Ao adquirirmos um veículo, a ideia é ganhar em praticidade e agilidade. Mas, para que esses objetivos sejam atingidos devidamente, é preciso que o carro ofereça, também, itens de segurança para o usuário.
Por isso, trouxemos, no artigo de hoje, alguns itens que podem ser incluídos no automóvel e achados em lojas de peças de carros ou outros comércios específicas.
Antes de tudo, precisamos falar sobre a importância de investir em segurança. O ideal, inclusive, é adquirir um carro já com alguns itens específicos, como airbags, travas de portas e vidros e alarmes.
Mas, além disso, é possível inserir outros apetrechos para o veículo. Essa é uma atitude importante tanto para o motorista quanto para os outros passageiros.
Terceiros, como pedestres e outros motoristas, também acabam se beneficiando com a segurança de um carro. Isso porque, com ela, o condutor se sente mais tranquilo e, dessa forma, as chances de causar acidentes diminuem.
Um dos primeiros itens de segurança que se pensa quando chega nesse assunto é o airbag. Ele é tão importante que é obrigatório em novos carros desde 2014.
Ele é uma bolsa de ar que é ativada no momento da batida de um carro. Assim, o impacto da pessoa com a estrutura do veículo diminui, o que pode salvar vidas e diminuir drasticamente os machucados.
Normalmente, ele é instalado na altura do peito e da cabeça dos passageiros, mas hoje existe o airbag de joelho. Também chamado de kneebag, ele permite a proteção do corpo por inteiro.
São instalados nas laterais do banco e na altura das pernas. Assim, tanto membros inferiores quanto membros superiores estarão seguros.
Por ser mais comum hoje em dia, o câmbio automático peugeot 307 e de outros modelos muitas vezes é esquecido quando o assunto é segurança.
Mas a verdade é que ele traz muito mais facilidade e proteção para o dia a dia automotivo. Esse item permite a mudança de marchas de forma automática, não sendo necessária a interferência manual do motorista, e evitando, até mesmo, a alta velocidade.
Para quem dirige todos os dias em trânsitos cada vez mais complicados, ter esse item facilita muito. Isso porque não será necessário alterar, o tempo todo, a marcha utilizada.
Consequentemente, acidentes que antes eram causados por erros humanos podem ser evitados com um simples câmbio automático.
Os pneus automotivos também entram no assunto quando falamos em segurança. Mas só quando eles têm qualidade. Caso contrário, podem ser muito perigosos.
Os famoso pneus carecas podem causar acidentes graves, como derrapamentos e deslizamentos. Sendo assim, analisar essas peças frequentemente é extremamente necessário, para garantir a segurança tanto dos passageiros quanto de terceiros.
O laudo de vistoria de transferência é necessário ao comprar um automóvel já usado. É ele quem garante a qualidade do veículo e diz se é seguro ou não. É possível encontrar facilmente laudo de transferência mais próximo em diversos locais especializados nesse serviço.
É nesse laudo que se analisa o número do motor e chassi, para poder verificar se tudo está na devida qualidade. Apenas empresas homologadas ao DETRAN podem emitir esse laudo. O objetivo é dar transparência à compra e garantir que tudo esteja dentro das regras legais.
Além dos itens que detalhamos acima, existem ainda outros que podem ser instalados nos automóveis. Muitos, inclusive, já vêm no momento da compra do veículo. Eles são:
Outra forma de manter o carro protegido, mas que não é um objetivo, é o seguro automotivo. Ele possibilidade mais tranquilidade para o dono do carro e inclusive para as outras pessoas.
Adquirindo seguros, os veículos serão atendidos em casos de acidente e quebras. Além disso, todo o auxílio necessário para o motorista ou para pessoas afetadas também serão oferecidos, como táxis em casos necessários e atendimento 24 horas.
O que importa, no final das contas, é compreender que segurança não é um gasto a mais, e sim um investimento a favor da própria vida. Andando de maneira segura, o dia a dia pode ser muito mais tranquilo e aproveitado.