Uma das tecnologias que é muito valorizada e almejada pela maioria das pessoas da sociedade atual são os carros que servem tanto para realizar o transporte e locomoção com mais conforto e liberdade, como também é um indicativo de sucesso e status social valorizado por toda sociedade e precisa de manutenção.
Assim, sendo muito utilizado e consumido, a industria automobilística é extensa e bem competitiva, também por isso há muitos modelos de carros que estão disponíveis para compra e consumo.
Mas, independentemente do seu modelo ou características algumas ações e cuidados precisam ser realizadas para que seja possível ter sempre um equipamento pronto para ser usado sem danos ou sustos.
Assim, uma das ações que é indicada e precisa ser realiza é a manutenção que consiste em identificar as falhas ou desgastes e realizar o seu conserto, fazendo com que danos e imprevistos sejam evitados.
Diante disso é necessário lembrar que há mais de um modelo de e estilo de manutenção veicular, sendo elas descritas abaixo.
A primeira delas é um método de avaliação que consiste em garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo por meio de seus equipamentos.
Ela é mais aplicada para verificar o uso a longo prazo do automóvel e garantir a sua operação correta e eficiente, encontrando possíveis erros que podem estar ocultos e ocasionar problemas futuramente.
Nesse processo os equipamentos são testados em funcionamento, ou seja, operando, a principal vantagem desse modelo é manutenção que ele aumenta a vida útil do carro com um todo e diminui os gastos com reparos.
A segunda manutenção de veiculos, a corretiva, é o modelo mais tradicional quando a palavra manutenção é dita.
Assim ela consiste em realizar os reparos e correções necessárias em peças e acessórios do carro depois que esta já está quebrada ou danificada de alguma forma.
Desse modo a sua periodicidade não pode ser indicada uma vez que ela só ocorre quando há problemas que não foram identificados ou não puderam ser evitados antes.
A terceira é a preventiva que como o próprio nome sugere serve para prevenir falhas e por isso ela, ao ser realizada ela tenta prever as falhas e programar reparos e ajustes no veículo antes que ele apresente algum problema.
Um exemplo desse modelo que não envolve a utilização de equipamentos para sua realização e nem precisa ser com o veiculo ligado é a troca de óleo, calibração dos pneus e a inspeção dos equipamentos de segurança. A sua periodicidade pode ser mensal.
O ultimo modelo de manutenção do carro, a preditiva é baseada no estado de conservação dos equipamentos, tendo como objetivo a verificação constante deles para ter certeza de sua vida útil, evitando assim desmontagem e correções sem necessidade.
Além dos processos de manutenção algo que também é importante para os veículos e seu processo de regularização e permanência dentro da legislação de transito vigente é a vistoria que serve também quando há um processo de troca ou compra e venda de veículos.
As vistorias tem como principal objetivo verificar se o carro se encontra em situações estáveis e seguras para a circulação em ruas e avenidas.
Além disso é um forma de garantia de compra ou troca, pois o profissional assegura a qualidade do carro.
Um dos processo é a vistoria de identificação veicular que consiste em verificar os dados e regularização do automóvel, avaliação de itens obrigatórios, aspectos de originalidade do veiculo e também a existência do automotor, ou seja do veiculo.
Normalmente esse é um processo realizado na compra, venda ou transferência de proprietário do veiculo.
Há também uma outra verificação que pode e precisar ser realizada, conhecida como laudo ECV veículo que consiste na vistoria por meio do registro fotográfico de informações como chassi, numeração do motor, placa, lacre para verificar se segue o padrão do fabricante.
Essa vistoria faz com que o processo de compra, venda ou transferência tenha ainda mais transparência e autenticidade.
É importante ressaltar que as vistorias são obrigatórias e só podem ser realizadas pro empresas autorizadas pelo DETRAN ou pelo próprio DETRAN que no Brasil é o órgão responsável pelas regularizações e controle do transito terrestre.
Além disso há também o processo de emplacamento que deve ser realizado de forma correta seguindo as normas como é o caso do primeiro emplacamento PCD que consiste em identificar o veiculo para portadores de necessidade especiais.