A vistoria tem como objetivo evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados.
É fundamental que haja legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação, além da parte mais importante:
A constatação das condições corretas e seguras de uso dos equipamentos.
O termo vistoria veicular é utilizado em referência a verificação das condições de conservação e manutenção de um veículo, colaborando para a segurança nas estradas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria do carro deve seguir alguns critérios uniformes em todo o território nacional. Dentre os itens analisados estão:
Faróis;
Espelhos retrovisores;
Extintor de incêndio;
Estado de conservação de pneus;
Cinto de segurança;
Entre outros.
No caso das compras de carros, por exemplo, a Vistoria Cautelar pode ser uma boa ferramenta para quem deseja conhecer a fundo o futuro veículo.
Como o próprio nome sugere, ela é uma cautela para o negócio seja fechado de uma maneira lúcida, sem deixar nem detalhe de fora.
Esse tipo de vistoria é um check-up completo do carro para conferir de está tudo em ordem, desde a parte mecânica à documentação.
Sendo assim, todo o passado do veículo é avaliado, garantindo a maior segurança durante a compra.
Dentre as vantagens que demonstram sua importância, a vistoria evita que o novo proprietário seja pego de surpresa por alguma pendência jurídica, por exemplo.
Dessa forma, não tendo problemas em conseguir passar pela vistoria citada anteriormente que fica a cargo de órgãos como o DETRAN, que acontece durante o processo de transferência de documentos.
Já para quem deseja vender um automóvel, apresentar uma vistoria cautelar proveniente de uma empresa especializada ajuda muito. Isso porque o comprador já terá a certeza das perfeitas condições do veículo.
Nesse contexto, é fundamental prestar atenção ao alinhamento e balanceamento nos pneus.
Apesar de ser comum que o mecânico faça isso durante as revisões periódicas, a dúvida em relação à realização desses serviços fundamentais para aumentar a vida útil dos pneus e dos componentes da suspensão ainda existe.
O primeiro diz respeito, basicamente, a um serviço importante que deve ser feito quando se sente dificuldades ao conduzir um carro em linha reta.
Ou seja, o Alinhamento veicular é fundamental para corrigir o puxão que o veículo pode começar a dar para os lados.
O desgaste irregular dos pneus também é outro forte indício de que o veículo não está corretamente alinhado.
Considerado o tipo mais comum de manutenção de pneus, o alinhamento trabalha diretamente com a suspensão do carro.
Então, se mal feito ou mesmo ignorado, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, segurança e até mesmo a rodagem do veículo.
Definindo melhor, o alinhamento é um processo que regula o ângulo de direção e suspensão do carro. Na maioria dos casos, esse processo é realizado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista.
O alinhamento é executado medindo e ajustando ângulos que as rodas do automóvel fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças e atuam nele, como:
Gravidade;
Força centrífuga;
Força de Viragem;
Etc.
Isso proporciona maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, em consequência, mais segurança tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Os três ângulos mais importantes são: cambagem, caster e convergência ou divergência.
Já o Balanceamento veicular geralmente é acompanhado do alinhamento. Isso porque não se balanceia os pneus, mas sim o conjunto entre pneu e roda.
Existem duas formas de realizar o processo: estático e dinâmico.
No primeiro caso, o balanceamento pode ser feito com o conjunto imóvel; no segundo o processo requer uma rotação, ajudando a corrigir alguns problemas que o estático não conseguiria.
Estes sistemas medem as forças geradas pelo agrupamento em rotação.
As duas formas evitam as trepidações no carro em velocidades acima dos 60 km/h, além da deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.
Cuidar do veículo é essencial para garantir a vida útil e oferecer maior segurança e conforto tanto para o passageiro como para o motorista.
Sabendo disso, há algumas ações consideradas comuns, como o caso do alinhamento, que se fazem essenciais para conquistar esse objetivo. Pequenos processo podem agregar mais valor ao carro e, ainda mais, salvar vidas.