Segurança, conforto e tranquilidade: Blindagem veicular

Segurança, conforto e tranquilidade: Blindagem veicular

Os carros blindados são muito desejados, sobretudo nas grandes cidades. Isso porque o índice de crimes nas metrópoles é maior e as preocupações aumentam em todos os sentidos.

Entretanto, diversas dúvidas sobre esse tipo de carro podem surgir. Eles são mais pesados? Exigem cuidados especiais? Este artigo responde essas e muitas outras perguntas acerca desse tipo de veículo.

O que é um carro blindado?

Um carro blindado conta com uma armadura de aço na sua carroceria, tornando-o mais resistente e também possui janela com vidro blindado.

O vidro desse tipo de veículo é mais espesso que o comum, chegando a ter a espessura de uma moeda de 5 centavos. Assim, o carro não fica com pontos vulneráveis.

É possível comprar um carro já blindado, o que se torna cada vez mais comum, mas também existe a opção de contratar os serviços de uma empresa de blindagem.

Entretanto, os especialistas não recomendam que carros populares sejam blindados. Ao blindar um carro depois de comprado, é preciso desprender tempo – o processo leva em torno de 20 a 40 dias para ser finalizado.

Vale lembrar que existem três níveis de blindagem para civis. O primeiro nível oferece proteção somente contra armas de calibre 22 e 38, sendo mais barato por ser menos eficaz na proteção do motorista e passageiros.

Já o segundo nível também protege contra calibre Magnum.357 e contra pistola 9mm. O nível de proteção máximo para um civil é o terceiro e, além dos itens citados, também protege contra Magnum.44 e submetralhadoras de calibre baixo.

Vantagens e cuidados

A blindagem veicular vale a pena? Como se trata de um verdadeiro investimento, aumentando o preço do carro consideravelmente, muitas pessoas se encontram confusas nesse sentido.

A verdade é que pode ou não valer a pena, depende das prioridades de cada pessoa.

As principais vantagens de um carro blindado são:

  • Protege contra tiros e explosões;
  • Impede furtos do interior do veículo;
  • Deixa o carro mais silencioso;
  • Mais conforto em chuvas;
  • Menor risco de assaltos;
  • Maior resistência ao impacto.

Entretanto, é preciso pontuar que também existem algumas desvantagens em se ter um carro blindado e elas podem acabar tornando a opção pouco interessante para algumas pessoas.

Por exemplo, ter a armadura na carroceria e a janela blindada aumenta o peso do veículo em até 170 quilos. Isso pode resultar em um desalinhamento do carro e demanda maior gasto de combustível para o seu funcionamento, porque o motor se esforça mais.

Assim, as visitas ao mecânico acabam sendo mais frequentes, para alinhar o veículo e balancear as rodas.

A cada seis meses, recomenda-se que o carro seja revisado e que se faça a manutenção da blindagem. Essa manutenção envolve a lubrificação das canaletas e nivelamento, dentre outras ações, assim como manter o seguro auto em dia.

Além disso, existem alguns cuidados diários que devem ser tomados com um carro blindado. É recomendado que as janelas não estejam abertas quando a porta do veículo for fechada, isso pode acabar gerando um trinco no vidro das janelas.

Expor o carro ao tempo por longos período também é uma má ideia, pois a mudança brusca de temperatura pode resultar em bolhas nos vidros (processo chamado de delaminação).

Falando em dinheiro, há duas grandes desvantagens. A primeira é o preço elevado se tratando de qualquer nível de blindagem, o vidro blindado preço m2, o preço da armadura, o preço do serviço.

A segunda desvantagem é que não há retorno desse investimento na hora da venda do veículo. Na verdade, a blindagem pode desvalorizar um veículo em alguns casos, por conta dos desgastes oriundos o peso adicional.

Outra desvantagem é que para blindar um carro é necessário desmontá-lo completamente. Então, os profissionais devem ser confiáveis e possuir experiência com esse tipo de trabalho.

Uma blindagem mal feita pode resultar em alguns pontos vulneráveis no veículo ou problemas mais sérios. Sempre se certifique de que a oficina é certificada pelo Exército.

Em conclusão, um carro blindado evita que o vidro do carro seja quebrado para furtar itens do seu interior, protege contra tiroteios, permite maior concentração do motorista bloqueando os sons externos e mais tantas vantagens.

No entanto, essa escolha deve ser muito bem pensada, porque também existem desvantagens e cuidados a se tomar.

É preciso colocar na balança a importância que a segurança tem para você, saber quanto dinheiro se tem a investir e se todos os cuidados serão respeitados.