Como limpar seu carro corretamente: por dentro e por fora
Já parou para pensar qual a melhor maneira de fazer a limpeza correta de seu carro, bem como os materiais corretos a serem utilizados em cada etapa de higienização?
Apresentamos, a seguir, um passo a passo para você limpar seu carro corretamente. Acompanhe a leitura!
Lavagem exterior do carro: usando os materiais e técnicas apropriadas
Como as estações mudaram, é importante lavar o veículo à mão para remover o sal, sujeiras e elementos da estrada associados ao inverno.
Não lavando o carro corretamente, ele corre o risco de criar marcas e arranhões, e prejudicar as peliculas.
Além disso, a não utilização dos materiais adequados pode danificar o exterior do veículo, fazendo com que você invista mais tempo, energia e dinheiro.
É recomendável que você limpe primeiramente as rodas e pneus.
Se você lavar e enxaguar o carro primeiro, a água poderá ficar em sua superfície enquanto você limpa os quatro pneus.
Enquanto estiver limpando os pneus, manchas de água podem se acumular onde você acabou de lavar.
Esses pontos não são muito atraentes, por isso gera mais trabalho para você.
Outro motivo para lavar as rodas e os pneus antes da carroçaria é em caso de respingos.
Dicas úteis: Lavar rodas e pneus
- Limpe cada pneu, um de cada vez. Lave, enxágue, seque e passe para o próximo. Esse processo impedirá que os pneus limpos sejam secados ao ar antes que você tenha tempo de voltar para eles.
Separe uma toalha para secar as rodas e os pneus, e outra para a carroceria do carro.
- Use os produtos de limpeza adequados para o trabalho. Use um limpador projetado especificamente para o tipo de roda que você possui.
Existem produtos de limpeza no mercado especializados para rodas e pneus que removem a poeira e a sujeira dos freios.
Se houver muitas impurezas acumuladas na superfície, considere usar um limpador mais forte.
- Use as escovas corretas. Para as rodas, use uma escova com cerdas de penas que não arranhe a superfície.
Você também pode procurar um pincel longo e fino para as áreas internas das rodas, como atrás dos raios.
Como os pneus são feitos de borracha, use uma escova dura.
- Polir suas rodas. Encerar as rodas ajuda a criar uma barreira contra poeira, sujeira e outros elementos. A manutenção será muito mais fácil. Na próxima vez em que suas rodas precisarem de limpeza, uma lavagem rápida pode ser suficiente.
Agora que suas rodas e pneus estão limpos, vamos dar uma olhada na técnica e nos materiais necessários para limpar a carroceria do seu veículo.
Etapas para lavar seu carro
- Estacione o veículo à sombra. Não lave sob a luz solar direta. O calor acelera o processo de secagem, o que cria um risco para manchas de água.
Isso também ajudará a impedir que a solução de limpeza seque na superfície do carro antes que você tenha tempo para enxaguá-la.
- Lave o carro para remover a sujeira solta. O primeiro passo na lavagem do seu carro é um pré-enxágue para remover qualquer sujeira que possa estar na superfície do carro. Isso economizará tempo a longo prazo.
- Use dois baldes, um para a solução de limpeza, e o outro para água limpa. O objetivo de usar dois baldes é para que você possa enxaguar e remover a sujeira da sua luva ou esponja antes de enchê-lo novamente com sabão.
Não use detergentes de louça ou sabonete para as mãos, pois eles não são feitos especificamente para o uso em pinturas automotivas.
Protetores de areia podem ser inseridos no fundo de cada balde para ajudar a manter a água limpa na parte superior, e a sujeira na parte inferior.
- Comece pela superfície. As partes mais sujas do carro são geralmente as encontradas na parte inferior.
Se você trabalhar de baixo para cima, estará movendo a sujeira e resíduos para a superfície do seu carro.
Não passe a esponja ou a luva em círculos, mas em movimentos retilíneos.
- Enxágue e seque o carro. Enxágue com frequência, principalmente se estiver trabalhando em clima quente, para evitar manchas de água.
Use toalhas de microfibra para secar a superfície do veículo.
