Há grande diversidade quando se trata da indústria automotiva, afinal os carros são grandes aliados para o dia a dia de diversas pessoas e assumem muitas finalidades.
Um setor de grande visibilidade neste cenário, especialmente, para os admiradores de veículos antigos, é o de restauração de carros em fibra de vidro. Por mais que este tipo de componente ainda seja utilizado em alguns modelos, o carro de fibra já foi mais comum.
Isso se deve ao fato de que o trabalho com a fibra de vidro pode ser mais complexo quando comparado com outros materiais, o que acaba não favorecendo a fabricação em larga escala na indústria automobilística. De qualquer forma, não deixa de ser um material com grandes benefícios, como os seguintes:
Além das características abordadas, trata-se de um material com maior exigência de mão de obra especializada, o que deve ser considerado também no momento de buscar suporte para a restauração do veículo. Isso se deve principalmente, a questão de que a fibra deve ser trabalhada de forma paciente e minuciosa.
É interessante abordar que uma reforma, de maneira geral, não é classificada sempre como um processo simples, mas depende muito do resultado almejado pelo proprietário.
Além disso, a procura por garantir uma performance mais original possível pode apresentar certa dificuldade dependendo do modelo, devido as peças que precisam ser encontradas. Sem dúvidas, a demora do processo também conta com grande ligação com os recursos do profissional responsável e habilidades.
O polimento de carros pode ser um serviço vantajoso tanto para a reforma de carros antigos quanto para resolver determinadas questões com a pintura do veículo, como riscos e manchas que são muito comuns devido a questões naturais e acidentes.
Todavia, para que a escolha do serviço a ser executado seja mais precisa, é necessário que o profissional analise o estado do veículo.
É válido observar que o polimento tira riscos é recomendado essencialmente para riscos que não são muito profundos e para manchas. Além disso, também pode apresentar um resultado satisfatório para resolver a perda de brilho da pintura.
Para a realização do serviço, máquinas politrizes e massas abrasivas são aplicadas. Para que, de fato, os riscos e as manchas sejam removidos, um pouco do verniz da pintura é eliminado nesse método.
Naturalmente, de acordo com as condições do veículo, os passos empregados podem variar. Por exemplo, dependendo das impurezas presentes no verniz, uma lixa d’água pode ser utilizada para a remoção, da mesma maneira que a tonalidade do veículo também pode ter impacto para as medidas cautelosas desempenhadas.
A frequência do polimento também deve ser observada pelo proprietário e pelos profissionais, em especial, ao considerar que o uso das politrizes e produtos específicos para esse procedimento podem comprometer o veículo devido à retirada da camada de verniz.
Por esse motivo, a média de polimentos no decorrer da vida útil do automóvel é de cerca de três, mas de acordo com o carro em questão o número pode ser inferior ou superior, o que só reforça a necessidade de recorrer sempre a um profissional qualificado.
A película, também chamada de film automotivo, muitas vezes é associada com questões estéticas, porém, o seu uso tem grande relação com a proteção contra raios ultravioleta, conforto térmico, estilhaçamento dos vidros após um impacto e maior privacidade.
No entanto, é fundamental que algumas medidas cautelosa sejam tomadas, como questões de segurança e normas existentes.
Não existe um padrão a ser seguido, afinal, conforme abordado, determinados serviços de restauração de carros dependem essencialmente do modelo e das necessidades do veículo.
Existem limites mínimos em relação à transparência que os vidros devem atender, por exemplo, no para-brisa incolor, é indicado que seja de 75%.
Além dos aspectos citados, é possível encontrar a pelicula jateada, para personalizar e proteger os veículos. Nesse caso, é uma alternativa disponibilizado em cores e texturas distintas, pois diferentemente das opções anteriores, não são aplicadas nos vidros.
A cautela deve estar presente na busca de qualquer tipo de serviço, não somente na restauração de carros, afinal, medidas inadequadas podem comprometer severamente a aparência do veículo e seu funcionamento, resultando em grandes prejuízos ou até mesmo em acidentes.
Por essa razão, a mão de obra especializada pode ser sempre decisiva para evitar danos severos.