Todos cometemos erros no carro, conscientes ou não, mas o mais importante é a segurança. Abaixo está uma lista de nove atitudes que todos já fizemos pelo menos uma vez, mas que não se deve fazer no carro.
Ao dirigir, a posição do corpo deve ser aquela em que você possa controlar o veículo.
Se o seu assento for empurrado muito para trás, sua visibilidade será menor e você terá mais dificuldade para alcançar os pedais quando necessário.
Do mesmo modo, sem a visão e alcance adequados, poderá pressionar um botão incorreto, o que não será tão útil para você em situações de risco.
Algumas pessoas tratam seu carro como uma segunda casa quando viajam. No entanto, o carro não deve ser um espaço de armazenamento.
Muita bagagem no porta-malas do carro pode bloquear sua visibilidade. Malas e itens que não estão bem presos podem ferir você e as pessoas no carro em caso de frenagem repentina ou acidente.
Além disso, quanto mais bagagem você tiver, mais rápido você se tornará alvo de ladrões. Ou seja, de forma resumida, entre os riscos estão:
Todo mundo é culpado de comer ou beber enquanto dirige. Em geral, se você quiser tomar um café ou um suco, não há problema, desde que mantenha a mão no volante e observe a estrada com atenção.
Já na hora de comer, as coisas se complicam, considerando que você pode se distrair a qualquer momento com uma batata ou outro alimento que caiu no chão, tornando a ação perigosa.
Ouvir música no carro, já que o percurso é longo, não é um problema, mas se você preferir ouvir com fones de ouvido, não será a melhor atitude.
O uso de fones de ouvido pode distraí-lo e você não poderá mais ouvir os sons do carro ou daqueles ao seu redor, como quando ouve música nos alto-falantes.
Outra distração quando você está ao volante é ouvir música ao máximo, com as janelas abertas.
Assim como os fones de ouvido, a música reduzirá a percepção do ruído ao seu redor, diminuindo a identificação de outros sons.
Além disso, se você tem o hábito de fazer isso, deve saber que outros motoristas não estão muito felizes.
Os riscos de fumar são provavelmente conhecidos de todos. Se você é fumante, deve evitar especialmente fumar no carro.
Ao chegar no meio do cigarro, o ar no carro pode chegar a ser 10 vezes mais poluído do que o limite normal.
Além disso, os não fumantes que entrarem no carro também estarão expostos à nicotina impregnante.
Quando seu foco não é 100% dirigir, o risco de ter um acidente é muito maior.
Se você tem o hábito de se maquiar no carro a caminho do trabalho, pense duas vezes antes de querer fazer isso da próxima vez. Suas reações serão duas vezes mais lentas quando você tiver que frear.
A maioria das pessoas que se maquiam no carro ajustam os espelhos para que possam se ver neles enquanto o fazem.
Contudo, isso é completamente errado, porque os retrovisores são feitos para poder assegurar a visualização do ambiente e manter a integridade dos passageiros e motoristas.
Você precisa preservar de todos os lados e é muito possível que você não tenha visibilidade dos carros ao redor sem o devido ajuste dos espelhos.
Se você é fã de dirigir descalço, ou apenas de meias, deve saber que essa atitude não é a mais segura, mesmo que não seja a mais perigosa que você pode fazer.
Por exemplo, você pode estar em uma situação em que precisa pisar no pedal do freio com muita força, o que não seria capaz de fazer tão bem se estivesse usando sapatos saltos fechados.
Além disso, se você tiver que sair do carro de emergência, poderá ferir os pés e, se continuar usando sapatos, perderá bastante tempo e poderá se colocar em risco.
Entre as coisas mais perigosas que você pode fazer ao dirigir estão as brigas. Estresse, pressão alta e pulso podem ter efeitos colaterais (ataque cardíaco, acidente vascular cerebral), mas também ao longo do tempo.
Mesmo que você não discuta com uma pessoa e tenha uma conversa normal, estudos mostram que a maioria dos acidentes foi causada porque a atenção do motorista foi distraída por discussões com outros passageiros.