os guinchos mais utilizados em obras civis são os de coluna e o pórtico, sendo conhecidos também pelo nome de “guincho para construção civil”, sendo que, o segundo, também atua no declínio de materiais.
O trator é uma máquina pesada, responsável, principalmente, por arrastar alfaias e outros objetos específicos.
Existem vários modelos de tratores, e o mais usado na construção civil é o trator de esteira. Trata-se de uma máquina que se locomove através de esteiras ao invés de pneus.
É mais utilizada em planícies pantanosas ou em terras soltas. Graças à sua esteira, este trator possui maior aderência ao solo, permitindo que enfrente estes cenários.
Percebe-se também a forte presença deste na agricultura e em obras de rodovias.
A empilhadeira é um equipamento usado principalmente na organização e empilhamento de materiais, como o próprio nome sugere.