Como começar a investir em uma concessionária

veículo aula direção

Como começar a investir em uma concessionária

Abrir seu próprio negócio é considerado o sonho de muitas pessoas e saber começar a investir em uma concessionária é importante. Afinal, oferece uma série de benefícios para os empreendedores, como:  

autonomia no  trabalho, escolher a própria equipe, trabalhar com o que ama, oportunidade de crescer, fazer seu próprio horário, poder trabalhar em casa, sentir-se bem profissionalmente e, pessoalmente e usufruir de uma ampla gama de vantagens fiscais. 

No entanto, muitos empreendedores fracassam devido a muitos fatores envolvidos em ser seu próprio patrão. 

E com os revendedores não é diferente. Um franqueador exige um planejamento muito preciso, sempre contando  com a determinação do empreendedor para que todas as etapas da construção do negócio sejam realizadas corretamente. 

Nesse sentido, para simplificação, serão contempladas no texto as etapas essenciais para a abertura de uma concessionária, que são: 

  •  Realização de pesquisas de mercado; 
  •  Lidar com a burocracia; 
  •  Investir em franquias; 
  •  Divulgação da prática.

Realização de pesquisas de mercado 

A realização de pesquisas de mercado nada mais é do que avaliar as necessidades do consumidor, como quando deseja mais informações sobre uma especialização em implantodontia

Cabe ao empresário verificar se há demanda pelo seu produto ou serviço. Portanto, a principal maneira de fazer pesquisa de mercado é através da pesquisa. 

Questionários com usuários de mídia podem ser uma boa opção para pensar em como apresentar o desempenho de uma empresa e ações futuras. 

No caso de uma agência de criação de conteúdo, é preciso saber, se há necessidade, quanto dela, procurar sempre pensar em como a empresa vai atrair seus clientes. 

Para isso, é possível determinar o número de carros vendidos na área onde a concessionária será aberta. Abrir o próprio negócio sem saber se alguém vai comprar o produto ou serviço, como insulfilm automotivo oferecido é um sucesso para os novos empreendedores. 

Em seguida, é importante saber o percentual de compras de carros por categoria, analisando, por exemplo, se as pessoas compram mais carros, motos ou caminhões. 

Tudo isso pode ser feito comparando a porcentagem de carros novos vendidos e a porcentagem de carros usados. 

Além disso, é preciso saber quais marcas são mais compradas pelos clientes.

A pesquisa de mercado também é importante para que os empreendedores tenham em mente o valor de investimento necessário para abrir seu negócio. 

Dessa forma, a concessionária pode calcular o número de veículos a serem adquiridos durante o ano para atender a demanda do cliente.

Lidando com a administração de concessionárias 

A burocracia é a etapa básica pela qual todo empresário que deseja abrir uma agência deve passar. 

Nesse caso,  todas as exigências feitas pelo estado ou  município onde o franqueado estará aberto para formalizar, abrir e operar o negócio é conhecido como burocracia. 

Essas regras exigem a apresentação de documentos destinados a  proteger o consumidor da concessionária, pois investe uma  quantia significativa de dinheiro na compra de um veículo. 

Entre os documentos que serão exigidos para a abertura de uma concessionária estão: a licença que o proprietário deve obter para se tornar vendedor de automóveis, atividade principal deste serviço; licença da cidade para abrir um negócio; prova de que o revendedor tem algum tipo de seguro para proteger os compradores de carros contra fraudes. 

É importante ressaltar que nunca se deve pensar em abrir uma concessionária informalmente. 

Isso pode atrapalhar muito o crescimento do negócio no longo prazo, pois esse tipo de ação bloqueia a oportunidade da concessionária se tornar franqueada de uma empresa maior. 

Mas por que, apesar de tudo, os negócios continuam abertos sem estarem legalmente registrados? 

Bem, não há como negar que iniciar um negócio envolve uma série de documentos obrigatórios que terão de ser apresentados ao Estado. 

Isso muitas vezes custa aos empreendedores muitos impostos, uma prática que frustra muitos novos empreendedores. 

