A vistoria veicular já é um procedimento conhecido pela maioria dos proprietários de veículos. Ela é especialmente voltada para automóveis seminovos ou usados, que são vendidos e passam por transferência de dono, bem como para o licenciamento daqueles que têm mais de 5 anos de fabricação.
O principal intuito da vistoria é evitar que os carros fora das especificações de fábrica ou que não estejam em boas condições possam circular, o que traz grandes riscos de acidentes. Além disso, o laudo de vistoria permite avaliar se a documentação é autêntica, evitando assim, possíveis falsificações.
Durante a vistoria de veículos, vários itens são analisados e passam por testes de funcionamento.
Entre eles, destacam-se os acessorios para carros obrigatórios, como é o caso de airbags (para automóveis fabricados a partir de 2014), extintores de incêndio (para veículos específicos, como ônibus e caminhões), bem como todo o sistema elétrico, de sinalização e de iluminação.
A vistoria é feita pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e, por esse motivo, em algumas cidades pode haver recomendações especiais, de acordo com a legislação municipal.
O proprietário do veículo deve sempre consultar o departamento da sua região, perguntar sobre a documentação necessária e quais componentes são obrigatórios na avaliação de vistoria.
Além do DETRAN, o laudo de vistoria também pode ser emitido por empresas devidamente credenciadas junto ao órgão.
Para dar entrada no laudo de vistoria, o proprietário deve estar com os seguintes documentos em mãos: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Certificado de Registro do Veículo (CRV), bem como estar em dia com o pagamento de impostos sobre veículos (IPVA).
A documentação deve ser apresentada juntamente com o RG, o CPF e o comprovante de residência do solicitante. Recomenda-se verificar as especificações do DETRAN de cada cidade, para saber a necessidade de novos documentos para o laudo de vistoria.
Uma das formas de ter a certeza da eficiência do veículo é realizar uma avaliação prévia, antes da vistoria veicular. Para isso, é possível contratar uma empresa voltada ao check up de automóveis, para verificar todas as especificações referentes ao sistema elétrico, motor, hidráulico, de iluminação e sinalização do carro.
Um dos pontos que merece atenção na hora do check up é o alinhamento veicular. Nesse processo, as condições das rodas, pneus e a questão da estabilidade são verificados, sendo possível reajustar os ângulos das rodas, para que fiquem paralelos à direção.
O alinhamento correto dos veículos é essencial para evitar acidentes, desgaste do carro e o consumo excessivo de combustível.
Além do alinhamento e do balanceamento veicular, outros componentes merecem atenção na hora do check up, entre eles:
Caso alguma irregularidade seja constatada durante a avaliação do veículo, o proprietário pode iniciar os procedimentos de reparos, com a troca de componentes (sempre por outros originais de fábrica), bem como eventuais manutenções e consertos.
Esses serviços podem ser feitos por uma loja de autopeças de confiança, que tenha os melhores componentes para cada modelo de veículo.
Alguns veículos são submetidos a avaliações e inspeções especiais, principalmente, os que operam com o transporte de cargas, animais e mercadorias, como é o caso dos caminhões.
Deve-se considerar que o Brasil é um dos países que mais se utiliza do transporte rodoviário e, por esse motivo, deve-se ter uma atenção especial sobre esses veículos, como forma de garantir a segurança no trânsito.
Sendo assim, um dos procedimentos requisitados e obrigatório é a aferição de tacógrafo de caminhão, que tem como principal objetivo verificar os dados de velocidade e distância percorridos pelo automóvel.
Dessa forma, é possível saber se o motorista respeitou os limites de velocidade e se manteve nas estradas recomendadas. Em caso de discrepância de informações, é viável saber se houve alguma ocorrência que prejudicou o andamento do trajeto.
É obrigatória a manutenção e a verificação do tacógrafo a cada dois anos. Por esse motivo, os caminhoneiros devem permanecer atentos ao equipamento, visto que a segurança é não somente para eles, mas para todos que trafegam nas estradas.
Essas foram as principais avaliações para veículos. Lembre-se de manter seu automóvel em dia para evitar complicações futuras e proporcionar segurança a você às outras pessoas no trânsito.