A borracha e seu uso em peças automotivas
A borracha é um material que se faz presente em grande parte das peças automotivas, desde os pneus, debaixo do capô, painel, tanque e diversos outros componentes dos veículos, indispensáveis para o seu funcionamento.
Alguns desses componentes precisam de cuidados especiais, para evitar trincas e rachamentos, e a substituição em caso de desgastes.
Entretanto, dois elementos merecem destaque, o primeiro pelo poder de vedação que confere às diversas partes de um carro e o segundo, pelo fato de ser fundamental no reparo de latarias para martelinho de ouro.
Anéis de borracha: fundamentais para vedações
Os anéis de borracha estão presentes em motores, não só de carros, mas também de ônibus, aviões, navios e outros veículos de transporte, cumprindo um papel fundamental.
O anel de borracha para vedação evita vazamentos de óleo nos motores, ajudando na proteção da parte mecânica na manutenção da lubrificação.
Apesar de parecer bastante simples, trata-se de um componente cuja qualidade é imprescindível para a durabilidade dos motores.
Além disso, a vedação impede danos ao meio ambiente, já que os vazamentos de componentes tóxicos podem contaminar o solo, rios e a atmosfera de uma maneira geral.
Uma variação é o anel oring, concebido para suportar altas temperaturas, impedindo o escape de líquidos ou gases. Ele é utilizado em sistemas pneumáticos e hidráulicos em geral. A escolha do componente mais adequado dependerá do tipo e quantidade de fluído que o anel precisará suportar.
Ventosa: essencial para o reparo de latarias
O martelinho de ouro é o principal tratamento realizado para o reparo de latarias de carros, devido a amassados, batidas ou acidentes.
Basicamente, a ventosa de silicone ou borracha é um instrumento utilizado logo no início do serviço, para desfazer os amassados mais profundos das chapas.
A ferramenta atua por meio da sucção, que permite uma força de repuxo capaz de fazer com que a chapa volte ao seu lugar de origem, mesmo que ainda marcada.
Em muitos casos, os profissionais também colocam cola quente na ventosa, o que possibilita mais fixação e aumenta a efetividade do instrumento.
Entretanto, algumas recomendações ajudam para que o reparo seja eficaz. Seguindo as dicas, é possível devolver a beleza e uniformidade da lataria.
Entre elas, é possível citar:
- Iniciar o trabalho com a ventosa, reparando amassados considerados grandes;
- Utilizar a ventosa para amassados maiores do que a ferramenta;
- Utilizar ventosas com tamanho e material específico para cada ocasião;
- Empregar a ferramenta corretamente, com cuidado para preservar a pintura.
Para garantir a qualidade dos reparos com ventosa, é fundamental contar com profissionais especializados no serviço de martelinho de ouro. Eles precisam possuir os conhecimentos técnicos e equipamentos necessários para as atividades.
Outras dicas para contratar serviços de reparo em carros
Não é recomendável que o proprietário tente realizar consertos improvisados em casa, seja na lataria ou em componentes internos dos veículos, como os anéis de vedação.
Apesar de parecer que essa medida pode levar à economia, a realidade é que na maior parte das vezes acaba piorando a situação e agravando os danos ao funcionamento do motor do veículo.
Por isso é fundamental que os proprietários dos carros contem com oficinas mecânicas de confiança para a realização das manutenções preventivas e corretivas necessárias.
O investimento em manutenções preventivas, considerado um gasto extra por muitas pessoas, é essencial para a durabilidade das peças automotivas.
As inspeções ajudam na identificação de componentes desgastados, como anéis de borracha prestes a rachar, por exemplo. A reposição antecipada ajuda a evitar falhas e quebras, que quase sempre custam mais ao bolso do proprietário do veículo.
Portanto, a dica é conferir a regularidade ideal para as manutenções preventivas, segundo o fabricante do carro, e seguir um cronograma organizado para cumprir as inspeções e reparos.
Mesmo com manutenções preventivas em dia, é possível que ocorram quebras, falhas ou até acidentes, que podem demandar consertos. Nestes casos, a manutenção corretiva é aplicada para a correção do problema.
Vale a pena ressaltar, mais uma vez, a importância de contar por bons profissionais, além de investir em peças e materiais de qualidade, que geralmente também tem mais durabilidade.
Desta forma, os proprietários de veículos garantem um transporte mais confiável e seguro, não só para si mesmos, mas também para os passageiros que frequentemente o acompanham.