O transporte, tanto de passageiros quanto de cargas, é um segmento muito importante para o Brasil – algo que ficou evidente quando os caminhoneiros cruzaram os braços. Fatores com a extensão territorial do país, bem como a necessidade de escoar mercadorias da costa para o interior, tendem a valorizar este setor.
Entretanto, quem quer entrar neste mercado precisa estudá-lo muito bem antes de se aventurar.
É preciso adquirir certas licenças, obter algumas anotações específicas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, claro, contar com um veículo apropriado para o serviço.
Vale ressaltar que, este último fator é um dos mais complexos deste meio. Afinal, uma transportadora de cargas pesadas precisa de veículos muito mais potentes que uma empresa que transporta passageiros, por exemplo.
Por conta disso, o ideal é começar com um veículo menor e ir adquirindo maiores, à medida que o negócio avança. Uma van assim, é uma excelente maneira de começar. Confira, a seguir, alguns dos setores nos quais ela pode operar:
Operadoras de turismo, frequentemente trabalham com viagens em grupo. É uma maneira de reduzir custos com hotéis e passagens, tornando o pacote mais em conta para os passageiros.
Quando os grupos são grandes, estas empresas normalmente optam por fretar um ônibus, de modo a transportar os clientes e o guia.
Agora, quando a quantidade de pessoas é menor, o programa exige um veículo mais leve e ágil, a van costuma ser a opção de preferência.
Ela é muito mais vantajosa para realizar um City Tour SP, por exemplo. Quando houver uma parada, ela é mais fácil de estacionar e manobrar, o que permite um aproveitamento melhor do tempo e colabora para que o tour seja de qualidade.
Além disso, a vantagem é que, com uma van, há um gasto de combustível muito menor que com um ônibus. Deste modo, o pacote fica mais em conta e o valor reduzido pode ser repassado aos clientes.
Porém, o turismo não é o único serviço que pode ser prestado por meio do aluguel de vans: também é possível fazer o transporte de passageiros com o veículo do tipo.
É algo muito usado em festas e eventos, por exemplo, para permitir que os convidados cheguem e saiam do local com todo o conforto e segurança.
Outro uso muito popular para as vans é o transporte escolar. Afinal, com a rotina cada vez mais corrida das famílias, bem como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, um serviço que leve e traga as crianças da aula é sempre bem-vindo.
Porém, é preciso levar em conta que o transportar passageiros é algo extremamente sensível: o motorista tem muitas vidas sob a sua responsabilidade.
Por conta disso, a legislação de trânsito exige que o condutor que pretende trabalhar na área obtenha algumas licenças extras. O veículo também merece atenção redobrada: ele deve ser registrado como de uso profissional, e deve ser inspecionado pelo menos duas vezes por ano.
Sempre que não haja nenhuma carga pesada envolvida, uma van também pode ser usada em serviços de frete e transporte de cargas. Alguns dos itens que podem ser levados, são:
Móveis;
Eletrodomésticos;
Produtos vendidos por eCommerces;
Itens para festas.
Nesse caso, a pessoa que ficará responsável por conduzir o veículo, precisará obter uma anotação de Exerce Atividade Remunerada (EAR) na carteira de motorista. Basta dirigir-se ao Detran local e informar-se a respeito do procedimento.
Da mesma forma, estabelecimentos comerciais também podem contar com uma frota própria de veículos, com o objetivo de atender melhor seus clientes.
Atualmente, é cada vez mais comum que locais como petshops e lavanderias ofereçam esta comodidade a mais para o público. Tendo em vista a rotina apertada da maioria das pessoas, não é de se espantar que algumas delas paguem a mais para obter tal serviço.
Entretanto, é possível montar um negócio com um van sem, necessariamente, dirigi-la: também há uma alta demanda pelo aluguel deste tipo de veículo. Feiras, eventos e operadores de turismo são alguns exemplos de possíveis clientes.
Além disso, o automóvel pode ser locado sozinho ou a empresa pode oferecer o aluguel de vans com motorista já incluso no pacote. A escolha fica por conta da necessidade do cliente.