Conheça as carrocerias de caminhão mais comuns

Conheça as carrocerias de caminhão mais comuns

Existem vários tipos Caminhões e carretas, mas uma para cada tipo de produto que precisa ser transportado. Para ficar mais fácil a compreensão dos tipos de carroceria, dividiremos em três grandes grupos. Mas, em primeiro lugar, devemos falar de como funciona o caminhão.

Como funciona um caminhão?

O caminhão, é composto por uma cabine, em que o motorista dirige, o motor e as partes automotivas, e a parte traseira, que pode ser aberta ou fechada, apoiadas mancais, ou seja peças que encaixam no eixo para fazer o suporte do peso da carroceria, um exemplo de mancal é o Mancal flangeado.

Falando em peças, o assoalho é bem importante, no princípio era feito de madeira, mas com o passar do tempo ficava muito gasto e isso acabava se tornando um problema, já que precisava ser substituído com frequência e isso acabava por não ser ecologicamente correto.

Depois, num segundo momento, optou-se pelo assoalho de ferro, mas ocorria a oxidação e esse é um material muito pesado. Por fim, foi feito a partir de alumínio, deixando o Caminhão mais leve.

Conheça alguns modelos de carretas

Como mencionado, existe um grande variedade de modelos de carretas, que são específicos para diferentes tipos de cargas.

O modelo de carroceria aberta é formado pelas seguintes partes:

  • Porta container, como o próprio nome já diz, sua funcionalidade é o transporte de containers de forma segura;
  • Plataforma, é o famoso reboque, utilizado para as horas de emergência de outros motoristas;
  • Prancha, utilizado por carretas para o transporte de máquinas pesadas, como por exemplo tratores e máquinas agrícolas;
  • Graneleiro, ideal para o transporte de grãos, como por exemplo, soja, adubos;
  • Grade baixa, que serve para mercadorias que venham dentro de caixotes ou em cima de pallets por causa da facilidade em descarregar e carregar o módulo de carga.

Agora, quanto ao uso de carrocerias fechadas, existem alguns modelos diferentes. Primeiramente, devemos falar sobre o modelo baú. Ele é muito utilizado em transportes de caixotes e em mudanças.

Essa é uma escolha assertiva, porque protege os móveis e as caixas de fenômenos da natureza, como a chuva, oferece mais privacidade, não deixando expostos os pertences da família, nem tornando algo feio e desorganizado.

Além disso, existem variações do caminhão baú, que é o Caminhão baú frigorífico ou refrigerado.

O seu diferencial é quanto a temperatura, entre esses, o frigorífico consegue por meio de refrigeração manter uma temperatura entre -15º C e – 20º C, enquanto o refrigerado pode manter a temperatura entre -10º C e 0º C.

A carroceria tipo Sider é, normalmente, utilizada em carretas, ele consiste basicamente num caminhão baú feito por lonas e a sua abertura é lateral, facilitando a rapidez em cargas e descargas, principalmente em locais e que o comprador não tem docas.

Ele é muito utilizado por empresas de bebida para entregar nos mercados, principalmente, nos de pequeno porte.

Para os tipos especiais existem alguns modelos com finalidades diferentes, como por exemplo, para transporte de areia, cana, madeira e outros tipos não tão presentes, mas que são extremamentes necessários para o melhor funcionamento da sociedade, porque fornece matéria-prima.

O tipo ideal para obras, quando se necessita transportar terra e outros materiais que precisam de escoamento é por meio da caçamba Basculante.

Já a cana-de-açúcar possui um tipo de carroceria dedicada exclusivamente a ela, que é a carroceria canavieira.

Mas não é só esse tipo de produto que detém um tipo de carroceria própria, existe também uma específica para o transporte de toras de madeira bruta, a florestal.

A carroceria florestal possui um assoalho plano com a parte da frente e de trás fechada, mas as laterais contam com barras que ajudam na fixação por meio da amarração das toras.

Quando aquilo que se carrega é vivo, ou seja, bois, cavalos, etc, o motorista precisa tomar um cuidado redobrado e transportá-los em carrocerias especiais para a segurança dos bichos, chamada de boiadeira.

A boiadeira precisa estar identificada como transporte de animais e precisa conter entradas para o ar chegar aos animais, tornando esse momento tão estressante para o animal em algo menos apavorante possível.

Existem algumas outras opções de carrocerias especiais muito comuns no nosso dia a dia como, por exemplo:

  • Silo: transporta cimento;
  • Cegonha: transporta carros novos para as concessionárias;
  • Caminhão tanque: para os transporte de combustíveis;
  • Poliguindaste: transporte de caçambas de entulho, muito comuns em reformas de apartamentos, entre outros;
  • Gaiola: transporte de botijões de gás;
  • Munck: que vem com um braço parecido com guindaste para máquinas de gráficas serem transportadas.

Mas o importante é que quando estiver buscando Empresas de carrocerias para determinado fim, faça mais de uma cotação, porque os preços podem variar muito conforme a necessidade do cliente, principalmente em mudanças.