Há muitos serviços disponíveis no mercado automotivo para quem se preocupa com seu automóvel.
Mas, por muitas vezes, não se sabe exatamente qual a função ou a necessidade desses serviços ou não se consegue identificar quais os melhores métodos a serem escolhidos.
Por isso, neste artigo você pode conhecer mais detalhes quanto a alguns serviços voltados para os amantes de veículos.
Os serviços de funilaria e pintura garantem que a aparência externa do veículo esteja impecável, sem nenhum amassado, sem riscos e com uma verdadeira aparência de carro novo.
São necessários quando alguma colisão ou acidente não afeta nenhuma das estruturas essenciais do carro, atingindo apenas a lataria.
Além disso, esses serviços podem incluir alguns procedimentos automotivos puramente estéticos, como o envelopamento do veículo.
Um dos procedimentos mais comuns de funilaria, que não implicam na troca de nenhuma peça e duram pouco tempo para serem finalizados, é o uso do martelinho de ouro.
Basicamente, usa-se um martelo para desamassar a lataria, é necessário muita paciência e atenção e só pode ser realizado quando não houve alteração nenhuma na tinta do veículo.
No entanto, por muitas vezes a tinta foi retirada na colisão e, nesses casos, é preciso usar um compressor para pintura.
Esse equipamento é usado juntamente com uma pistola e garante uniformidade da cor quando bem usado.
O compressor de ar é um equipamento usado em muitas ferramentas pneumáticas e há a opção de se optar por um que servirá apenas para a pintura ou que terá outras utilidades, como a de fazer pulverizações, realizar a limpeza ou mesmo encher pneus.
No entanto, é indicado que os Equipamentos para pintura automotiva sejam usados especificamente para isso, contando com uma pressão, peso e alimentação ideias.
Ainda que o profissional escolhido tenha realizado um trabalho muito bem feito, que a tinta tenha sido de qualidade e os equipamentos de primeira, há a necessidade de um acabamento.
Por isso, é aconselhável que após realizar a pintura do carro, tanto com o intuito de mudar sua cor quanto apenas por manutenção de sua aparência, seja feito o Polimento Automotivo.
Esse processo iguala a textura da carroceria e elimina qualquer imperfeição que tenha acontecido durante a pintura ou a aplicação de verniz, como os chamados “escorridos”.
Mas atenção: um determinado período de tempo deve ter passado entre a pintura e o polimento para que não haja riscos de danificar a primeira etapa com a segunda.
Há três etapas principais para o polimento: lixamento, polimento e enceramento.
A primeira etapa é responsável por nivelar a textura do veículo e é feita com uma lixa própria para isso, que deve ser manuseada por um profissional para evitar acidentes.
No polimento se usa a massa de polir e na última etapa são aplicadas camadas de cera.
É fato que a preocupação com o carro não engloba apenas a sua estética, um dos serviços mais procurados pelos amantes de automóveis é o de segurança.
Dentro desse segmento, destaca-se a Instalação de Alarme Automotivo. Existem diferentes tipos de alarme:
O primeiro é o tipo mais comum e é acionado quando alguém tenta (ou consegue) abrir as portas do veículo, sendo sonoro.
Contar apenas com esse tipo não é recomendável, pois ele não indica quando o porta-malas ou o capô do carro são abertos.
O alarme volumétrico oferece mais segurança, pois conta com ondas ultrassônicas capazes de identificar qualquer movimento dentro do carro, assim, quando a onda é modificada o alarme sonoro é acionado.
O sensor de movimento adaptado tem como principal vantagem evitar roubos que não envolvam adentrar o veículo em momento algum.
Isto é, esse alarme é capaz de identificar quando o carro está sendo levado por um reboque ou guincho.
Isso acontece porque o equipamento é capaz de captar a inclinação e a aceleração do veículo, sendo um ótimo aliado do alarme volumétrico.
A melhor opção é, sem dúvida, os alarmes rastreadores. Com eles, o veículo é vigiado por satélite 24 horas por dia e o risco de roubos é mínimo.
No entanto, as empresas que trabalham com esse tipo de sistema cobram um preço mais elevado, que só é justificado quando para proteger um carro muito oneroso.
No caso de qualquer ocorrência, basta ligar para a central de monitoramento que seu carro será desligado onde estiver.