Não se esqueça de limpar os batentes das portas, bem como os do porta-malas e do capô. Quando a toalha estiver úmida, pegue outra.
- Sinta a superfície, considere usar uma barra de argila, se necessário. Uma barra de argila remove contaminantes da superfície de um carro que a lavagem não pode.
Portanto, se a superfície parecer áspera ao toque, considere usar uma barra de argila para extrair o material incorporado.
- Encerar seu carro. A cera não contribui apenas para o brilho do carro, mas também protege a pintura. Ela insere uma camada de proteção, para que você não esfregue diretamente a tinta ao tirar os resíduos.
Faróis e grades: faça você mesmo
Quando você olha para os faróis do carro, eles parecem sujos, amarelos ou nebulosos?
Tempo de uso, fatores ambientais, incluindo os raios severos do sol, podem entorpecer a pelagem que antes era brilhante.
Muitas pessoas podem assumir que este é apenas um problema estético.
No entanto, ter faróis de neblina pode contribuir para a produção de luz reduzida.
As luzes fracas podem representar um risco para dirigir em uma variedade de condições, como à noite ou em condições de tempestade.
Existem muitas opções para corrigir um problema no farol.
Quando você pesquisa na internet “como consertar um farol nebuloso”, encontrará muitas soluções de “faça você mesmo”.
Assim como muitas misturas caseiras, algumas pessoas obtiveram sucesso, enquanto outras não.
E mesmo quando os indivíduos obtiveram sucesso, muitas vezes durou pouco tempo, significando que o problema voltou a aparecer em mais ou menos um mês.
Soluções para os faróis
- Pasta de dentes: use um pano seco ou uma escova de dentes para aplicar uma quantidade de creme dental branqueador no farol, do tamanho de uma moeda. Deixe descansar por 15 minutos, em seguida, enxágue e limpe.
- Solução de pasta caseira: faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água ou vinagre. Aplique no farol, deixe descansar por alguns minutos e limpe. Não coloque a solução na tinta ao redor, pois o bicarbonato de sódio pode enfraquecer a tinta.
- Lixar: Em alguns casos, a melhor solução para se livrar da camada externa da poeira é lixar e polir. Todo o processo pode ser demorado.
- Kits de restauração de faróis: Se você preferir ir à uma loja e comprar um kit de restauração de faróis, há diversas opções de escolha.
Se você preferir deixar o trabalho para os profissionais, leve seu carro a uma oficina.
Pode custar-lhe mais, mas você não precisará se preocupar se a solução feita por você resolverá seu problema ou não.
Similar à forma como os faróis turvos criam um problema em termos de apelo estético, as grades de carros salpicadas de insetos não são as mais atraentes.
Quanto mais insetos e outros materiais ficarem na grade do carro, mais difícil será remover.
À medida que o verão se aproxima, as noites começam a ficar mais quentes, e os insetos se tornam mais proeminentes.
Abaixo, você encontrará algumas soluções para o seu problema.
Como encontrar erros no seu carro
- Lençóis secadores: mergulhe os lençóis secadores em água morna e limpe os insetos. Você também pode mergulhar as folhas do secador na água que está no frasco de spray. Em seguida, pulverize a solução.
- WD-40: pulverize na área afetada. Deixe descansar e limpe. Cuidado para não borrifar diretamente na pintura do carro.
- Spray removedor de insetos: existem inúmeros sprays no mercado, apenas para remover insetos da frente do seu veículo. Escolha o ideal para você, e use-o junto com uma esponja de inseto.
Com essas soluções, espero que você esteja livre de erros em pouco tempo!
Limpeza interior de automóveis
Embora o interior de um carro não esteja diretamente exposto ao clima, o painel, o volante e os assentos ainda estão sujeitos a rachaduras, descamação e desbotamento dos raios do sol.
Portanto, é importante cuidar regularmente do interior do seu carro. São necessários produtos diferentes, dependendo se você possui assentos de couro ou tecido.
Então, vamos ver o que é necessário para limpar cada um.
Assentos de couro versus assentos de tecido
- Aspire os assentos. Não importa que tipo de assento você tenha, você deverá remover a sujeira e as migalhas entre os espaços.
