Máquinas pesadas ocupam muito espaço, por sempre terem grandes dimensões. E é exatamente por isso, que elas necessitam de cuidados especiais de armazenamento quando não estão sendo utilizadas.
Afinal, cada uma de suas estruturas pesam muito e são repletas de peças suplementares, que podem ser facilmente danificadas se não receberem o cuidado adequado.
Ao longo deste texto, vamos apresentar quatro maneiras de armazenar máquinas agrícolas de forma que nenhuma parte do equipamento sofra danos. Acompanhe até o fim e aproveite as dicas!
Um item agrícola armazenado de forma incorreta pode sofrer danos permanentes. Os sete cuidados essenciais com maquinário agrícola para serem iniciados ainda hoje:
A primeira dica é ter sempre um estoque de peças. Assim, caso algum problema técnico ou mecânico ocorra, o material já estará à disposição para ser reparado.
Não é possível estimar a quantidade ideal de peças estocadas, mas esse tipo de experiência é adquirida com o tempo.
O importante nessa etapa do processo, é que com a rapidez da reposição do material danificado.
O equipamento não fica parado e o processo de produção não estaciona, o que não causa prejuízos aos produtores e/ou donos do equipamento.
Na hora de organizar seu local de armazenamento, separe os materiais de acordo com a importância e frequência de uso. Deixe na frente aqueles que são mais utilizados, como os roletes para tratores, por exemplo.
Algumas peças ou produtos utilizados nos equipamentos, possuem prazos de validade. Fique atento às datas da embalagem e não deixe que ele passe sem utilizá-lo. Isso seria um grande desperdício de dinheiro.
Agora, também não é indicado utilizar produtos já vencidos, pois podem trazer mais danos aos equipamentos, como peças para tratores, bateria estacionaria entre outras.
O local escolhido para armazenar peças e equipamentos, também é muito importante. Os galpões precisam estar ao abrigo da umidade.
Não podem ser nem muito quentes, nem muito frios, para que não haja problemas de dilatação dos materiais, o que poderia inutilizá-las.
Não deixe de ter em mente ou anotado em algum lugar, a quantidade de peças que você tem em seu estoque.
Faça a contagem de peças de tratores, empilhadeiras ou outros equipamentos de forma regular e quando perceber que algumas delas estão em baixa, não deixe de repor.
Afinal, imprevistos acontecem e você não quer ser pego de surpresa em um momento indesejado com o veículo!
Ainda pensando na organização do galpão de armazenagem, é importante separar as peças por setores. Deixe sempre as peças de tratores usados, junto com as peças utilizadas para o mesmo fim.
Assim como porcas e parafusos de diferentes tamanhos e equipamentos, extremamente organizadas para que seja muito mais fácil encontrá-las em caso de reposição.
Um trator novo ou usado pode ser bastante caro, por isso não deixe de comprar peças originais e com certificado de garantia para não danificar o equipamento. Em alguns casos, o barato pode sair muito caro.
Além desses tipos de cuidados, é sempre muito importante não esquecer de ações primárias, mas que podem fazer muita diferença na hora de cuidar de um equipamento.
O primeiro deles, é ler o manual de instruções daquele determinado equipamento. Uma colheitadeira, por exemplo, necessita de cuidados diferentes de outros tipos de máquinas.
Estes que vão desde o seu uso, até a maneira como armazená-la, passando pelo processo de manutenção do maquinário.
Algumas ações que sempre temos em mente, quando se trata de um veículo de passeio, também devem ser realizadas com maquinário pesado.
Por exemplo, ao escutar barulhos estranhos, sentir odores diferentes ou presenciar fumaça saindo do motor, lembre-se de desligar o equipamento e deixá-lo sem uso por alguns períodos.
Nesse caso, pare de utilizar aquela máquina e faça a manutenção. O armazenamento correto dos equipamentos pode trazer muitos benefícios. Para armazenar máquinas, peças ou equipamentos, organização é palavra de ordem.
Pode até parecer bobagem, mas manter todos os materiais organizados por uso, categoria, equipamentos, tamanhos e, principalmente, por data de validade, pode ajudar muito na otimização de processos de manutenção.
Além disso, manter os galpões arrumados também ajuda a ter certeza de quais peças estão em baixa no estoque e quais ainda estão com um bom nível de reposição.