Tendo em vista que legalizar um agente pode ser uma tarefa muito difícil, os empreiteiros devem contratar um escritório de contabilidade abertura de empresas para lidar com esse tipo de trabalho.

Um profissional fazendo isso pode agilizar o processo e evitar muitas dores de cabeça para os empreendedores.

Invista na franquia 

No mercado de revenda, olhando uma vitrine, você pode ver que quase todo mundo faz parte de uma rede de franquias. 

Nesses casos, o empresário é chamado de franqueado e, portanto, deve pagar royalties ao franqueador. Além disso, o franqueado deve assinar um contrato com a montadora para poder operar. 

Consequentemente, o franqueado empreende uma análise da viabilidade financeira do franqueado para abrir uma sede e operar. 

Isso decorre do fato de que a estrutura da concessionária deve ser suportada pelo franqueado, que deve investir em um projeto de estrutura metálica para galpão para alocar seus veículos. 

Se aprovado, o contratante da nova sede da franquia da agência tem o direito de usar o logotipo da empresa, bem como outras estratégias de marketing, para operar a franquia. 

Com isso, o franqueado fica responsável por um serviço de transporte de veículos na concessionária. Por outro lado, o franqueado deve investir para que a venda do veículo ocorra. 

O franqueado é, portanto, responsável pela contratação de pessoal, arranjo das instalações, instalação de painéis elétricos de baixa tensão para a infraestrutura elétrica do espaço, entre outros fatores.

No entanto, é possível abrir uma concessionária de forma independente. É o caso das empresas que procuram revender carros usados ​​ou picapes. 

No entanto, a venda de carros novos por revendedores não afiliados a uma empresa pode ser um pouco difícil, pois nessas situações os carros não podem se beneficiar da garantia porque não são vendidos em lojas oficiais. 

Além disso, carros usados ​​geralmente exigem mais manutenção ou reparo. Por esse motivo, esses revendedores devem ter um serviço pós-venda mais longo. 

Este departamento é muito importante, pois ajuda a construir um relacionamento saudável com o cliente, que poderá no futuro comprar um carro desta concessionária, caso já consiga um bom emprego. 

Quanto à estrutura, conforme mencionado anteriormente, o investimento em um franqueado cabe inteiramente ao proprietário. Portanto, a estrutura do hangar deve ser projetada de forma que possa acomodar todos os veículos que estarão à disposição do cliente. 

Além disso, o espaço terá que ser organizado para variar dependendo do tipo de veículo a ser vendido. 

Nesse sentido, uma concessionária de motocicletas costuma ser bem pequena, enquanto uma concessionária de fretamento de vans para empresas precisa de grandes hangares para abrigar tanto o porta-malas quanto o porta-malas do caminhão.

Práticas de divulgação 

Uma empresa própria não pode se sustentar sem a divulgação adequada. Infelizmente, a mera existência de um outdoor iluminado em nome do revendedor às vezes pode não ser suficiente para atrair a atenção de potenciais consumidores. 

Por esse motivo, é extremamente importante que um revendedor esteja ativo durante os eventos automotivos. É aqui que os empresários aproveitam os novos shows de carros para anunciar sua oportunidade de compra. 

Assim, um estande pode ser utilizado para eventos, onde os revendedores oferecem aos convidados a oportunidade de conhecer novos modelos de franquias. 

Assim, é possível exibir veículos como carros, motos e até caminhões. 

Os revendedores podem permitir que os clientes visitem o veículo, experimentem os recursos do veículo e tenham a oportunidade de testar o veículo, ou seja, um test drive real do veículo.

Para expor  seus produtos, os empreendedores podem usar e abusar de formas de mídia para atrair consumidores. 

 

Assim, considerando as informações citadas acima, percebe-se que a tarefa de abrir um agente pode não ser tão simples. No entanto, os retornos podem ser muito positivos para bons empreendedores que têm o compromisso e o foco de ser um gestor de qualidade. 

Além disso, o revendedor deve estar sempre a par das novidades e  mudanças do mercado.