Se você não possui um aspirador de carro com acessórios, vá a um lava-rápido ou posto de gasolina local, onde poderá encontrar um aspirador que funciona com moedas.
Uma escova de dentes também pode ser usada para remover detritos que estão embutidos nas fendas.
- Use uma solução de limpeza. Aplique uma solução de limpeza caseira ou um limpador comercial. Ao usar sua própria solução caseira pela primeira vez, faça um teste em uma pequena área.
Para assentos de couro, não utilize uma solução de limpeza com amônia ou alvejante, porque o couro corre o risco de ser danificado.
Você pode usar uma escova de cerdas para esfregar a sujeira e limpar com uma toalha de microfibra.
- Para assentos de couro, aplique um condicionador. Um condicionador de couro ajudará a repor os óleos naturais do couro, e evitar rachaduras e desbotamento.
Depois de aplicar o condicionador, estacione o carro na sombra por doze horas, para que os assentos não sejam expostos à luz UV.
Para evitar manchas, limpe as sujeiras assim que elas ocorrerem.
É recomendável que você limpe seus assentos uma vez por mês.
Um parasol pode ajudar a proteger não apenas seus assentos, mas também o volante e o painel.
Os assentos não são o único item no interior do carro que precisa de limpeza de rotina.
Abaixo, você encontrará algumas dicas adicionais para o interior do seu veículo.
Dicas sobre como cuidar do seu carro:
- Limpe dentro e ao redor de todos os cantos. Use um pano para limpar as linhas de corte e os botões. Você pode usar um pincel ou uma espuma para limpar as saídas de ar.
- Tire o lixo debaixo dos assentos. Retire os tapetes e sacuda-os. Mova os assentos para cima para retirar o lixo e os detritos que poderiam estar escondidos embaixo deles.
- Remova itens desnecessários do porta-malas. Retire todos os itens que você não precisa do seu porta-malas. Isso não apenas abrirá espaço para quando você precisar, como também economizará combustível.
- Organize seus pertences. Existem vários produtos que ajudam na organização de automóveis, como organizadores de viseiras, cofres de painel, organizadores de porta-malas e organizadores de assentos.
Ao comprar um desses produtos, você manterá os itens fora do chão.
Limpeza para transporte automático
O objetivo do National Car Care Month, ou em tradução livre “mês nacional do cuidado com o carro”, é conscientizar a importância da manutenção do veículo.
Limpar o interior e o exterior do carro pode empalidecer em comparação com outras tarefas de manutenção.
No entanto, não deve ser esquecido. Evitar limpezas regulares pode resultar em despesas caras devido ao acúmulo de resíduos, poeira e sujeira.
Se você estiver pensando em transportar seu veículo, usará essas práticas de limpeza recém aprendidas.
Limpar o interior e o exterior do seu carro não é apenas uma boa rotina para usá-lo, mas é crucial no transporte do seu carro.
É claro que a limpeza do seu carro é importante para mais do que apenas propósitos estéticos.
Ao enviar seu veículo, ele também se torna uma etapa necessária antes e depois do transporte automático.
A limpeza interior é crucial antes de enviar o seu veículo.
Isso ocorre porque a empresa de transporte automático não pode transportar seus pertences pessoais, portanto, eles devem ser removidos do carro.
O processo de limpeza externa pode variar um pouco, dependendo do tipo de serviço de transporte automático que você está usando.
Existem duas categorias principais de serviços fornecidos pelo National Dispatch: o transporte automático aberto e o transporte automático fechado.
Ao usar o transporte automático fechado, o veículo será transportado em um trailer, não exposto aos elementos externos.
Como não será exposto ao clima e aos elementos naturais da estrada, é razoável sugerir a lavagem do exterior antes do transporte.
Se você fizer isso, o carro estará pronto para dar uma volta no novo bairro após a entrega.
No transporte de automóvel aberto, o veículo é enviado em um trailer ao ar livre.
Portanto, pode pegar sujeira, poeira e outros elementos naturais da estrada.
Você pode lavar o carro rapidamente antes do transporte, mas é melhor esperar para realizar uma limpeza profunda posteriormente.
Texto por: WNWeb