Presentes no Brasil desde 1950, os carros são veículos que foram introduzidos e ocasionaram grandes mudanças nos comportamentos sociais.
Facilitando os processos de ir e vir, atualmente eles são vistos como objetos essenciais às pessoas proporcionando mais segurança, conforto, autonomia e praticidade aos seus proprietários.
Nos dias de hoje, diferentemente da década de 50 há uma grande variedade de modelos, estilos e marcas de carros que são indicadores sociais, mas também permitem que todos tenham acesso a esse tipo de transporte.
Por serem utilizados para a condução no trânsito a segurança é uma prioridade tanto na construção do automóvel quanto em sua condução. Além disso, outro processo necessário são os de manutenção e conserto carros, também priorizando a segurança de todos.
Ao adquirir um carro é importante conhecer todos os processos para garantir a sua regularização e funcionamento de alta qualidade, otimizando assim, várias atividades cotidianas da população.
A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para qualquer pessoa que deseja conduzir um automóvel, a sua aquisição é concedida apenas para pessoas maiores de 18 anos de idade e que atendem todos os requisitos necessários:
Atualmente CNH é dividida em cinco categorias. A categoria A habilita o condutor a dirigir apenas moto, a categoria B a dirigir automóveis, a C habilita a condução de caminhões, a D é para dirigir ônibus e vans e a E reúne as categoria B e C com unidades acopladas.
Sendo obrigatórias elas possuem data de validade que podem ser de três a cinco anos. Acima de 65 anos a renovação é a cada três anos, abaixo são a cada cinco anos.
Antes de conseguir a CNH definitiva é concedida a CNH provisória a todas as pessoas aprovadas, de acordo com o artigo 148 do código de transito brasileiro há muitas restrições que precisam ser cumpridas durante o período de 12 meses, caso haja infrações que violem as restrições os proprietários precisam fazer reciclagem CNH provisoria e passar por todo o processo de restrições novamente.
Os processos de manutenção consiste nos consertos de todas as partes do carro, assim eles arrumam desde pequenos amassados até problemas em sistemas elétricos e mecânicos.
Dessa forma, é preciso fazer manutenções periódicas para evitar que problemas ocorram devido ao desgaste das peças que podem resultar em problemas ainda maiores.
Quando há processo de batidas a técnica aplicada é do martelinho de ouro amassado pequeno. Aplicada na parte de funilaria ele resolve de forma prática e rápida os pequenos amassado sem prejudicar a pintura ou fazer reparos a mais nesses locais que foram amassados.
Mesmo parecendo simples elas demandam habilidades técnicas e por isso precisam ser realizadas por profissionais habilitados para garantir o resultado eficiente.
Outro elemento que faz que precisa de monitoramento constante é o ar condicionado de carros manutenção que garante que o ar seja livre de poluentes e agentes nocivos a saúde, além de impedir a circulação de odores desagradáveis.
Com isso a saúde e bem-estar do motorista bem como a do meio ambiente é assegurada. A manutenção pode ser realizada conforme a frequência utilizada, quando mais usado menor é tempo entre as manutenções.
Presente no escapamento o catalisador autolatina tem a função de acelerar as velocidades das reações químicas, responsável por transformar gases poluentes em substâncias menos nocivas.
Servindo como uma espécie de filtro e transformador dos gases poluentes emitidos pelos processos internos do carro, eles os capturam e os transformam em substâncias menos ofensivas ao meio ambiente e as pessoas.
Dessa forma, a troca da peça precisa ser realizada seguindo as orientações do fabricante.
Por fim, tem também ao conserto de maçanetas automotivas que com o passar do tempo ou após batidas elas podem ser danificadas impedindo o acesso ao corro de forma adequada, por isso precisam ser arrumadas sempre que os problemas forem identificados.
Adotando todas essas medidas e cuidados tanto burocráticos quanto operacionais é possível promover um carro eficiente e totalmente regular atendo todas as exigências e orientações presentes no código de transito brasileiro e normas e regulamento do Detran, promovendo uma condução segura a todas as pessoas que compõem o trânsito.